Como deve ser feito o descarte de resíduos químicos?
Como deve ser feito o descarte de resíduos químicos?
Resíduos químicos sólidos deverão ser colocados para descarte em recipiente de material rígido, como, por exemplo, as caixas para perfurocortante. Essa caixa será devidamente lacrada e etiquetada, sendo identificada como resíduo químico. Ela ficará armazenada em local adequado até que seja feita a retirada.
Onde descartar produtos químicos?
A DPC BRASIL é a entidade conceituada como lugar recomendado em onde descartar produtos químicos vencidos nas suas mais variadas exigências, incluindo a sua demanda, porque atua há vários anos de maneira específica neste mercado atendendo em portes variados e com diversas atividades igualmente especificadas.
O que é o Programa de Gerenciamento de resíduos químicos?
O PGRQ tem como objetivo principal definir a forma de gerenciamento de resíduos químicos do Laboratório e orientar os usuários na segregação, manejo, acondicionamento e destinação dos resíduos produzidos, visando a sustentabilidade ambiental da região em que o Laboratório está inserido.
O que é um resíduo químico?
De acordo com a Resolução CONAMA nº 358, de 29 de abril de 2005 resíduo químico é todo material ou substância com característica de periculosidade, quando não forem submetidos a processo de reutilização ou reciclagem, que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de suas características de ...
Qual a maneira correta de realizar o descarte de produtos químicos dos laboratórios?
RESÍDUOS QUÍMICOS Medicamentos devem ser descartados em sacos plásticos brancos. Deve-se ter o cuidado de separar todas as embalagens descartáveis no lixo comum (papelão, plástico, metal), descartando apenas blister, cápsulas, líquidos, etc.
Como deve ser feito o descarte de formol?
Quando o formaldeído líquido (formol) é usado em grandes quantidades, os resíduos produzidos devem ser colocados em recipiente separado e retulado e encaminhados para reciclagem específica ou para incineração, se não será reutilizado.
O que fazer com resíduos químicos?
Os resíduos químicos laboratoriais devem ser armazenados temporariamente em abrigos específicos até que sejam retirados para tratamento. O tratamento deve ser realizado por uma empresa especializada. No armazenar devem ser tomadas medidas nas quais as características e as quantidades dos resíduos não se alterem.
Quais são os lixos químicos?
Eles são considerados como lixos químicos, que são pilhas, baterias, termômetros, lâmpadas fluorescentes, agrotóxicos, remédios vencidos, alguns resíduos industriais e hospitalares e os demais produtos e materiais que contenham em sua composição elementos químicos e tóxicos cujas propriedades apresentem um elevado grau ...
Quais as etapas para a gestão de resíduos de laboratórios químicos?
O gerenciamento de resíduos químicos laboratoriais envolve uma série de etapas, que englobam: a segregação; o acondicionamento; o tratamento; o armazenamento; o transporte; e a disposição final.
Como se classificam os resíduos gerados no laboratório de química?
Via de regra os resíduos químicos são classificados como perigosos (Classe I) segundo a Norma NBR 10004 [22] porque quase sempre apresentam pelo menos uma das seguintes características: reatividade, inflamabilidade, corrosividade e toxicidade.
Como tratar resíduos químicos?
Os resíduos químicos laboratoriais devem ser armazenados temporariamente em abrigos específicos até que sejam retirados para tratamento. O tratamento deve ser realizado por uma empresa especializada. No armazenar devem ser tomadas medidas nas quais as características e as quantidades dos resíduos não se alterem.
Quais são os resíduos que apresentam risco químico?
Já entre os exemplos de resíduos químicos líquidos estão produtos de limpeza, remédios descartados por serviços de saúde, resíduos com materiais de laboratórios, bem como efluentes de processadores de imagens ou de equipamentos automatizados.
Como fazer o descarte de produtos químicos vencidos?
Para descartar resíduos químicos em estado sólido, é preciso de uma caixa com nenhum furo aparente, que esteja devidamente lacrada e etiquetada para que outras pessoas possam identificar o produto. O produto tem que ficar dentro da caixa até chegar a um lugar apropriado.
Como deve ser o descarte de vidrarias quebradas no laboratório?
Toda vidraria quebrada deve ser descartada corretamente. Acondicionar em caixas de papelão forradas com saco plástico e fundo reforçado com fita adesiva grossa. Respeitar o limite máximo de 5 Kg e ¾ do volume da caixa. Local de descarte: Galpão de Lixo Biológico.
Como é feito o descarte do ácido Sulfurico?
Lavar para o esgoto com bastante água (cerca de 50 vezes o volume de material a ser descartado). Soluções podem ainda ser absorvidas em vermiculita, terra diatomácea, manta de polipropileno ou outro material similar e coletar em recipientes apropriados para descarte.
Como gerenciar resíduos químicos?
O gerenciamento de resíduos envolve uma série de etapas, que englobam: i) a realização de um inventário; ii) a proposição de medidas de minimização; iii) a segregação; iv) o acondicionamento; v) a rotulagem dos resíduos; vi) o tratamento; vii) o armazenamento; viii) o transporte e a ix) disposição final dos resíduos.
Qual é a classificação dos resíduos químicos?
Assim, são divididos em resíduos Classe I – Perigosos; e resíduos Classe II – Não perigosos, sendo estes subdivididos em resíduos Classe II A – Não inertes e Classe II B – Inertes.
O que são resíduos do grupo B?
Descrição: Classificados pela ANVISA como Resíduos de Serviço da Saúde do grupo B, são resíduos de substâncias químicas que conferem risco à saúde pública ou ao meio ambiente dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade, gerados nos diversos laboratórios em atividade ...
O que é gestão de resíduos em laboratório?
Processo que modifica as características dos resíduos, reduzindo ou até eliminando o risco de contaminação, de acidentes ocupacionais ou de danos ao meio ambiente.
Como deve ser feito o armazenamento de produtos químicos?
Os compostos corrosivos, como ácidos inorgânicos, bases e mais potencialmente perigosos devem ser armazenados sempre na parte inferior da bancada (prateleira). O mesmo deve ser feito com os produtos inflamáveis e explosivos, os quais devem manter boa distância dos oxidantes.