O que focava a economia ateniense?
O que focava a economia ateniense?
Pelos caminhos em que os frutos da terra transitavam, aristocratas gregos e romanos conduziam um ideal de riqueza. ... A estreita relação existente entre o direito à cidadania e a posse da terra, na história política greco-romana, justifica a preferência aristocrática pelas práticas agrícolas como fonte de riqueza.
O que os atenienses valorizavam?
Os atenienses valorizavam a formação intelectual e física do homem, enquanto os espartanos, o militarismo.
Qual era o principal objetivo dos persas ao atacar a Grécia?
A causa da guerra se deveu ao fato de que os persas estavam expandindo o seu território, a conquistar colônias gregas e dominavam, assim, o comércio do Mar Egeu. Os gregos não aceitavam essa hegemonia e entraram na disputa pelas terras da Ásia Menor.
Quais as principais atividades econômicas de Esparta e Atenas?
agricultura
- A agricultura era a principal atividade econômica. Porém, havia também o comércio e a produção artesanal. Essas duas atividades eram exercidas pelos periecos. - Havia grande quantidade de servos (hilotas), que trabalhavam nas propriedades rurais dos esparciatas (ricos cidadãos espartanos).
Quais foram as principais atividades exercidas na Grécia e seu impacto na economia local?
A agricultura e o comércio marítimo eram as principais atividades econômicas da Grécia na Antiguidade. Os principais produtos importados pelos gregos eram: linho, trigo, resina, papiro (principalmente do Egito), especiarias e madeira.
Como é a região próxima da cidade de Atenas?
A cidade domina a região da Ática e é uma das cidades mais antigas do mundo, sendo que seu território está continuamente habitado há 3 400 anos. A Atenas Clássica, do período da Grécia Antiga, foi uma poderosa pólis (cidade-Estado) que surgiu em conjunto com o desenvolvimento do porto de Pireu.
Quais foram as principais características da sociedade ateniense?
Principais características da sociedade ateniense: - A sociedade ateniense era censitária, ou seja, o critérios de posição social se davam em função da renda do indivíduo. - Havia mobilidade social, ou seja, um indivíduo poderia passar de nível social conforme ficasse mais rico ou mais pobre.
Porque os persas invadiram a Grécia?
A luta pela independência das cidades jônicas, colônias gregas na Anatólia (região da atual Turquia), que os persas em sua expansão territorial passaram a dominar, comprometendo o comércio grego no Oriente foi a principal causa dessas guerras.
Quem ganhou a guerra entre gregos e persas?
Sob a liderança de Milcíades, Atenas saiu vitoriosa da guerra após a batalha de Maratona (490 a.C.). A derrota enfraqueceu o Império Persa, que só teve condições de enfrentar os gregos novamente em 480 a.C., quando teve início a segunda Guerra Médica.
Qual a principal atividade econômica dos espartanos?
- A agricultura era a principal atividade econômica. Porém, havia também o comércio e a produção artesanal. Essas duas atividades eram exercidas pelos periecos. - Havia grande quantidade de servos (hilotas), que trabalhavam nas propriedades rurais dos esparciatas (ricos cidadãos espartanos).
Quais as principais características de Esparta e Atenas?
Ao contrário de Esparta, Atenas era uma democracia, em que todos os cidadãos podiam votar e assim participar do governo da cidade, situada na península da Ática, que foi ocupada pelos jônios desde o século X a.C.. Contudo, eram considerados cidadãos apenas os homens maiores de 21 anos e atenienses.