:

O que é hipertireoidismo felino?

O que é hipertireoidismo felino?

O hipertireoidismo felino é a doença endocrinológica mais comum em gatos mais velhos e de meia idade. Ela ocorre em cerca de 10% dos pacientes felinos com mais de 10 anos. O hipertireoidismo é uma doença causada por uma glândula de tireoide muito ativa que libera o hormônio de tireoide em excesso.

Como tratar hipertireoidismo em gatos?

Existem três opções de tratamento do hipertireoidismo: Medicamentos de administração diária, remoção cirúrgica do tecido glandular e tratamentos com iodo radioativo. Das três opções, apenas a cirurgia e a aplicação de iodo radioativo levam a cura.

Quais os sintomas da hipertireoidismo em gatos?

Os sintomas mais comuns da doença incluem: perda de peso (apesar do apetite estar normal ou elevado); aumento na frequência da micção; sede constante e aumento na ingestão de líquidos; defecação fora da caixa de areia; aumento de vocalização; hiperatividade; vômito e diarréia.

O que causa hipertireoidismo em gatos?

A principal causa de hipertireoidismo em felinos é a presença de nódulos hiperativos na tireóide. Raramente tumores malignos na tireóide levam a sintomas de hipertireoidismo. Não se conhece nenhum fator de risco além do envelhecimento.

Qual a fisiopatologia do hipertireoidismo?

Fisiopatologia. No hipertireoidismo, as concentrações séricas de T3 habitualmente se elevam mais que as de T4, provavelmente em razão de aumento de secreção de T3 e da conversão de T4 em T3 nos tecidos periféricos. Em alguns pacientes, apenas o T3 está elevado (toxicose por T3).

O que quer dizer Eutireoidianos?

Eutireoidiano significa que a tireoide está funcionando normalmente. Em geral, a síndrome do doente eutireoidiano ocorre em pessoas que têm doença grave diferente de doença da tireoide.

Como tratar hipertireoidismo de forma natural?

Um bom remédio caseiro para hipertireoidismo é tomar o chá de erva-cidreira, de agripalma ou chá-verde diariamente porque estas plantas medicinais possuem propriedades que ajudam a controlar a função da tireoide. No entanto, eles não excluem o tratamento indicado pelo médico.

Qual é a causa do hipertireoidismo?

A causa mais comum de hipertireoidismo é a Doença de Graves, que ocorre quando o sistema imunológico começa a produzir anticorpos que atacam a própria glândula tireoide.

O que o hipertireoidismo causa?

O hipertireoidismo é uma condição caracterizada pela produção excessiva de hormônios pela tireoide, levando ao desenvolvimento de alguns sinais e sintomas, como ansiedade, tremores nas mãos, suor excessivo, inchaço das pernas e pés e alterações no cilo menstrual, no caso das mulheres.

Qual o valor normal do exame da tireoide?

1. Dosagem de hormônios da tireoide
Hormônio da TireoideValor de Referência
TSH0,3 e 4,0 mU/L
T3 Total ng/dl
T3 Livre2,5 a 4 pg/ml
T4 Total4,5 a 12,6 mg/dl
Mais 1 linha

Qual é o nível normal do TSH?

Pode-se comparar os resultados encontrados com os valores referenciados pelo Laboratório. Ao realizar esse exame é importante buscar por laboratórios confiáveis para garantir um resultado preciso e de qualidade. Valores Referência: de TSH: 0,34 a 5,60 UI/mL.

O que comer quando se tem hipertireoidismo?

Que alimentos ingerir? Essa dieta deve incluir grãos integrais, proteínas magras e gorduras saldáveis. Frutas, verduras e legumes devem ser os ricos em antioxidantes, tais como morango, kiwi, ameixa vermelha, tomate, espinafre, couve e abóbora.

Como me curei do hipertireoidismo?

Tratamento de Hipertireoidismo
  1. Medicamentos antitireoidianos: Essas drogas diminuem a quantidade de hormônio produzido pela tireoide. A droga preferida é o metimazol. ...
  2. Ingestão de iodo radioativo: Esse tratamento cura o problema da tireoide, mas geralmente leva à sua destruição permanente.

Quando é indicada a cirurgia da tireoide?

A cirurgia da tireoide (Tireoidectomia) é indicada nas seguintes situações: 1- Tratamento do câncer já diagnosticado ou na suspeita de malignidade (lesões foliculares). 2- Nódulos volumosos com compressão de estruturas cervicais ou com nódulos apresentando crescimento constante.

Quando é indicado a retirada da tireoide?

Indicações. As principais indicações para cada uma dessas intervenções são: o câncer de tireoide, a suspeita de câncer, o bócio volumoso e o hipertireoidismo não resolvido com outras condutas. No primeiro caso, quando após uma biópsia é detectado o câncer, a cirurgia é o único tratamento capaz de levar à cura.

O que fazer quando se tem hipertireoidismo?

Tratamento de Hipertireoidismo
  1. Medicamentos antitireoidianos: Essas drogas diminuem a quantidade de hormônio produzido pela tireoide. A droga preferida é o metimazol. ...
  2. Ingestão de iodo radioativo: Esse tratamento cura o problema da tireoide, mas geralmente leva à sua destruição permanente.

Quais são os riscos do hipertireoidismo?

Excesso dos hormônios produzidos pela tireoide pode causar fraqueza nos músculos, perda de cálcio nos ossos e dificuldade para engravidar, nervosismo, irritação, insônia, tremores, aumento da frequência cardíaca e perda de peso.