:

Quais áreas do cérebro são afetadas pela depressão?

Quais áreas do cérebro são afetadas pela depressão?

Áreas importantes do cérebro As áreas que desempenham um papel significativo na depressão são a amígdala, o tálamo e o hipocampo (veja a Figura 1). Pesquisas mostram que o hipocampo é menor em algumas pessoas deprimidas.

O que acontece com o corpo quando se tem depressão?

Aí, descobriram que os indivíduos com depressão têm índices de estresse oxidativo mais altos no organismo. Isso quer dizer que o corpo fica cheio de moléculas batizadas de radicais livres, que envelhecem as células e servem de estopim para problemas como câncer, doenças cardiovasculares e até Parkinson.

O que a depressão faz no corpo?

A tristeza profunda aumenta os radicais livres no organismo, que podem causar câncer e doenças cardiovasculares. Cerca de 350 milhões de pessoas no mundo sofrem de depressão, segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Mais do que uma simples tristeza, ela é uma doença séria que precisa de tratamento.

Como a depressão age no sistema nervoso central?

A depressão pode causar muitos sintomas no sistema nervoso central, muitos dos quais são fáceis de descartar ou ignorar. Adultos mais velhos também podem ter dificuldade em identificar alterações cognitivas porque é fácil descartar os sinais de depressão relacionados ao “envelhecimento”.

Qual parte do cérebro é responsável pela inteligência?

Córtex cerebral pode ser responsável por inteligência e consciência única.