:

Para que serve o batente apical?

Para que serve o batente apical?

Batente apical: conhecido também como ombro apical, parada apical de instrumentação ou degrau apical, serve de anteparo Page 15 ENDODONTIA PRÉ-CLÍNICA 110 6 - PrEParo QuÍmICo mECânICo para o cone de guta-percha principal no momento da obtura- ção.

O que é Patencia apical?

Revisão de literatura: a patência apical consiste na limpeza passiva do canal cementário sem ampliaçãoda constrição apical, realizada com instrumentos finos e flexíveis, a fim de manter o forame apical livre de raspas de dentina, remanescentes pulpares e microrganismos.

Como fazer Patência apical?

Um desses conceitos é a patência apical, que segundo Buchanan, é a limpeza passiva do forame apical com uma lima de pequeno calibre, que tem como objetivo remover raspas de dentina contaminadas, restos pulpares e microrganismos que possam interferir no processo de reparo póstratamento endodôntico.

Qual a importância da Lima memória?

Cabe a este instrumento a manutenção da patência do canal durante toda a instrumentação, pois a lima memória se restringirá ao limite do comprimento de trabalho. Esta lima sempre será usada até o comprimento total do dente com leves movimentos oscilatórios e com pequena amplitude.

Quando é porque é necessária a limpeza do forame apical?

Esse procedimento é imprescindível, porque as raspas de dentina produzidas pela instrumentação, como já foi colocado, tendem a se compactar na porção final do canal, o que pode terminar bloqueando o forame.

Quando usar EDTA Na Endodontia?

O Agente Quelante EDTA Trissódico Líquido é um produto amplamente utilizado no preparo das paredes dos canais radiculares, previamente à obturação. É também efetivo na remoção de raspas dentinárias durante a terapia periodontal.

O que é Patencia do canal?

Revisão de literatura: a patência apical consiste na limpeza passiva do canal cementário sem ampliação da constrição apical, realizada com instrumentos finos e flexíveis, a fim de manter o forame apical livre de ras- pas de dentina, remanescentes pulpares e microrganis- mos.

O que é Patencia?

Significado de Patência substantivo feminino [Medicina] Característica do que está livre, desobstruído, do que não impede nem obstrui o caminho, a passagem de algo (ar, fluídos, líquidos etc.): manter a patência das vias respiratórias.

Qual a importância de se manter o canal patente durante o seu preparo?

O forame deve se manter patente durante todo o preparo do canal, o que, além de remover as substâncias necróticas suspensas, favorecerá a ação na região apical, pois irá permitir a atuação das substâncias irrigadoras sobre as bactérias que subsistam no meio, inclusive nas ramificações apicais3,5.

Quando é porque é necessária a Patência?

Devido à existência de bactérias no interior do canal cementário, em casos de dentes com polpa necrosada e lesões periapicais, a utilização da patência apical torna-se necessária já que permite que o instrumento e a solução química auxiliar mantenham acesso a todo o canal radicular.

O que é Lima de Patencia?

Em 1989, Buchanan7 já definia a lima patência como um instrumento de pequeno diâmetro, como uma lima tipo K flexível, #10, #15 e/ou #20, levada passivamente através da constrição apical do canal radicular, sem alargá-lo.

Qual a importância da recapitulação do canal radicular entre uma lima é outra?

RECAPITULAÇÃO: é o restabelecimento da posição de uma lima anteriormente utilizada em um local determinado. O limite da instrumentação, preparo, microcirurgia interna dos canais radiculares é de máxima importância para se obter a limpeza, forma, desinfecção e, por conseguinte, facilitar a sua obturação.

Qual a utilização do EDTA?

Também é usado durante tratamento endodôntico por ter uma função quelante e retirar íons cálcio (Ca2+). Essa afinidade com o cálcio, faz com que seja também utilizado como anticoagulante. É usado para análise de dureza da água e na agricultura como estabilizante de micronutrientes.

Como realizamos a obturação do canal radicular?

Existem várias técnicas que podemos realizar para obturar os canais radiculares.
  • Técnica da condensação lateral.
  • Técnica Híbrida de Tagger.
  • Técnica do cone único.
  • Técnica de onda contínua de compactação.