:

O que é o teatro de revista?

O que é o teatro de revista?

Chamamos de teatro de revista ao espetáculo teatral composto de números falados, musicais e coreográficos, humorismo, etc. Esse gênero teatral alcançou grande popularidade no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro, pela crítica bem-humorada com que enfocava certos aspectos do cotidiano do país.

Quais as características do teatro de revista?

Caracteriza-se pelo frequente apelo à sensualidade e pela sátira social e política. Geralmente os espetáculos constituem-se de esquetes entremeados por musicais e dança. Tal como nas operetas ou nos musicais, a revista junta as contribuições da música, da dança e do teatro numa atuação global.

Quem criou o teatro de revista?

Justiniano de Figueiredo Novaes O teatro de revista brasileiro tem início em 1859, no Teatro Ginásio, no Rio de Janeiro, com o espetáculo As Surpresas do Sr. José da Piedade, de Justiniano de Figueiredo Novaes.

Qual era o objetivo do teatro de revista?

O objetivo deste tipo de espetáculo era recordar e criticar os acontecimentos mais marcantes do ano que findava através de sketches onde havia canto, dança e declamação. Este tipo de teatro surgiu para fazer frente ao monopólio do teatro estatal francês.

O que o teatro de revista apresenta em sua constituição?

Pode-se então caracterizar o teatro de revista como um veículo de difusão de modos e costumes, como um retrato sociológico, ou como um estimulador de riso e alegria através de falas irônicas e de duplo sentido, canções "apimentadas" e hinos picarescos.

O que foi o teatro de revista e qual a principal artista desse estilo artístico?

Gênero de teatro musicado surgido no Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX. ... Nessa época, Artur Azevedo já fazia sucesso com suas revistas, que contribuiriam para torná-lo o grande nome do teatro musical brasileiro. No início, o novo gênero sofreu a influência das revistas européias.

Quando o teatro de revista chegou ao Brasil?

TEATRO DE REVISTA. O teatro de revista tornou-se um gênero popular no Brasil a partir do final do século XIX.

Quem foi a vedete mais famosa do teatro de revista?

Virgínia Lane, a mais famosa das vedetes, nasceu no Rio de Janeiro, em 28 de fevereiro de 1916.

Por que se chama teatro de revista?

Teatro de Revista é um gênero teatral que surgiu na França na segunda metade do século XVII e ficou popularmente famoso no século XX, quando se espalhou pelo mundo. Sem um fio condutor de ação, os espetáculos são compostos de esquetes de caráter crítico e números musicais com figurinos extravagantes.

Quando surgiu o teatro de revista no Brasil?

TEATRO DE REVISTA. O teatro de revista tornou-se um gênero popular no Brasil a partir do final do século XIX.

Quais foram os motivos do teatro de revista entrar em decadência?

Fala-se de decadência o tempo todo, com motivos e culpados diversos: lamenta-se o baixo nível das produções nacionais, o despreparo dos atores, a imoralidade dos palcos brasileiros; são apontados como culpados os empresários e diretores que só buscam lucro fácil, sem preocupação com o nível estético de suas produções, ...

O que o teatro de revista influenciou no Brasil?

O tão famoso teatro de revista chegou ao Brasil no século XX com toda influência do estilo parisiense vindo dos cabarés, como o Bataclan e Moulin-Rouge.

O que quer dizer palavra vedete?

1. [Brasil] Artista conhecido a quem são atribuídos grandes papéis no cinema, no teatro ou noutro tipo de espectáculos . 2. [Brasil] Pessoa que, por qualquer razão, se destaca em determinada área (ex.: as vedetes da política).

Em qual século surgiu o teatro de revista?

século XVII Teatro de Revista é um gênero teatral que surgiu na França na segunda metade do século XVII e ficou popularmente famoso no século XX, quando se espalhou pelo mundo. Sem um fio condutor de ação, os espetáculos são compostos de esquetes de caráter crítico e números musicais com figurinos extravagantes.

O que foi a revista O Tribofe e qual era o seu foco de atuação?

O Tribofe (1892), revista de ano, escrita por Arthur Azevedo, inseria como ponto de partida o panorama circular do Rio de Janeiro, pintado por Victor Meirelles e o belga Langerock, e exposto, em 1891, na Praça XV de Novembro, dentro de uma arquitetura redonda própria, a rotunda.

Por que se chama Teatro de revista?

Teatro de Revista é um gênero teatral que surgiu na França na segunda metade do século XVII e ficou popularmente famoso no século XX, quando se espalhou pelo mundo. Sem um fio condutor de ação, os espetáculos são compostos de esquetes de caráter crítico e números musicais com figurinos extravagantes.