:

Qual a função dos compostos fenólicos?

Qual a função dos compostos fenólicos?

Os compostos fenólicos são metabólitos secundários sintetizados abundantemente no reino vegetal e amplamente estudados. Atuam principalmente como agentes de defesa em resposta a estresses causados aos frutos e vegetais, conferindo-os adstringência, coloração, sabor e aroma.

Quais são os compostos fenólicos?

Os compostos fenólicos presentes nas especiarias se encontram representados por flavonoides e por ácidos fenólicos, sobretudo derivados do ácido cafeico: ácidos clorogênico e rosmarínico, além dos ácidos ferúlico, salicílico, quinico, entre outros.

Onde são encontrados os compostos fenólicos?

Compostos fenólicos são abundantes em frutas, vegetais e alimentos derivados dos mesmos, que são consistentemente associados à redução no risco de doenças cardiovasculares, câncer e outras doenças crônicas.

Quais são os principais benefícios dos compostos fenólicos para nossa vida?

Os compostos fenólicos naturalmente encontrados nos alimentos são potentes antioxidantes. A atividade antioxidante dessas substâncias é de interesse nutricional, uma vez que tem sido associada à potencialização de efeitos promotores da saúde humana através da prevenção de várias doenças.

O que são compostos fenólicos em plantas?

As plantas produzem uma grande diversidade de compostos secundários que contêm um grupo fenol: um grupo hidroxila funcional em um anel aromático: Essas substâncias são classificadas como compostos fenólicos. ... Devido à sua diversidade química, os compostos fenólicos exercem diferentes papéis nos vegetais.

Como os compostos fenólicos atuam como antioxidantes?

A atividade antioxidante de compostos fenólicos é principalmente devida às suas propriedades de óxido-redução, as quais podem desempenhar um importante papel na absorção e neutralização de radicais livres, quelando o oxigênio triplete e singlete ou decompondo peróxidos.

Quais as propriedades dos conservantes fenólicos?

Compostos fenólicos estão amplamente distribuídos pelo reino vegetal e possuem alto potencial antioxidante devido à capacidade de neutralizar e sequestrar radicais livres. Esses compostos são utilizados pela indústria na conservação de alimentos, principalmente os ácidos fenólicos.

Qual a importância do fenóis para a nossa vida?

Os fenóis estão presentes em desinfetantes, antissépticos bucais e hospitalares, na fabricação de medicamentos, plásticos explosivos, corantes, entre outras aplicações. Os fenóis são compostos que possuem o grupo hidroxila (OH) ligado a um anel benzênico.

O que são os compostos fenólicos?

Na química orgânica, compostos fenólicos são uma classe de compostos químicos que consistem em um grupo hidroxilo ligado diretamente a um grupo hidrocarboneto aromático. O mais simples é a classe de fenol, que também é chamado ácido carbólico. ... Alguns fenóis são germicidas e são usados ​​na formulação de desinfectantes.

O que são compostos fenólicos e como são originados?

Os compostos fenólicos são originados do metabolismo secundário das plantas, sendo essenciais para o seu crescimento e reprodução, além disso se formam em condições de estresse como, infecções, ferimentos, radiações UV, dentre outros6.

Quais os danos causados pelos radicais livres?

Os radicais livres podem contribuir para o surgimento de alguns problemas de saúde, como o enfraquecimento do sistema imunológico e o envelhecimento, bem como de distúrbios mais sérios, como artrite, arteriosclerose, catarata, entre outros.

Qual a importância dos fenóis e onde podemos utilizar?

Os fenóis tem a seguinte importância são usados em produtos de limpeza como desinfetantes, usado em creolina, usado na produção de corantes, produção de resinas, produção de baquelites, pomadas para queimaduras, detonadores de explosivos.

O que o fenol pode causar?

Pode causar colapso e óbito. - Inalação: A inalação do fenol pode irritar a boca, nariz, garganta e pulmões provocando tosse e/ou respiração irregular. Pode causar parada respiratória.

O que são compostos fenólicos exemplos?

Na química orgânica, compostos fenólicos são uma classe de compostos químicos que consistem em um grupo hidroxilo ligado diretamente a um grupo hidrocarboneto aromático. Os compostos fenólicos são classificados como fenóis simples ou polifenóis, com base no número de unidades de fenol na molécula. ...

O que são compostos bioativos dos alimentos?

Resumidamente e, segundo consenso comum, os compostos bioativos são compostos essenciais e não essenciais (por exemplo, vitaminas ou polifenóis) que ocorrem na natureza, fazem parte da cadeia alimentar e podem ter efeito sobre a saúde humana.

Como podemos combater os danos causados a pele pelos radicais livres?

Entretanto, é possível prevenir esse estresse oxidativo e prevenir os danos que ele pode causar na nossa pele com uma boa alimentação, consumo adequado de água diariamente, a aplicação do filtro solar e, principalmente, adotar um cuidado que deve te acompanhar sempre: um antioxidante eficaz.

O que pode aumentar os radicais livres?

Há, no entanto, situações que podem aumentar consideravelmente a produção dos radicais livres, superando a capacidade natural do nosso corpo de lidar com eles. Entre elas estão a poluição do ar, a ingestão de alimentos com resíduos de pesticidas ou aditivos químicos, o estresse e o uso de cigarro e álcool.

Qual é a função do fenol?

O fenol é uma função orgânica especial. Nela, há a presença de um anel aromático com uma ou mais hidroxilas (OH) ligadas a ele. Eles são mais ácidos que álcoois, apesar da hidroxila. O composto mais famoso da função também é conhecido como fenol.

Onde se usa o Enol?

Também chamado de álcool vinílico, ele pode ser utilizado em perfumarias, indústrias alimentícias e farmacêuticas, além de dar origem à vitamina C, extremamente importante para a regulação da nossa saúde e bem-estar.

Para que o fenol é utilizado?

O fenol é utilizado hoje na fabricação de corantes, na preparação de resinas, na produção de fenolftaleína (um indicador ácido-base muito utilizado em processos de titulação em laboratórios), da aspirina, do ácido pícrico (que será mencionado no próximo parágrafo) e dos cresóis acima.