:

O que é a relação Dívida-pib?

O que é a relação Dívida-pib?

A relação Dívida Líquida/PIB é um dos indicadores da saúde de uma economia. É o montante da dívida pública de um país em uma porcentagem de seu Produto Interno Bruto (PIB).

O que é a dívida líquida do setor público?

A Dívida Líquida do Setor Público (DLSP) refere-se ao total das obrigações do setor público não financeiro,3 deduzido dos seus ativos financeiros junto aos agentes privados não financeiros e aos agentes financeiros, públicos e privados.

O que é a dívida bruta do governo federal?

A Dívida Bruta do Governo Geral (DBGG) abrange o total dos débitos de responsabilidade do Governo Federal, dos governos estaduais e dos governos municipais, junto ao setor privado, ao setor público financeiro e ao resto do mundo.

Como é feita a dívida pública?

A dívida surge e aumenta sempre que o governo gasta mais do que arrecada. Assim, quando os impostos e demais receitas não são suficientes para cobrir as despesas, o governo é financiado por seus credores (pessoas físicas, empresas, bancos etc), dando origem à dívida pública.

O que é dívida fiscal bruta?

A dívida bruta, no conceito do GMM, inclui todos os títulos emitidos, bem como todos os passivos financeiros do governo registrados como ativos do sistema fi- nanceiro público e privado do país respectivo. Inclui também os débitos com o setor externo, inclusive a dívida contratual e os títulos emitidos no exterior.