:

O que é a flexão de palavras?

O que é a flexão de palavras?

Na gramática, flexão ou inflexão é a modificação de uma palavra para expressar diferentes categorias gramaticais, como modo, tempo, voz, aspecto, pessoa, número, gênero e caso. A conjugação é a flexão dos verbos; a declinação é a flexão de substantivos, adjetivos e pronomes. ... A utilização deste sufixo é uma flexão.

O que é flexão exemplos?

O substantivo pode se flexionar em gênero (feminino/masculino), número (singular/plural) e grau (aumentativo/diminutivo). Não pare agora... São substantivos femininos as palavras que tem anteposição do artigo “a”: a gata, a mulher, a pessoa, a criança. ...

O que é flexionar em número?

Flexão de número Os substantivos podem estar no singular ou plural. O que indica que um substantivo está no plural, é a terminação em “s”. Existem algumas particularidades na formação do plural dessa classe gramatical, vamos conhecer a seguir algumas delas.

Quais são as flexões dos substantivos dê exemplos?

Exemplo de flexão dos substantivos
  • Substantivo no masculino: amigo.
  • Substantivo no feminino: amiga.
  • Substantivo no singular: amigo.
  • Substantivo no plural: amigos.
  • Substantivo no grau normal: amigo.
  • Substantivo no grau diminutivo: amiguinho.
  • Substantivo no grau aumentativo: amigão.

O que é flexão de uma palavra?

É um processo morfológico que consiste em fornecer às raízes das palavras afixos ou desinências que exprimem determinadas informações gramaticais, que podem ser de género, número, caso, pessoa, tempo, modo, aspeto e voz. Em português, a flexão afeta os nomes e adjetivos, os verbos e os pronomes e determinantes.

O que é flexão de grau?

As flexões de grau do substantivo expressam aumento (grau aumentativo) e diminuição (grau diminutivo). O grau aumentativo também pode indicar exagero, depreciação ou afeto, enquanto o grau diminutivo também pode indicar moderação, afetividade ou desdém.

O que é uma flexão verbal?

Flexão verbal é a variação do verbo em modo, tempo, número, pessoa e voz do discurso. Além de saber a conjugação dos verbos, é necessário conhecer a semântica, ou seja, o sentido dos verbos no discurso.

O que é flexão na física?

Flexão: resistência dos materiais Em Engenharia, flexão é o tipo da deformação apresentada por uma estrutura alongada em uma direção perpendicular a esse eixo longitudinal. Denomina-se estrutura alongada quando uma das dimensões é dominante às outras. Vigas, placas e lâminas são exemplos desse tipo de objeto.

O que significa números substantivos?

Flexão de Número do Substantivo Em português, há dois números gramaticais: O singular, que indica um ser ou um grupo de seres; O plural, que indica mais de um ser ou grupo de seres.

O que é um numeral invariável?

Alguns numerais podem ser flexionados em gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural), outros são invariáveis. Alguns numerais cardinais variam em gênero: um e uma, dois e duas, centenas a partir de duas: duzentos e duzentas, trezentos e trezentas, quatrocentos e quatrocentas,...

Quais os gêneros dos substantivos dê exemplos?

Na língua portuguesa, há dois gêneros: masculino e feminino. É masculino o substantivo que admite o artigo "o". É feminino o substantivo que admite o artigo "a"....Substantivo Biforme
  • menino(masc.), menina(fem.)
  • gato, gata.
  • peru, perua.
  • barão, baronesa.
  • cidadão, cidadã
  • homem, mulher.
  • cavalheiro, dama.

Quais são os tipos de substantivo?

Classificação dos substantivos Os substantivos podem ser classificados em: comum, próprio, simples, composto, concreto, abstrato, primitivo, derivado e coletivo. Conheça um pouco mais sobre cada uma deles.

O que é uma flexão de uma palavra?

A flexão é uma operação morfológica que não obriga a palavra a alterar a sua categoria gramatical. É um processo morfológico que consiste em fornecer às raízes das palavras afixos ou desinências que exprimem determinadas informações gramaticais, que podem ser de género, número, caso, pessoa, tempo, modo, aspeto e voz.

Que substantivo apresenta flexão de grau?

As flexões de grau do substantivo expressam aumento (grau aumentativo) e diminuição (grau diminutivo). O grau aumentativo também pode indicar exagero, depreciação ou afeto, enquanto o grau diminutivo também pode indicar moderação, afetividade ou desdém.

O que é grau normal exemplos?

No grau normal, o adjetivo caracteriza um ou mais seres, sem indicar intensidade. Minha mãe é bonita. O vestido é preto. Eles são bagunceiros.

O que é flexão verbal exemplos?

O verbo apresenta flexão de número quando indica o singular ou o plural em sua forma. Aparecem no singular quando se referem a uma única pessoa (eu corro/ ela corre) e no plural quando é mais de uma pessoa (nós corremos, eles correm). Logo, os verbos se flexionam em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª, 3ª).

Para que serve a flexão verbal?

A flexão em aspecto permite indicar: Que a ação verbal… está totalmente concluída (aspecto perfectivo); não está totalmente concluída (aspecto imperfectivo).

O que é flexão na construção?

Flexão: resistência dos materiais Em Engenharia, flexão é o tipo da deformação apresentada por uma estrutura alongada em uma direção perpendicular a esse eixo longitudinal.

O que é uma flexão na viga?

Na mecânica, flexão é um esforço físico em que a deformação ocorre perpendicularmente ao eixo do corpo, paralelamente à força atuante. ... Um caso típico são as vigas, as que estão projetadas para trabalhar, principalmente, por flexão.

O que é flexão de números dos substantivos?

Em número, os substantivos flexionam-se em singular (criança, cão e cebola) e plural (crianças, cães e cebolas). Grande parte dos substantivos formam plural através do acréscimo do -s.