:

O que é uma lima endodôntica?

O que é uma lima endodôntica?

As limas endodônticas são de natureza metálica e variam conforme suas funções. ... Limas endodônticas podem parecer uma faquinha de limpeza, e são usadas pelo endodontista ou pelo dentista clínico no tratamento de canal. Dentre suas funções está o preparo e alargamento do canal radicular.

Quais os tipos de limas Endodonticas?

Limas de Endodontia Manual
  1. Limas K. As mais utilizadas para preparar o canal radicular. ...
  2. Limas Flexofile. Instrumento híbrido derivado das limas K com seção triangular. ...
  3. Limas K-Flex (Kerr) Haste romboidal. ...
  4. Limas Flex-R. Instrumento derivado das limas K acordonadas. ...
  5. Limas K-Colorinox. ...
  6. Limas C+ ...
  7. Limas C-Pilot. ...
  8. Limas Triple Flex.

Para que serve as limas na endodontia?

As limas são instrumentos destinados especialmente ao alisamento e retificação de curvatura e irregularidades dos canais radiculares, embora contribuam também para o seu alargamento (Maisto, 1975). As limas, associadas aos alargadores, compõem o grupo dos dilatadores dos canais radiculares (De Deus, 1982).

Como se organiza as limas para endodontia?

Já para as limas endodônticas existe a opção de utilizar uma caixa metálica com furos, comumente chamada de “endobox”, onde as limas podem ser organizadas, além disso, isso facilitará os atendimentos nas clínicas e durante o processo de esterilização.

Quando usar Lima Hedstroem?

Descrição: A Lima Hedstroem possui alto poder de corte, indicada nas manobras de pulpectomia e preparo químico-cirúrgico do canal radicular.

Quais são as partes que compõem uma lima endodôntica?

Eles são constituídos de três partes principais: A - Cabo; B - Intermediário; e C - Parte Ativa (ou Ponta Ativa).

Qual o nome das estrias das limas?

As estriações atróficas, striae distensae ou popularmente conhecidas como estrias, podem ser definidas como um processo degenerativo cutâneo, sendo este benigno e que variam a cor conforme a fase evolutiva (MAIO, 2011).

Quais o números das limas da série especial?

A série ISO dos instrumentos endodônticos manuais é composta pela variação do diâmetro das pontas (D0) em décimos de milímetros, identificados pelo número e cor no cabo do instrumento, formando 4 séries distintas: Série Especial (0.6, 0.8 e 10), 1a. Série (15 ao 40), 2a. Série (45 ao 80) e 3a. Série ().

Qual a função das limas?

Lima é uma ferramenta manual ou mecânica formada por uma haste dura de aço com ranhuras, usada para desbastar outras peças, sejam elas de metais mais moles, como o alumínio ou o latão, ou de outros materiais como a madeira.

O que são limas Rotatorias?

As limas rotatórias GT®, produzidas pela Dentsply - Maillefer, constituem uma nova geração de instrumentos de níquel-titânio, adaptados ao conceito de preparos dos canais radiculares segundo a técnica Crown-Down (cérvico-apical ou coroa-ápice).

Como organizar Caixa Endodontica?

Na parte inferior, encaixe para a régua metálica calibradora milimetrada. Os três círculos encontrados na parte superior do lado direito da caixa endodôntica vão acomodar bolinhas de algodão com diâmetros variáveis, espaçadores digitais e instrumentos rotatórios de NiTi, respectivamente.

Quais as partes de uma lima?

Suas partes constituintes são, basicamente, cabo, intermediário (cujo tamanho é variável) e parte ativa (cujo tamanho é sempre de 16 mm) Assim, a parte ativa vai do diâmetro 0 até o diâmetro 16.

Qual a parte da lima que determina seu comprimento?

O Intermediário é a parte que sofre variações quanto ao comprimento, determinando o comprimento do instrumento. Situado entre a parte ativa e o cabo, ele não deve ter um diâmetro muito acentuado em relação à parte ativa, evitando-se interferências contra as paredes da cavidade endodôntica durante a instrumentação.

Qual a função da lima?

Ela serve para desbastar peças e pode ser feita de vários tipo de metais, como latão, alumínio, aço ou ferro. É barata e muito útil, fundamental em uma caixa de ferramentas. Um equipamento muito parecido com a lima é a grosa, também usada para desbastar e dar acabamento em determinados materiais.

O que é Taper em Endodontia?

Índice de Conicidade é o quociente entre a "variação do diâmetro do instrumento" e o "comprimento da ponta ativa ou haste helicoidal" de um instrumento. Os instrumentos utilizando em Endodontia de pega digital possuem, geralmente, conicidade de 0,02.

Como são classificadas as estrias?

De forma geral, as estrias são classificadas em: Recentes (avermelhadas ou arroxeadas), mais fáceis de tratar; E antigas (esbranquiçadas), mais difíceis de serem atenuadas.

Quais são as teorias que explicam a etiologia das estrias?

Existem três teorias para tentar justificar o aparecimento das estrias: a teoria mecânica, teoria endócrina e teoria infecciosa, que ainda há muitas controvérsias (GUIRRO e GUIRRO, 2002; WHITE, 2007).

O que são limas especiais?

As limas para madeira, chamam-se usualmente grosas e o intervalo entre dentes é superior ao das limas bastardas. Existem limas especiais, de tungstênio e adiamantadas, de finíssima espessura, utilizadas na limpeza de platinados.

Qual é o Taper das limas manuais?

Possuem secção triangular ou quadrangular, e espirais de passos longos, Limas: são os instrumentos mais utilizados dentro da endodontia. Sua conicidade ou taper é de 0,02mm. ... São produzidos por um processo de usinagem, ao invés de torção, como nas limas comuns.

Qual o principal objetivo de limar?

usinagem, destinado a obtenção de superfície planas, curvas, rebaixos e furos em concordância ou não com o auxilio de limas. de corte qualquer, o resultado quase inevitável é o aparecimento de rebarbas que precisam ser retiradas. ... Para isso, usa-se uma ferramenta chamada lima.