:

O que é toxicidade aguda e crônica?

O que é toxicidade aguda e crônica?

A toxicidade crônica é oposta à toxicidade aguda, pois a última ocorre durante um período de tempo mais curto e envolve concentrações tóxicas mais altas. Exames toxicológicos podem ser realizados para avaliar a toxicidade crônica de diferentes contaminantes.

O que é exposição aguda?

Tipo da exposição Aguda - O contato ocorre em um período de tempo não superior a 24 horas. Crônica - Exposições se repetem durante um longo período de tempo (meses, anos ou toda a vida).

O que é teste de toxicidade aguda?

Teste de toxicidade aguda são estudos experimentais feitos com organismos-teste que determinam se um efeito adverso observado ocorre em um curto período de tempo (em geral até 14 dias) após administração de uma única dose da substância testada ou após múltiplas dosagem administradas em até 24 horas.

Qual o conceito de toxicidade?

A toxicidade de uma substância química refere-se à sua capacidade de causar dano em um órgão determinado, alterar os processos bioquímicos ou alterar um sistema enzimático.

Qual a substância de maior toxicidade aguda?

O DL50 é frequentemente usado como um indicador da toxicidade aguda de uma substância; quanto maior a dose que será letal, menos tóxica é considerada....Tabelas de DL50.
Substância químicaDL50 para ratazanas, via oral (mg/kg massa corporal)
Etanol (álcool etílico)7060
Cloreto de sódio (sal de mesa)3000

O que são e qual a diferença entre testes de toxicidade aguda e crônica?

O parâmetro avaliado nos testes de toxicidade aguda com peixes é a mortalidade e os testes de toxicidade crônica com esses organismos requerem longos períodos de tempo, uma vez que seu ciclo de vida e seu período reprodutivo são longos quando comparados aos de outras espécies.

Qual a diferença entre Intoxicacao aguda e crônica?

A intoxicação por metais pesados pode ser aguda, é aquela na qual os sintomas surgem rapidamente, algumas horas após a exposição excessiva, por curto período ou crônica, que caracteriza-se por surgimento tardio, em meses ou anos, por exposição pequena ou moderada a produtos tóxicos ou a múltiplos produtos, acarretando ...

O que se entende por condições de exposição?

As condições de exposição e a dose são fatores que determinam os efeitos tóxicos (Ottoboni, 1991). Paracelso, no século XVI afirmou: “Todas as substâncias são tóxicas. Não há nenhuma que não seja tóxica. A dose estabelece a diferença entre um tóxico e um medicamento”.

O que é fase de exposição?

Fase de Exposição: corresponde ao contato do agente tóxico com o organismo. Nessa fase é importante considerar, entre outros fatores, a via de incorporação do agente tóxico, a dose ou concentração do mesmo, suas ou concentração do mesmo, suas propriedades físico-quimicas, bem como o tempo do qual se deu a exposição.

Quais são os objetivos do teste de toxicidade aguda?

O objetivo do teste de toxicidade aguda é determinar a Concentração Letal Média (CL50), a que metade dos indivíduos morre depois de determinado tempo de exposição ao agente tóxico.

Quais são os testes de toxicidade?

O conselho nacional de saúde estabelece 5 ensaios de toxicidade: a) Toxicidade aguda; b) Toxicidade subaguda; c) Toxicidade crônica; d) Teratogênese; e) Embriotoxicidade.

O que é toxicidade e como pode ser definida?

a toxicidade pode ser definida como a capacidade da substância química de provocar intoxicação e que portanto, independe das condições de exposição, tais como: propriedades físico-químicas, duração e frequência de exposição e dose/ concentração.

O que é toxicidade Subcronica?

Nos testes de toxicidade subcrônica, ou de curta duração, o expe- rimento dura, geralmente, entre 21 e 90 dias e decorre do efeito tóxico após exposição prolongada ao agente tóxico, o que permite identificar se o efeito é acumulativo ou não, e auxilia na detecção dos órgãos afe- tados após serem submetidos a doses ...

Quanto maior o dl50 maior a toxicidade?

O DL50 é frequentemente usado como um indicador da toxicidade aguda de uma substância; quanto maior a dose que será letal, menos tóxica é considerada.

Quais são os graus de toxicidade?

a) Classe I - extremamente tóxica (faixa vermelha). b) Classe II - altamente tóxica (faixa amarela). c) Classe III - medianamente tóxica (faixa azul). d) Classe IV - pouco tóxica (faixa verde).

Quais são os tipos de teste de toxicidade?

O conselho nacional de saúde estabelece 5 ensaios de toxicidade: a) Toxicidade aguda; b) Toxicidade subaguda; c) Toxicidade crônica; d) Teratogênese; e) Embriotoxicidade.

O que é envenenamento crônico?

Intoxicação Crônica Manifestação clínica, através de sinais e sintomas, do efeito nocivo resultante da interação de uma substância química com um organismo vivo, e que são resultantes de uma exposição crônica, ou seja, exposição a pequenas doses, durante vários meses ou anos.

Como devemos avaliar o perigo dos agentes tóxicos?

Para se avaliar a toxicidade de uma substância química, é necessário conhecer: que tipo de efeito ela produz, a dose para produzir o efeito, informações sobre as características ou propriedades da substância, informações sobre a exposição e o indivíduo.