:

Quais são as características básicas da epidemiologia?

Quais são as características básicas da epidemiologia?

Epidemiologia pode ser definida como a ciência que estuda o processo saúde- doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determi- nantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças e ...

Quais são as três aplicações básicas da epidemiologia?

Distingue-se e aceita-se, desde a década de 1980, ao menos quatro grandes áreas de aplicação e uso da epidemiologia nos serviços de saúde: 1) vigilância em Saúde Pública (ou epidemiológica); 2) análise da situação de saúde; 3) identificação de perfis e fatores de risco; e 4) avaliação epidemiológica de serviços.

Porque a epidemiologia não possui uma metodologia de ação específica?

A epidemiologia não possui uma metodologia de aplicação específica, podendo variar de acordo com o surgimento das doenças, mas possui 6 metas obrigatórias que podem ser acrescidas; são originárias da metodologia científica e devem ser aplicadas em sua ordem específica: Estudo exato.

Quando os primeiros estudos epidemiologia começaram a surgiu Qual era o seu foco aplicação inicial?

Enquanto termo a epidemiologia foi primeiramente utilizada no século XVI na Espanha em um título de um trabalho sobre a peste sendo somente recuperado anos mais tarde em 1802 por Juan Villalba na obra Epidemiologia espanhola, que descrevia todas as epidemias conhecidas até o momento.

Quais as características da transcendência em epidemiologia?

· Transcendência - que se tem definido como um conjunto de características apresentadas por doenças e agravos, de acordo com sua apresentação clínica e epidemiológica, das quais as mais importantes são: a severidade medida pelas taxas de letalidade, hospitalizações e seqüelas; a relevância social que subjetivamente ...

Quais são as 4 Vigilancias?

A partir daí, a vigilância se distribui entre: epidemiológica, ambiental, sanitária e saúde do trabalhador. A vigilância epidemiológica reconhece as principais doenças de notificação compulsória e investiga epidemias que ocorrem em territórios específicos....Vigilância em saúde
  • Você está aqui:
  • V.
  • Vigilância em saúde.

Onde e como são aplicados os conhecimentos da epidemiologia?

Definição da Epidemiologia Sua área de atuação compreende ensino e pesquisa em saúde, avaliação de procedimentos e serviços de saúde, vigilância epidemiológica e diagnóstico e acompanhamento da situação de saúde das populações.

Quais os principais métodos de investigação da epidemiologia?

  • 1 – Avaliação de testes diagnósticos. 1.1 – Reprodutibilidade.
  • 2 – Estudos de prevalência. 2.1 – Medidas de prevalência: no ponto e no período. ...
  • 3 – Estudos de caso controle. 3.1 – Seleção de participantes: seleção de casos e de controles. ...
  • 4 – Estudos de coorte. ...
  • 5 – Ensaio clínico.

Quais são os métodos Epidemiologicos?

O método epidemiológico, por outro lado, é uma compilação de conceitos e estratégias, derivados e compartilhados com várias ciências, porém aplicados ao estudo da saúde e de doença, no nível populacional. A aplicação do método epidemiológico conduz, progressivamente, ao raciocínio epidemiológico.

Quando surgiu a epidemiologia enquanto ciência?

A epidemiologia originou-se das observações de Hipócrates feitas há mais de 2000 anos de que fatores ambientais influenciam a ocorrência de doenças. Entretanto, foi somente no século XIX que a distribuição das doenças em grupos humanos específicos passou a ser medida em larga escala.

Como ocorreu Os primeiros registros da epidemiologia na humanidade?

A história da epidemiologia tem seus primeiros registros já na Grécia antiga, 400 anos antes de cristo, por meio de Hipócrates, em um trabalho denominado Dos Ares, Águas e Lugares.

Quais as funções da epidemiologia?

O objetivo principal é fornecer orientação técnica permanente para os profissionais de saúde, que têm a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos, tornando disponíveis, para esse fim, informações atualizadas sobre a ocorrência dessas doenças e agravos, bem como dos fatores ...

Quais são os 4 pilares na vigilância em saúde?

A partir daí, a vigilância se distribui entre: epidemiológica, ambiental, sanitária e saúde do trabalhador.

Quais as atuações das quatro vigilâncias?

De todo modo, três das quatro vigilâncias são “vigilâncias do conflito real ou potencial”: a dos processos de produção-trabalho (vigilância em saúde do trabalhador); a dos processos de produção-consumo (vigilância sanitária); e a da exposição a situações de risco, principalmente a vigilância ambiental, no tocante aos ...

Como podemos aplicar a epidemiologia?

Nesse sentido, a Epidemiologia é aplicada no mínimo em quatro áreas distintas:
  1. Vigilância em Saúde Pública ou Vigilância Epidemiológica;
  2. Análise da situação de saúde;
  3. Identificação dos perfis e fatores de risco;
  4. Avaliação epidemiológica dos serviços.

Como a epidemiologia pode contribuir com a saúde pública e ambiental?

A epidemiologia pode contribuir na etapa de identificação dos problemas socialmente relevantes através do estudo da distribuição dos problemas de saúde e de seus determinantes nos diversos grupos sociais, fornecendo informações técnicas para embasar as decisões políticas, tanto no âmbito dos movimentos sociais quanto ...

Quais os métodos empregados em epidemiologia?

Métodos de seleção dos elementos na amostra probabilística. Testes diagnósticos: indicadores de validade, determinantes do valor preditivo, relação entre sensibilidade e especificidade, interpretação dos testes diagnósticos. associação, analise bivariada, analise estratificada e modelagem.

Quais são os métodos básicos para o estudo das doenças?

Os principais delineamentos de estudos analíticos são: a) ecológico; b) seccional (transversal); c) caso-controle (caso-referência); e d) coorte (prospectivo). Nos estudos ecológicos, tanto a exposição quanto a ocorrência da doença são determinadas para grupos de indivíduos.

Quais as linhas de aplicação do método epidemiológico?

  • A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EPIDEMIOLÓGICO E SUA APLICAÇÃO ÀS PRÁTICAS DE SAÚDE. ...
  • AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS, SISTEMAS E PROGRAMAS DE SAÚDE. ...
  • AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS, SISTEMAS E PROGRAMAS DE SAÚDE. ...
  • AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS E TECNOLOGIAS EM SAÚDE. ...
  • DESIGUALDADES SOCIAIS, MODELOS DE DESENVOLVIMENTO E SAÚDE - PSP.

O que é um diagnóstico epidemiológico?

É a capacidade que um teste tem de detectar os não doentes dentre os sadios, ou seja, capacidade de diagnosticar corretamente os indivíduos sadios.