:

Em que caso o cimento de ionômero de vidro convencional está Contra-indicado?

Em que caso o cimento de ionômero de vidro convencional está Contra-indicado?

6.2 Contra-indicações Os cimentos ionoméricos, no atual estágio de desenvolvimento, são materiais frágeis, com baixa resistência à tração e ao cisalhamento e portanto, são contra-indicados para áreas sujeitas a grandes cargas oclusais.

Por que não podemos restaurar definitivamente os elementos dentários com cimento de ionômero de vidro?

Isso piora ainda mais caso o esmalte se desidrate devido ao isolamento do dente. Para a restauração de cavidades que abrangem grande extensão da superfície vestibular, os cimentos de ionômero de vidro podem não garantir uma estética adequada, e, portanto, deve-se considerar o emprego de resinas compostas.

Como deve ser o preparo da dentina para receber o ionômero convencional?

A estrutura dentária (dentina) antes de receber o cimento do ionômero de vidro deve ser tratada com soluções ácidas fracas e mordentes com o objetivo de melhorar as características adesivas do cimento.

Quais as principais indicações usos dos CIVS?

Entre as principais indicações do cimento de ionômero de vidro em odontologia podemos citar: => Selamentos de cicatrículas e fissuras; => Classe I conservativas; => Classe II tipo tunel e “slot”horizontal; => Classe III e V – lesões cariosas; => Classe V – erosão, abrasão e abfração; => Restaurações laminadas ou mistas ...