:

O que faz um especialista em endodontia?

O que faz um especialista em endodontia?

Endodontia é a especialidade que tem como objetivo a preservação do dente por meio de prevenção, diagnóstico, prognóstico, tratamento e controle das alterações da polpa e dos tecidos perirradiculares.

O que é Endodontia e Periodontia?

Periodontia – tratamento da saúde gengival (vide detalhes abaixo); Endodontia – tratamento de canal (vide detalhes abaixo); Dentística – tratamento de lesões de cárie através de procedimentos restauradores.

O que é um dentista periodontista?

Periodontia é a especialidade que tem como objetivo o estudo dos tecidos de suporte e circundantes dos dentes e seus substitutos, o diagnóstico, a prevenção, o tratamento das alterações nesses tecidos e das manifestações das condições sistêmicas no periodonto, e a terapia de manutenção para o controle da saúde.

O que aprende em Dentistica?

Dentística é o mesmo que odontologia estética. Assim, o profissional que atua nessa área trabalha com cosmética e restauração dental, fazendo procedimentos como clareamento, aplicação de resinas, peeling de gengiva, colocação de lentes de contato, fechamento de diastemas, entre outros procedimentos estéticos.

Quando procurar um endodontista?

Geralmente, o tratamento de endodontia é recomendado porque o paciente constata muita dor no dente. Este é o maior sinal de que a situação é praticamente irreversível, pois é muito provável que o dente esteja morrendo.

O que faz o dentista endodontia?

A endodontia está diretamente relacionada com o tratamento de cáries. Isso porque o paciente que tem uma cárie e não faz o tratamento adequado, corre o risco de sofrer danos mais sérios na saúde bucal e, em decorrência disso, surgir a necessidade de uma intervenção endodôntica.

Qual a diferença entre periodontia e periodonto?

Um especialista em Periodontia faz o cuidado, prevenção e tratamento de doenças e lesões que agridem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes. As doenças do periodonto são chamadas doenças periodontais, como placa bacteriana, gengivite, periodontite.

Qual a função de um periodontista?

A Periodontia é um ramo da Odontologia que se dedica ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas que afetam os tecidos periodontais, que são aqueles que sustentam e fixam os dentes. O profissional atuante nessa área é o periodontista.

Como é feita a periodontia?

Tratamento periodontal profundo A raspagem periodontal e o alisamento do dente e da raiz retira o material que causa a atividade bacteriana, permitindo que a gengiva cicatrize e retorne a sua posição normal. Portanto ela é feita manualmente com o auxilio de instrumentos específicos ou com vibração ultrassônica.

Quais são as matérias do curso de Odontologia?

Vamos conhecer algumas das principais matérias do curso de Odontologia e um resumo do que se estuda em cada uma delas:
  1. Bioquímica. Traz uma visão geral das estruturas orgânicas e das propriedades químicas das biomoléculas. ...
  2. Anatomia. ...
  3. Imunologia. ...
  4. Farmacologia. ...
  5. Estomatologia. ...
  6. Materiais Dentários. ...
  7. Periodontia. ...
  8. Prótese Dentária.

Quais são as matérias estudadas em Odontologia?

Ciclo básico
  • Anatomia Humana Aplicada à Odontologia;
  • Biologia dos Tecidos;
  • Bioquímica Geral;
  • Bioquímica e Microbiologia Bucais;
  • Epidemiologia Geral para Odontologia;
  • Fisiologia;
  • Genética Aplicada à Odontologia;
  • Imunologia para a Odontologia;

Qual o dentista que cuida de cárie?

Casos de cáries mais profundas que já afetaram o canal do dente, são tratados por um Endodontista.

O que estuda a endodontia?

Endodontia UFSC “A Endodontia é a área da Odontologia que se ocupa da prevenção e tratamento das doenças que ocorrem na polpa e no periápice dental”. “Endodontia é a especialidade da Odontologia que estuda a morfologia, a fisiologia e a patologia da polpa dental e dos tecidos perirradiculares.

Quem cuida do canal do dente?

Se for preciso fazer o tratamento de canal, quem vai cuidar da situação de preferência será o especialista no assunto, o endodontista.

Que tipos de problemas são atendidos pela endodontia?

Além de tratar cáries profundas, a endodontia também corrige fraturas e traumas dentários, e qualquer outro tipo de lesão, visando a manutenção do dente na cavidade bucal.

O que diferencia dentre os processos de Periodontia a gengivite e a periodontite?

Na gengivite a inflamação está restrita à gengiva, ainda não afetou o osso, não está havendo perda óssea. Na periodontite já ocorre a perda óssea, além da inflamação gengival, podendo levar à perda dos dentes se não for tratada pelo profissional especialista em Periodontia.

Qual a função da Periodontia?

A Periodontia é um ramo da Odontologia que se dedica ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas que afetam os tecidos periodontais, que são aqueles que sustentam e fixam os dentes. O profissional atuante nessa área é o periodontista.

Como é feito o tratamento de periodontia?

O tratamento da peridontite Além de uma limpeza minuciosa no consultório, o dentista pode receitar anti-inflamatórios, antibióticos e bochechos com enxaguantes bucais antissépticos. Algumas vezes, é necessário fazer uma pequena cirurgia para higienizar as áreas mais prejudicadas da gengiva e do osso.