É possível viver sem metade do cérebro?
É possível viver sem metade do cérebro?
Um estudo — publicado a 19 de novembro na revista científica "Cell Reports" — indica que é possível um ser humano funcionar de forma plena apenas com metade do cérebro.
O que tem dentro do nosso cérebro?
O cérebro, composto pelo córtex cerebral (hemisférios e lobos cerebrais) e algumas estruturas profundas, como os gânglios basais, as amígdalas e o hipocampo. É responsável pela integração de todas as informações armazenadas em nossos órgãos sensoriais e pela organização de uma resposta.
Quando a metade do cérebro morre?
Dentro de casos específicos, adultos que tiveram metade do cérebro retirado quando crianças, em um procedimento conhecido como hemisferectomia, levam uma vida normal. A técnica foi usada pela primeira vez na década de 1920, para o tratamento de tumores cerebrais malignos.
Qual área do cérebro é responsável pela lógica?
O hemisfério dominante em 98% dos humanos é o hemisfério esquerdo, é responsável pelo pensamento lógico e competência comunicativa.
Qual o papel do hemisfério direito do cérebro?
O hemisfério direito controla as funções não verbais, o que inclui actividades como o reconhecimento de diferentes padrões visuais ou desenhos, ler e interpretar mapas e apreciar a música. O hemisfério esquerdo está igualmente envolvido na expressão e compreensão das emoções.