:

O que são ácidos graxos e como podem ser classificados?

O que são ácidos graxos e como podem ser classificados?

Os ácidos graxos são compostos orgânicos que possuem apenas um grupo carboxila em uma de suas extremidades (são monocarboxílicos), de cadeias abertas, longas, com 4 a 22 átomos de carbono (geralmente um número par), que podem ser saturadas ou insaturadas.

Como é realizada a NOMeNCLATURA dos ácidos graxos?

NOMeNCLATURA dOS ÁCIdOS GRAXOS A posição da dupla ligação é indicada pelo símbolo ∆, seguido por um número, por exemplo: ∆9 se refere à dupla ligação entre os carbonos 9 e 10 numerados a partir do grupo carboxila.

Qual a estrutura dos ácidos graxos?

Na estrutura molecular dos ácidos graxos ocorrem ligações simples e ligações duplas de átomos de carbono e, juntamente com o oxigênio (O), a hidroxila (OH) e o grupo carboxila (–COOH) nas extremidades, formam a fórmula estrutural dos mesmos.

Quais são as fontes de ácidos graxos?

Os ácidos graxos saturados podem ser obtidos por meio do consumo de chocolates diversos, carne vermelha (bovina, suína etc.), ovos, leite integral e derivados, gordura animal etc. Os ácidos graxos monoinsaturados podem ser obtidos por meio do consumo de óleos (obtidos a partir de amendoim, oliva, canola etc.)

O que são ácidos graxos voláteis?

A principal fonte de energia para os ruminantes são os ácidos graxos voláteis (AGV) produzidos no rúmen pela fermentação microbiana de carboidratos e, em alguns casos, da proteína, sendo o acético, propiônico e butírico os principais (Berchielli et al., 2006).

São chamados de ácidos graxos essenciais?

Os ácidos graxos essenciais para a alimentação humana são o ácido linolênico (ômega-6) e o ácido linoleico (ômega-3). O primeiro está presente em grande quantidade nos óleos de milho e soja, enquanto o segundo, em vegetais de folhas verdes, no óleo de linhaça e nos óleos de peixes marinhos.

Como é feita a nomenclatura dos ácidos?

Para realizar a nomenclatura dos ácidos, temos primeiramente que verificar se eles são hidrácidos (ácidos que não contêm oxigênio) ou oxiácidos (contêm oxigênio). Por exemplo, o HC? é um hidrácido, e o seu ânion é o cloreto (C?-). Assim, substitui-se a terminação “eto” por “ídrico” e seu nome é ácido clorídrico.

São consideradas fontes de ácidos graxos insaturados os alimentos?

São alimentos ricos em ácidos graxos insaturados: óleo de soja, de milho, de girassol, de canola e de oliva. Além disso, os ácidos graxos insaturados são divididos em monoinsaturados (quando possuem apenas uma dupla ligação) ou poli-insaturados (quando possuem duas ou mais duplas ligações).

Quais são os três tipos de ácidos graxos livres?

Tipos de ácidos graxos Os ácidos graxos saturados são sólidos em temperatura ambiente, têm alto ponto de fusão e são comuns em gorduras animais e vegetais. Os ácidos graxos insaturados têm uma ou mais ligações duplas, são líquidos à temperatura ambiente e têm baixo ponto de fusão.

O que são ácidos graxos qual a sua composição e suas funções biológicas?

Os ácidos graxos consistem em um tipo de lipídio formado por cadeias longas de carbonos (C) com um grupamento carboxila (–COOH) em uma de suas extremidades. Eles são a parte dos lipídios utilizada como combustível pelas células, constituindo uma das principais fontes de energia junto com a glicose e as proteínas.

Onde encontrar os ácidos graxos?

Esses oito alimentos são algumas das melhores fontes de bons ácidos graxos:
  • Peixe. ...
  • Óleo de linhaça. ...
  • Azeite extravirgem. ...
  • Sementes de chia. ...
  • Nozes. ...
  • Óleo de canola. ...
  • Óleo de girassol. ...
  • Abacate.

Que alimentos são ricos em ácidos graxos?

Ácidos graxos monoinsaturados: óleos vegetais, como no mesocarpo e endocarpo de frutos de palmeiras (como o açaí, tucumã e buriti), azeite de oliva, óleo de canola, oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas, etc.), abacate e amendoim. Ácidos graxos poli-insaturados: - EPA E DHA: peixes de água fria e no óleo de peixe.

Quais são ácidos graxos voláteis?

Os produtos finais da fermentação microbiana dos carboidratos no rúmen são os ácidos graxos voláteis (AGVs), sendo o acético, o propiônico e o butírico os três mais importantes ácidos formados juntamente com os gases de dióxido de carbono (C02) e metano (CH4).

O que é um ácido graxo?

Quimicamente, um ácido graxo é uma cadeia de molécula de hidrocarboneto alifático longa não polar que tem um grupo ácido carboxílico (COOH) em uma extremidade de sua molécula e um grupo metil (CH3) na outra extremidade, que é designado ômega. Os ácidos graxos são derivados de gorduras e óleos animais e vegetais.

Quais são os ácidos graxos não essenciais?

ÁCIDOS GRAXOS INSATURADOS: Os ácidos graxos trans estão presentes em produtos industrializados, como na margarina e na gordura vegetal hidrogenada. Em excesso, os ácidos graxos trans são tão ou mais prejudiciais que os ácidos graxos saturados, no que diz respeito à elevação dos níveis de colesterol sanguíneos.

Quais são os ácidos graxos essenciais e não essenciais?

Os ácidos graxos essenciais ou ácidos gordos essenciais são os ácidos graxos que não são produzidos bioquimicamente pelos seres humanos e devem ser adquiridos da dieta. O termo "àcido graxo essencial" refere-se aos ácidos graxos necessários aos processos biológicos e não à aqueles que funcionam como fonte de energia.

Como é feita a nomenclatura dos óxidos?

A nomenclatura dos óxidos oficial é feita escrevendo-se o prefixo que indica a quantidade de oxigênios, seguido de “óxido de” e o nome do outro elemento com o prefixo. Os óxidos são compostos formados por dois elementos diferentes, sendo que um deles é o oxigênio, que precisa ser o mais eletronegativo entre os dois.

Qual é a nomenclatura do ácido HCl?

O HCl é um exemplo de hidrácido, ou seja, não apresenta átomos de oxigênio em sua estrutura. Sendo assim, para nomear esse ácido, identificamos o seu ânion. No caso do HCl, o ânion correspondente é o Cl– que é conhecido como íon cloreto. Desse modo, o nome do HCl é ácido clorídrico.

O que são ácidos graxos saturados e insaturados?

Saturados (quando os átomos de carbono são ligados entre si apenas através de ligações simples) e; Insaturados (quando ao menos uma dupla de átomos de carbono da cadeia está ligada através de ligação dupla). Os insaturados com apenas uma ligação dupla são classificados como ácidos graxos monoinsaturados.

O que caracteriza uma boa fonte de ácidos graxos?

Oleaginosas - Nozes, avelãs, amêndoas, castanhas... Todas elas fazem parte do grupo das oleaginosas, alimentos que além de muito ricos em ômega 3 ainda atuam como antioxidantes, auxiliando o seu corpo a evitar e combater doenças.