:

Qual a diferença entre silicone de adição e condensação?

Qual a diferença entre silicone de adição e condensação?

O primeiro grande ponto é que o silicone de condensação tem a grande desvantagem de liberar alguns subprodutos como o álcool etílico após sua reação de polimerização. ... Outro ponto é que diferentemente do silicone de condensação o molde feito com o silicone de adição pode ser vazado até 3 vezes sem problema algum.

Para que serve o silicone de condensação?

O silicone de condensação é um material de moldagem odontológico. ... Tecnicamente falando, ele é um elastômero indicado também em casos de moldagens protéticas que necessitem de uma alta precisão e excelente definição dos detalhes. Como as coroas parciais ou totais, pontes fixas e facetas indiretas.

Como é feita a manipulação do silicone de adição?

Para a moldagem com silicone em adição, a técnica mais utilizada é mecânica ou mecânica-química, através do uso do fio de retração, com ou sem hemostático. O uso do fio retrator dentro do sulco permite uma expansão de 0.5 mm, que é indicado para uma moldagem com silicone de adição.

Qual a melhor silicona de adição?

Os tipos de silicone por adição podem ser:
  • Putty – mais econômico. ...
  • Putty soft – possui maior fluidez e excelente reprodução, o que melhora e facilita a moldagem em relação ao putty convencional;
  • Heavy – material mais rígido e que pode ser usado como material de base ou único;
  • Mono – de uso único.

Quais diferenças entre silicona de adição silicona de condensação Polieter e Polisulfeto?

O Poliéter e o Polissulfeto não apresentam uma diferença significativa em relação um ao outro, mas eles são inferiores comparando à silicona de adição e superior à silicona de condensação (PEREIRA, 2010; JOHNSON, 2010).

Como é a apresentação comercial do silicone de adição?

As siliconas de adição podem ser apresentadas em formas de pasta em potes/latas ou em dispositivos dispensadores automáticos (pistolas) sempre na forma de pasta base e catalisador.

O que é silicone de condensação?

O silicone de condensação é um material de moldagem frequentemente utilizado por ortodontistas e periodontistas que deve ser adquirido por estes profissionais, por meio de uma empresa cuja venda seja certificada e permitida, adequada às normas de segurança e de qualidade exigidas em todo o país.

Como se dá a apresentação do silicone de condensação?

A silicona de condensação se apresenta na forma de pasta base e catalizadora. Normalmente são encontradas na forma “Pesada” para a moldagem preliminar e “Leve” para a moldagem complementar.

Como manipular o silicone de adição?

Moldagem com silicona de adição leve: o fio retrator deve ser umedecido e removido cuidadosamente para evitar possíveis danos ao epitélio do sulco gengival (Figura 6). Em seguida, seca-se o sulco com jato de ar para remover a água residual.

Quais são os silicones de adição especiais da Yller?

Além das versões destinadas à moldagem, desenvolvemos soluções especiais para as mais diversas aplicações.
  • Scan Bite. Silicone de Adição para o Registro de Mordidas.
  • Scan Die. Silicone de Adição para Confecção de Modelos.
  • Scan Translux. Silicone de Adição Translúcido.

Qual o melhor material para moldagem?

Os silicones de adição são considerados os materiais de moldagem mais precisos e apresentam a melhor estabilidade dimensional em relação aos demais materiais, uma vez que não há formação de subprodutos durante sua reação de polimerização.

Qual o subproduto formado pela silicona de adição?

Evitando distorções devido a formação do subproduto álcool etílico. Permite uma única vazagem; Vazamento imediato; Estabilidade dimensional.

Quais os subprodutos formados na reação de polimerização do polissulfeto e do silicone por condensação?

Aqueles que sofrem polimerização por condensação (polissulfeto e silicone por condensação), devido à liberação de subprodutos (polissulfeto: água, silicone por condensação: álcool), são menos estáveis do que os que apresentam polimerização por adição (silicone por adição e poliéter).

Qual a composição do silicone de adição?

A silicona de adição ou polivinilsiloxano apresenta reação química dos grupos vinil cuja ligação cruzada é feita pelos grupos hidretos ativados por um catalisador de sais de platina. Não ocorre formação de subprodutos, por isso, é um material que apresenta excelente estabilidade dimensional.

Como fazer moldagem com silicona de Condensacao?

A seguir separamos quatro passos simples que podem auxiliar a atingir o máximo de qualidade na moldagem com silicones de condensação.
  1. Utiliza a colher medidora para manipular o material denso. ...
  2. Controle o tempo. ...
  3. Coloque quantidades iguais de pasta do material fluido. ...
  4. Vaze dentro do tempo indicado.

Quanto tempo para vazar silicone de adição?

Além disso, o seu vazamento é de até 14 dias, facilitando muito seu tempo de trabalho.

O que é Polivinilsiloxano?

Conhecidos como polivinilsiloxanos, eles são materiais de impressão elastoméricos que podem ser usados em diversos procedimentos clínicos. Sua principal aplicação é para a obtenção de moldes, como os silicones da Linha Scan da Yller, para posterior obtenção de modelos de gesso.

Quais diferenças entre silicona de adição silicona de condensação poliéter e Polisulfeto?

O Poliéter e o Polissulfeto não apresentam uma diferença significativa em relação um ao outro, mas eles são inferiores comparando à silicona de adição e superior à silicona de condensação (PEREIRA, 2010; JOHNSON, 2010).