:

É possível viver sem metade do cérebro?

É possível viver sem metade do cérebro?

Um estudo — publicado a 19 de novembro na revista científica "Cell Reports" — indica que é possível um ser humano funcionar de forma plena apenas com metade do cérebro.

O que tem dentro do nosso cérebro?

O cérebro, composto pelo córtex cerebral (hemisférios e lobos cerebrais) e algumas estruturas profundas, como os gânglios basais, as amígdalas e o hipocampo. É responsável pela integração de todas as informações armazenadas em nossos órgãos sensoriais e pela organização de uma resposta.

Quando a metade do cérebro morre?

Dentro de casos específicos, adultos que tiveram metade do cérebro retirado quando crianças, em um procedimento conhecido como hemisferectomia, levam uma vida normal. A técnica foi usada pela primeira vez na década de 1920, para o tratamento de tumores cerebrais malignos.

Qual área do cérebro é responsável pela lógica?

O hemisfério dominante em 98% dos humanos é o hemisfério esquerdo, é responsável pelo pensamento lógico e competência comunicativa.

Qual o papel do hemisfério direito do cérebro?

O hemisfério direito controla as funções não verbais, o que inclui actividades como o reconhecimento de diferentes padrões visuais ou desenhos, ler e interpretar mapas e apreciar a música. O hemisfério esquerdo está igualmente envolvido na expressão e compreensão das emoções.