:

Como ocorre o metabolismo das purinas?

Como ocorre o metabolismo das purinas?

As purinas ingeridas não são incorporadas a ácidos nucleicos. São convertidas a ácido úrico por enzimas da mucosa intestinal e do fígado e também excretadas na urina. Grande parte das purinas resultantes da degradação do DNA endógeno são reaproveitadas para síntese de novos nucleotídeos.

O que são as purinas?

Purinas são bases nitrogenadas que compõem o nucleotídeo. Adenina (A) e Guanina (G) são purinas que, por ponte de hidrogênio, se ligam às pirimidinas Timina (T) e Citosina (C), respectivamente. ... Existem outros tipos de purinas na natureza.

Como é o metabolismo do ácido úrico?

O ácido úrico é um produto do metabolismo das purinas (proteínas), por ação de uma enzima. Ele é um ácido fraco e a sua forma ionizada, o urato monossódico, é a forma encontrada no plasma humano, no líquido extra-celular e na sinóvia. A sinóvia é o líquido viscoso, que preenche as cavidades articulares.

Onde ocorre o catabolismo de purinas?

A degradação dos ácidos nucleicos e nucleotídeos ocorre principalmente no fígado e inicia-se por enzimas ditas nucleases e nucleotidases. Os nucleotídeos de guanina geram: guanosina, guanina e xantina.

Como ocorre o metabolismo das bases nitrogenadas?

Os ácidos nucleicos da dieta (DNA e RNA) são hidrolisados por enzimas digestivas (pancreáticas e intestinais) gerando em passos sucessivos polinucleotídeos, nucleotídeos e nucleosídeos.

Como ocorre a produção de ácido úrico?

Esse ácido é uma substância naturalmente produzida pelo organismo, sendo o resultado da quebra de moléculas de purina, uma proteína presente em muitos alimentos, como os embutidos, feijão e carnes citados acima. Ao serem ingeridas, as purinas são utilizadas e degradadas, transformando-se em ácido úrico.

Quais os alimentos ricos em purinas?

Alimentos com grande quantidade de purinas
  • extrato de carne;
  • consumo de carne e frango;
  • coração, fígado, rins, miolos;
  • vitela, carneiro, cabrito;
  • bacon, frios, embutidos em geral;
  • peixes e frutos do mar: arenque, anchovas, bacalhau, sardinha, salmão, mexilhão, camarão, ostras, lagosta, caranguejo, ovas de peixe;

Quais as bases púricas ou purinas?

Adenina, guanina, citosina, timina e uracila Bases púricas ou purinas - derivam da purina e possuem dois anéis (um hexagonal e um pentagonal) de carbono e nitrogênio. Fazem parte desse grupo a adenina (A) e a guanina (G); ... Fazem parte desse grupo a citosina (C), a timina (T) e a uracila (U).

Quais são os sintomas do ácido úrico alto?

O excesso de ácido úrico é caracterizado por inchaço, inflamação, dor e sensibilidade nas juntas. Pode afetar as articulações dos pés, base dos dedos, joelhos, tornozelos, pulsos e dedos das mãos. A análise do ácido úrico pode ser feita através do exame do sangue ou de urina.

Onde são encontradas as purinas?

O que são purinas?
  • extrato de carne;
  • consumo de carne e frango;
  • coração, fígado, rins, miolos;
  • vitela, carneiro, cabrito;
  • bacon, frios, embutidos em geral;
  • peixes e frutos do mar: arenque, anchovas, bacalhau, sardinha, salmão, mexilhão, camarão, ostras, lagosta, caranguejo, ovas de peixe;

Quais são as purinas do DNA?

Adenina, guanina, citosina, timina e uracila Bases púricas ou purinas - derivam da purina e possuem dois anéis (um hexagonal e um pentagonal) de carbono e nitrogênio.

Como ocorre a via de salvação?

A rota de salvamento de purinas em células humanas ocorre quando adenina e adenosina são convertidas a AMP pela adenina fosforribosiltransferase (APRT) e adenosina quinase, respectivamente, e hipoxantina e guanina são convertidas a inosina monofosfato (IMP) ou guanosina monofosfato (GMP) pela hipoxantina ...

O que significa bases Pirimidicas?

Bases pirimídicas ou pirimidinas - derivam da pirimidina, são menores que as púricas e formadas por um anel (hexagonal) de carbono e nitrogênio. Fazem parte desse grupo a citosina (C), a timina (T) e a uracila (U).

Quando produzimos ácido úrico?

O ácido úrico está entre as substâncias naturalmente produzidas pelo organismo. Ele surge como resultado da quebra das moléculas de purina – proteína contida em muitos alimentos – por ação de uma enzima chamada xantina oxidase. Depois de utilizadas, as purinas são degradadas e transformadas em ácido úrico.

Quais são os alimentos que não contém purina?

Alimentos como café, cacau, iogurtes naturais, frutas e queijos podem fazer parte da alimentação, pois têm baixo teor de purina. O ideal é que se consulte um nutricionista que pode prescrever uma dieta balanceada, baseando-se em seu histórico médico.

Quais frutas faz mal para ácido úrico?

Evitar o consumo de alimentos ricos em purinas, como fígado, rins e moela; Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas; Diminuir o consumo de produtos industrializados e com muito açúcar, como refrigerantes, bolachas, sorvetes ou comida pronta; Aumentar o consumo de alimentos com vitamina C como laranja, abacaxi e acerola.

Qual a diferença entre as bases púricas e Pirimídicas?

Bases púricas ou purinas - derivam da purina e possuem dois anéis (um hexagonal e um pentagonal) de carbono e nitrogênio. ... Bases pirimídicas ou pirimidinas - derivam da pirimidina, são menores que as púricas e formadas por um anel (hexagonal) de carbono e nitrogênio.

Quais são as bases púricas?

Bases Nitrogenadas
  • Bases Nitrogenadas. ...
  • Adenina e guanina são classificadas como PÚRICAS, pois elas são moléculas compostas por dois anéis. ...
  • Adenina faz par com a Timina, formando o par de bases A-T, e ocorre dupla ligação entre essas bases. ...
  • Existem também as regras de Chargaff: ...
  • O Açúcar – Desoxirribose.

Como eliminar o ácido úrico no corpo?

De uma maneira geral, o mais indicado para o tratamento no controle do índice de ácido úrico é preferir alimentos menos industrializados, seguir uma dieta balanceada e saudável, rica em leite e derivados, frutas e verduras e esquecer o consumo de bebidas alcoólicas – incluindo a cerveja, que é rica em purina.

O que causa o excesso de ácido úrico no organismo?

O excesso de ácido úrico é caracterizado por inchaço, inflamação, dor e sensibilidade nas juntas. Pode afetar as articulações dos pés, base dos dedos, joelhos, tornozelos, pulsos e dedos das mãos. A análise do ácido úrico pode ser feita através do exame do sangue ou de urina.