:

Quais os parâmetros do TENS?

Quais os parâmetros do TENS?

Os parâmetros da corrente elétrica de baixa frequência a TENS foram ajustadas da seguinte forma: com uma frequência de 80 Hz, duração do pulso de 140 µs adequada ao nível sensório, em um período de 30 minutos em cada sessão, em média 3 sessões por semana e mais 1 sessão para conclusão do tratamento, totalizando 10 ...

Qual a frequência do TENS?

A freqüência de aplicação da TENS varia desde Hz, situados dentro do espectro biológico de aplicação da eletroterapia de Hz. Quanto à duração de pulso, esta varia de µs.

Quais são as principais modulações utilizadas pelo TENS?

Apesar disso, os estudos que investigam o efeito de diferentes parâmetros da TENS na modulação da dor apresentam resultados divergentes5,6. A TENS pode ser classificada em quatro modalidades: convencional, acupuntura, em rajadas (burst) e breve-intensa.

Quais os parâmetros do TENS para uma dor aguda é uma dor crônica?

Como o TENS funciona A intensidade da frequência é indicada de acordo com cada tipo de lesão. Por exemplo, se sua dor é crônica pode ser utilizado uma frequência baixa, cerca de 25Hz. Já em casos de dor aguda pós-operatória, a frequência pode ser mais alta, cerca de 1Hz.

Qual a frequência do TENS para dor crônica?

Dessa forma, quando de utiliza a alta frequência ( Hz) com duração rápida, as indicações incluem dores agudas e superficiais. Quando o TENS está em baixa frequência (1,4 Hz) com duração constante, é indicado para dores crônicas e profundas.

O que é TENS Acupuntural?

Uma das modalidades da TENS é a chamada acupuntura, que produz contrações musculares por alta intensidade e baixa freqüência (2 a 4 Hz). Essa modalidade produz analgesia preferencialmente pela ativação das fibras de pequeno diâmetro e liberação de opióides no sistema nervoso central3,26.

Quando usar o TENS breve intenso?

TENS breve-intensa São impulsos de alta frequência e intensidade, que agem como uma espécie de contra irritante, em períodos de tempo mais curtos. É muito útil em algumas situações, como remoção de suturas e trocas de curativo, fazendo analgesia segmentar e extrassegmentar com boa eficiência.

Quantas vezes ao dia pode usar o aparelho de TENS?

Quantas vezes deve-se usar o TENS? Em média, é possível utilizar o TENS em até 3 sessões diárias com eletrodos de silicone carbonizado.

O que significa Burst no TENS?

TENS acupuntura ou Modo Burst ou de Baixa Frequência: Consiste em frequências de pulso baixas, 2 a 4 p.p.s, com longa duração de pulso de 1 μs e intensidade à nível motor ativando as fibras motoras e os nociceptores de pequeno diâmetro.

Quais são os tipos de eletrodos utilizado no TENS?

Na eletroterapia não invasiva, são utilizados eletrodos de superfície, os quais são fixados diretamente sobre a pele do paciente [3]. Também existem diversos tipos de eletrodos de superfície: em forma de caneta, para iontoforese, de borracha, de borracha autoadesivo, de metal, de metal autoadesivo [3].

Qual a diferença entre dor crónica e aguda?

As principais diferença entre dor crônica e aguda estão no tempo de duração e na origem/causa. Enquanto a dor aguda pode ser causada por um choque ou corte, desaparecendo quando o corpo se recuperar, a dor crônica, por ser indício de uma doença mais grave, podendo perdurar por anos e até mesmo não ser curada.

Quais os tipos de protocolos de TENS e para que tipo de dor são indicados?

Os tipos de TENS também são analisados conforme o efeito clínico esperado. Assim sendo, para dores com liberação de agentes inflamatórios recomenda-se a duração entre 15 a 30 minutos. Para dores mecânicas esse intervalo é de 5 a 15 minutos e para sensação dolorosa de origem neurálgica recomenda-se de 20 a 30 minutos.

O que é VIF no TENS?

O TENS VIF 993 Dual Quark é um estimulador elétrico neuromuscular transcutâneo multifuncional e foi projetado para fornecer ao profissional da área de fisioterapia, ampla gama de recursos, máxima confiabilidade e facilidade de utilização. Ambos possuem efeito "VIF" (Variação de Intensidade e Frequência).

Para que serve o TENS VIF?

Descrição: O TensVif 993 Four Quark é um aparelho para uso na Fisioterapia, um equipamento de eletroestimulação neuromuscular transcutâneo eficiente. Foi desenvolvido para fornecer ao profissional recursos analgésicos e estímulo circulatório de máxima confiabilidade e facilidade de utilização.

Para que é indicado o TENS?

O TENS, também conhecido por neuroestimulação elétrica transcutânea, é um método de fisioterapia que pode ser realizado no tratamento de dores crônicas e agudas, como no caso de dor lombar, ciática ou tendinite, por exemplo.

Pode usar o TENS todos os dias?

O aparelho TENS proporciona alívio das dores musculares em poucos minutos, é totalmente seguro e pode ser utilizado diariamente.

Como usar o TENS para analgesia?

Como usar TENS corretamente
  1. Verifique se o paciente possui alguma contra indicação.
  2. Teste a sensibilidade do paciente antes de iniciar a terapia.
  3. Ajuste os parâmetros e conecte os eletrodos ao paciente com o aparelho desligado.
  4. Ligue o aparelho após ter certeza de que tudo está conectado e devidamente acoplado ao paciente.

Para que serve TENS Burst?

É amplamente utilizado na fisioterapia e ortopedia, traumatológica, reumatológica e neurológica, promove também analgesia e fortalecimento muscular. A técnica consiste na aplicação de suave estimulação elétrica através de eletrodos colocados em áreas corporais afetadas pela dor.

O que é corrente Burst?

O que é burst? Se você esta aprendendo sobre corrente australiana deve conhecer o conceito de burst. ... O burst modula a corrente elétrica para estimulação de baixa frequência, é utilizada na corrente australiana e na corrente russa para contração muscular e liberação de opioides endógenos.

Quais os tipos de eletrodos que podem ser usados na eletroterapia?

Na eletroterapia não invasiva, são utilizados eletrodos de superfície, os quais são fixados diretamente sobre a pele do paciente [3]. Também existem diversos tipos de eletrodos de superfície: em forma de caneta, para iontoforese, de borracha, de borracha autoadesivo, de metal, de metal autoadesivo [3].