:

Qual a história de Catirina e Francisco?

Qual a história de Catirina e Francisco?

A história mais comum aborda a escrava Catirina (ou Catarina), grávida, que pede ao marido Chico (ou Pai Francisco) para comer língua de boi. O escravo atende ao desejo da esposa, matando o boi, e sendo preso a mando do dono da fazenda. Com a ajuda de curandeiros, o boi é então ressuscitado.

Quem são Mãe Catirina e Pai Francisco?

Reza a lenda que deu origem ao Bumba Meu Boi do Maranhão que Mãe Catirina, a mulher de um casal de escravos de uma fazenda, estava grávida e teve o desejo de comer a língua do boi mais querido do patrão. Pai Francisco, seu marido, mesmo sabendo do risco que corria, matou o boi para satisfazer o pedido da esposa.

Qual é a história do bumba meu boi?

No nordeste, a história do Bumba meu boi foi inspirada na lenda da Mãe Catirina e do Pai Francisco (Chico). Nessa versão, Mãe Catirina e Pai Francisco são um casal de negros trabalhadores de uma fazenda. Quando Mãe Catirina fica grávida, ela tem desejo de comer a língua de um boi.

O que é uma pessoa Catirina?

[Brasil] [ Etnografia ] Personagem feminina, alegre e brincalhona, do bumba-meu-boi .

Como se chamava a esposa do pai Francisco?

Pai Francisco (ou Nêgo Chico), vaqueiro honesto e pacato, cuidava de um boi de propriedade de um certo senhor. Chico era casado com Catirina. Um dia, ela, grávida, sente o desejo de comer a língua do boi.

O que é o sotaque na execução do bumba meu boi?

A estética diferenciada nos vários grupos de bumba meu boi no Maranhão é denominada de sotaque. Assim, pode ser entendido como a modalidade ou o estilo rítmico que divide os diferentes grupos de bumba meu boi. É determinado pela região ou cidade de origem do boi e/ou pelo conjunto de instrumentos utilizados.

Quem é pai Francisco no candomblé?

Congo_ Ex: (Pai Francisco do Congo), refere-se a pretos velhos ativos na linha de Iansã; Aruanda_ Ex: (Pai Francisco de Aruanda), refere-se a pretos velhos ativos na linha de Oxalá.

Quem são os personagens da lenda do bumba meu boi?

Personagens Humanos: o Capitão Boca Mole, um fazendeiro dono da festa; Bastião, ajudante do Capitão e amigo de Mateus, que em algumas versões aparece como filho do fazendeiro; Mateus, que dependendo da região é chamado de Chico, Pai Chico ou Pai Francisco; Arlequim, que aparece como pajem; Catirina, Catarina, Catita ou ...

O que é a festa do boi bumbá?

Bumba meu boi ou Boi-bumbá é uma dança surgida no século XVIII na região Nordeste. ... O bumba meu boi tem influências das culturas africana, europeia e indígena e a história que envolve sua dança é de um casal de escravos, Pai Francisco e Mãe Catirina (ou Catarina).

O que é a dança Boi Bumbá?

O bumba meu boi, conhecido também como boi bumbá em algumas regiões brasileiras, é uma das mais tradicionais danças do folclore brasileiro. A tradição é uma apresentação típica das região Norte e região Nordeste do país, que une dança, música e teatro para contar a história da lenda de um boi.

O que é Catimbira?

1. [Brasil, Informal] Manha, astúcia. 2.

Como é chamado o homem que veste a fantasia do bumba meu boi?

Tradicional dança do folclore brasileiro A dança é representada por um boi, no qual sua alegoria é produzida por uma armação feita em madeira e revestida por tecidos bordados . O homem que veste a fantasia é chamado de “miolo do boi”.

Quem é o bumba meu boi do Masked Singer?

O The Masked Singer Brasil exibido na noite de terça-feira (31) mostrou que Marrone era a celebridade por trás da fantasia de Boi-Bumbá.

O que é o sotaque do boi?

Sotaques. ... O instrumento que dá nome ao sotaque é composto por dois pequenos pedaços de madeira, o que motiva os fãs de cada boi a engrossarem a massa sonora de cada "Batalhão". Além das matracas, são usados pandeirões e tambores-onça (uma espécie de cuíca com som mais grave).

Quais os sotaques do bumba meu boi *?

Você conhece os sotaques do Bumba-Meu-Boi?
  • Sotaque de matraca. É o mais popular e com maior numero de grupos no Estado, tendo surgido em São Luís e tem influência indígena. ...
  • Sotaque de Zabumba. ...
  • Sotaque de Orquestra. ...
  • Sotaque da Baixada. ...
  • Sotaque Costa de Mão.

Quem é pai Francisco na macumba?

Congo_ Ex: (Pai Francisco do Congo), refere-se a pretos velhos ativos na linha de Iansã; Aruanda_ Ex: (Pai Francisco de Aruanda), refere-se a pretos velhos ativos na linha de Oxalá.

Quem foi o Preto Velho Pai João?

Existiu também, a partir dos finais do século XIX, um ciclo de histórias em torno do personagem Pai João: um velho escravo africano, também usuário de uma variedade de português que contrasta com o português brasileiro.

Quais os principais personagens do Bumba-meu-boi do Maranhão?

As principais são: Pai Francisco, o ladrão do boi; Catirina, a esposa grávida; o amo, fazendeiro, dono do boi; os vaqueiros e o pajé, o curandeiro que ressuscitará o animal; o(a)s índios(a)s ou tapuio(a)s, chamados para rastrear o boi.

Qual é a origem da festa do boi bumbá?

Segundo os historiadores, a manifestação teve origem na cultura dos países da Europa, especialmente da tradição luso-ibérica do século XVI, e foi trazida para o Brasil através de colonizadores portugueses, misturando-se à cultura dos países da África e indígena.

Quais são as características do bumba meu boi?

As principais características do Bumba Meu Boi são:
  • Envolve músicas, danças, teatro e desfiles;
  • Ambiente festivo;
  • Tradição popular;
  • Envolve muitas cores;
  • As apresentações contam com diversos instrumentos: cavaquinho, violão, chocalho, pandeiro, matraca, triângulo, zabumba, entre outros;
  • O principal ritmo é a toada;