:

Que são Superantígenos?

Que são Superantígenos?

Os superantigenos são proteinas que exercem potente efeito no sistema imune. Como moléculas bifuncionais, eles permitem uma interação entre as moléculas MHC de classe II das células apresentadoras de antígeno e a região VB do receptor TCR de linfócitos, levando a uma intensa ativação destas células.

Qual é ação dos Superantígenos Estafilocócicos no organismo humano?

Sua função principal é inibir a resposta imunológica do hospedeiro ao S. aureus contribuindo com a patogênese da doença, bem como no desenvolvimento da enterotoxemia resultado da ingestão de toxinas termoestáveis. Esses fatores de virulência podem ser produzidos tanto por isolados de S.

Como age a toxina esfoliativa?

Toxinas esfoliativas: presentes nas estirpes (5-10%) que causam síndromes esfoliativas da pele. Há duas formas ETA e ETB (toxinas esfoliativas A e B). São proteases de serina que destroem os desmossomas que unem as células da pele umas às outras, resultando em perda da camada superior da pele (esfoliação).

O que são Superantígenos por que eles também são responsáveis por promover febre?

São proteínas de 20 a 30KD, de origem bacteriana ou viral, endógena ou exógena, que podem desencadear ativação policlonal, febre, apoptose, doenças autoimunes, anergia ou deleção. A resposta do organismo pode levar a choque anafilático.

Quais as doenças causadas por estreptococos?

Infecções estreptocócicas. Estreptococos são microrganismos aeróbios Gram-positivos que causam muitos distúrbios, incluindo faringite, pneumonia, infecções em feridas e na pele, sepsia e endocardite.

O que é a síndrome da pele escaldada?

É doença causada por toxina epidermolítica, liberada por certas cepas de estafilococos, que quebra a desmogleína 1, presente nos desmossomos. Geralmente, acomete crianças menores de 5 anos.

Quais as características da toxina do S aureus?

Características gerais Quando em condições favoráveis, produz toxinas – enterotoxinas – que são o agente responsável pela intoxicação alimentar. Estas toxinas são proteínas hidrosolúveis e termoresistentes, mantendo a sua actividade mesmo após a pasteurização.

Qual a toxina do Staphylococcus aureus?

aureus pertencem a uma grande família de toxinas pirogênicas produzidas tanto por bactérias do gênero Staphylococcus, como Streptococcus. Estas toxinas podem causar choque tóxico e estão comumente associadas com intoxicações alimentares e diversas formas de alergias e doenças autoimunes (BALABAN & RASOOLY, 2000).

O que é Síndrome de Pelé?

É doença causada por toxina epidermolítica, liberada por certas cepas de estafilococos, que quebra a desmogleína 1, presente nos desmossomos. Geralmente, acomete crianças menores de 5 anos.

São características das exotoxinas?

Exotoxina é uma substância química solúvel que inclui enzimas citolíticas e proteínas que se ligam a receptores, alterando a função da célula e acarretanda sua morte. ... A exotoxina é libertada com o metabolismo e crescimento da bactéria, tendo efeitos gerais e não causando febre.

Como se contrai a bactéria estreptococos?

Como se pega: o Streptococcus pyogenes pode ser facilmente transmitido de pessoa para pessoa por meio do compartilhamento de talheres, beijos ou secreções, como espirros e tosse, ou por meio do contato com secreções de feridas de pessoas infectadas.

Quais as doenças causadas por estreptococos e quais os principais agentes etiológicos?

Streptococcus pyogenes: sintomas e tratamento (das principais...
  1. Faringite. A faringite bacteriana é a inflamação da garganta causada por bactérias do gênero Streptococcus, principalmente Streptococcus pyogenes. ...
  2. Amigdalite. ...
  3. Impetigo. ...
  4. Erisipela. ...
  5. Febre Reumática. ...
  6. Fasciite necrosante. ...
  7. Síndrome do Choque Tóxico.

Como se pega a síndrome da pele escaldada?

Esta doença é causada por algumas sub-espécies da bactéria Staphylococcus, que entram no corpo através de um corte ou um ferimento e liberam toxinas que dificultam a cicatrização da pele e a sua capacidade de manter a estrutura, fazendo com que a camada superficial comece a descamar, semelhante a uma queimadura.

Quais as principais manifestações da síndrome da pele escaldada?

A síndrome da pele escaldada estafilocócica se manifesta por bolhas na pele, principalmente no tronco e nas extremidades. Pacientes também costumam apresentar irritabilidade e febre – por serem comuns, esses eventos que podem encobrir o diagnóstico do quadro. O problema inicia com eritema cutâneo.

Quais as toxinas produzidas por S aureus?

Entre as toxinas produzidas por esse patógeno destacam-se as seguintes: alfa, beta e gama toxinas, a leucocidina, a esfoliatina, a toxina do choque tóxico e as enterotoxinas (Tabela 2)(3, 28, 34). Os diferentes tipos de toxina produzidos pelo S.

Quais as principais características do Staphylococcus aureus?

O Staphylococcus aureus é uma bactéria esférica, aeróbia ou anaeróbia facultativa, gram positiva que cresce na forma de cachos de uva. Essa bactéria é considerada pelos médicos um problema, já que, além de provocar infecções, costumam ser encontradas na pele de até 15% dos seres humanos.

Quais são os sinais e sintomas mais comuns da intoxicação por Staphylococcus aureus?

Os sintomas da intoxicação alimentar por estafilococos normalmente começam subitamente, com o início de náusea e vômito graves entre duas e oito horas após o alimento contaminado ser ingerido. Outros sintomas podem incluir cólicas abdominais, diarreia e, às vezes, dor de cabeça e febre.

O que causa síndrome da pele escaldada?

É doença causada por toxina epidermolítica, liberada por certas cepas de estafilococos, que quebra a desmogleína 1, presente nos desmossomos. Geralmente, acomete crianças menores de 5 anos.

São características das exotoxinas produzidas por microrganismos?

São sensíveis à temperatura e possuem uma baixa atividade entre os 60º-80ºC. A exotoxina é um dos componentes das bactérias Gram-Positivas e Gram-Negativas possuindo caráter patogênico. Existem 3 tipos de exotoxinas: citotoxinas, enterotoxinas e neurotoxinas.

O que é endotoxinas e exotoxinas?

As toxinas bacterianas são substâncias que alteram o metabolismo normal das células hospedeiras e são classificadas em exotoxinas (produzidas pelas bactérias gram-positivas, sendo liberadas com a lise das mesmas) e endotoxinas (produzidas pelas bactérias gram-negativas e atuam como toxinas em circunstâncias especiais).