:

O que descreve a obra de Jean Lery?

O que descreve a obra de Jean Lery?

Considerada uma das grandes obras em meio à literatura de viajantes francesa do século XVI, o autor relata as experiências vividas em meio à presença de quase um ano na França Antártica, projeto efêmero de colonização francesa ao sul do Brasil, na Baía da Guanabara, no que é atualmente o Rio de Janeiro.

Qual a importância de Jean de Léry na história do Brasil?

O jovem Jean de Léry embarca em 1556, como missionário para a recém-criada colónia francesa de Fort-Coligny, na baía de Guanabara, Rio de Janeiro, Brasil. ... Jean de Léry estava em Sancerre quando se deu o Massacre de São Bartolomeu, a 24 de agosto de 1572, em que os católicos perseguiram ferozmente os protestantes.

Como os índios chamavam os franceses?

Os índios tupis chamavam os portugueses de peró e os franceses de mair, palavras cujo significado permanece controverso.

Qual a visão dos indígenas do Jean de Léry?

Outro elemento fundamental no relato de Léry é a sua visão do outro. O indígena, no relato de Léry, é visto ambiguamente. As crueldades que o nativo comete não podem ser encaradas como barbárie. ... Estas ambigüidades no relato de Léry evidenciam a transitoriedade entre dois mundos: o medieval e o moderno.

Quando o livro de Jean de Léry foi escrito?

O francês Jean de Léry publicou em 1578 um dos mais interessantes relatos sobre o Novo Mundo recém conquistado pelos europeus: Histoire d'un voyage faict en la terre du Brésil (História de uma viagem feita na terra do Brasil, ou simplesmente Viagem à terra do Brasil).

Qual demonstra uma diferença entre a sociedade europeia e indígena no sentido?

O viajante francês Jean de Léry (1534-1611) reproduz um diálogo travado, em 1557, com um ancião tupinambá, o qual demonstra uma diferença entre a sociedade europeia e a indígena no sentido: A) do destino dado ao produto do trabalho nos seus sistemas culturais.

O que foi a França Antártica e qual sua principal consequência para o Brasil?

A França Antártica se caracterizou pelo período em que os franceses tomaram posse de uma pequena parte do litoral brasileiro. ... Doenças, péssimas condições de alimentação e disponibilidades de bens necessários na vida cotidiana constituíam a base de várias deserções, fugas e migrações de franceses para aldeias indígenas.

Porque Villegagnon voltou para a Europa em 1558?

Entre eles, Jean de Léry e ministros protestantes. ... De volta à França em 1558, após uma penosa travessia, os protestantes não tardam em relatar as crueldades cometidas contra os índios e os colonos. Para se justificar, Villegagnon confia o governo do forte a seu sobrinho e volta para Paris em 1559.

O que é índio tupinambá?

Os Tupinambás são índios que por volta do século XVI habitaram em praticamente toda a costa brasileira desde o Recôncavo Baiano até ao atual Rio de Janeiro. Foi uma tribo que chamou muito a atenção dos portugueses, no sentido em que praticavam rituais de antropofagia, ou seja, eram canibais.

Quais índios apoiaram os franceses?

O nome adotado se deu pelo fato de os franceses acharem que estavam próximos ao polo antártico. A colônia conseguiu o apoio dos índios tamoios, que os auxiliaram na exploração do pau-brasil em troca de artefatos produzidos na Europa, principalmente os de metal, como ferramentas.

Como Lery avaliava os índios brasileiros?

Em alguma medida, Léry adere à crítica do índio aos europeus e, em sentido inverso, ao descrever os hábitos dos tupinambás ao longo do livro, muitas vezes não esconde sua admiração pelo modo de vida “selvagem”. Essa relativa abertura de Léry ao outro talvez encontre explicação em seu percurso de vida.

Qual a visão que os indígenas tinham dos europeus?

A cultura indígena era considera pelo europeu como sendo inferior e grosseira. Dentro desta visão, acreditavam que sua função era convertê-los ao cristianismo e fazer os índios seguirem a cultura europeia. Foi assim, que aos poucos, os índios foram perdendo sua cultura e também sua identidade.

Como se chama o Criador da Terra segundo a etnia Tupinambá?

Os tupinambás creem que houve, nos primórdios do tempo, um ser chamado Monan. Segundo alguns etnógrafos, ele podia não ser exatamente um deus, mas aquilo que se convencionou chamar de um "herói civilizador". Deus ou não, o fato é que Monan criou os céus e a Terra, e também os animais.

Quais as consequências da chegada dos portugueses na vida dos povos indígenas?

O processo de colonização levou à extinção de muitas sociedades indígenas que viviam no território dominado, seja por meio das guerras, seja em consequência do contágio por doenças trazidas dos países distantes como a gripe, o sarampo e a varíola, que vitimaram, muitas vezes, sociedades indígenas inteiras, em razão dos ...

Qual a relação da França Antártida com o Brasil?

A França Antártica foi uma colônia francesa estabelecida na região da Baía do Rio de Janeiro (como era então conhecida a Baía de Guanabara), no Estado do Rio de Janeiro, no Brasil, no século XVI, com o apoio dos tamoios, a população nativa da Guanabara, existindo de 15, quando os últimos remanescentes da ...

O que foi e como foi desfeita a França Antártica?

Em março de 1560, os portugueses iniciaram o processo de expulsão dos franceses, tomando sua fortaleza e dissipando-os pelos matos. Dispersos pelo território, os franceses ainda retornariam àquela Baía e manteriam o comércio de especiarias e pau-brasil com os corsários franceses.

Onde Nicolas Durand invadiu?

Denominada como ilha de Serigipe pelos indígenas, e como Ilha das Palmeiras pelos conquistadores portugueses, a sua atual denominação é uma homenagem ao primeiro colonizador, o almirante francês Nicolas Durand de Villegagnon, que a invadiu em 1555, nela erguendo o Forte Coligny, quando da tentativa de estabelecimento ...

Como os portugueses reagiram para expulsar os franceses?

Quando os franceses invadiram o Brasil, os portugueses já tinham iniciado o processo de colonização. Desde de 1549 o Brasil possuía um governo-geral. Assim, Portugal reagiu, determinando ao governador-geral, Duarte da Costa que organizasse uma campanha para pôr um fim à França Antártica.

Quem são os Tupinambá?

Os Tupinambás são índios que por volta do século XVI habitaram em praticamente toda a costa brasileira desde o Recôncavo Baiano até ao atual Rio de Janeiro. Foi uma tribo que chamou muito a atenção dos portugueses, no sentido em que praticavam rituais de antropofagia, ou seja, eram canibais.

O que os povos Tupinambá desenvolveram?

Os Tupinambá de Olivença produzem uma enorme variedade de alimentos a partir de vários tipos de mandioca. Destaca-se a importância da produção de farinha de mandioca, do beiju e da “giroba” (bebida fermentada) para a vida social e também para a subsistência dos Tupinambá.