:

O que é cárie oclusal?

O que é cárie oclusal?

A morfologia da superfície oclusal, com a presença de fossas e fissuras, favorece a retenção de biofilme e o desenvolvimento da doença cárie dentária, especialmente na fase de erupção do dente.

Como saber se tenho cárie escondida?

Quais são os sintomas da cárie oculta semelhantes ao da cárie comum?
  1. dor constante no dente;
  2. mau hálito;
  3. hipersensibilidade a alimentos e substância em temperatura quente ou gelada;
  4. inchaço na gengiva;
  5. desconforto ao mastigar alimentos;
  6. incômodo ao passar o fio dental entre os dentes;
  7. manchas na dentição.

Como inativar uma lesão de cárie?

Os selantes resinosos ou adesivos hidrófilos também podem ser utilizados para selamento de lesões incipientes de cárie na superfície oclusal e proximal.

Como diagnosticar a cárie dentária?

Os métodos mais tradicionais e frequentemente usados pelos cirurgiões-dentistas para a detecção das lesões de cárie são o exame visual-tátil associado ao exame radiográfico. Neste tipo de método, aspectos como textura brilho e coloração das lesões são importantes para a diferenciação das lesões ativas e inativas.

O que é cárie residual?

A atividade metabólica das bactérias do biofilme decorrente da disponibilidade de nutrientes causa constante flutuação do pH, e, como consequência, a superfície dentária coberta por biofilme vai experimentar perda mineral e ganho mineral. Este processo de des-remineralização dos tecidos dentários é onipresente.

O que é cárie dentária artigo?

A cárie dentária é uma doença crônica e infecciosa que provoca a destruição dos tecidos dentários, podendo ser diagnosticada clinicamente em seus estágios iniciais (lesões em esmalte) ou estágios mais tardios (cavitação em dentina e/ou necrose da polpa dentária, órgão onde se localizam terminações nervosas e capilares ...

É possível ter cárie sem dor?

Apesar de ser um dos sintomas mais conhecidos desse quadro, Daniel afirma que sim, é possível ter cárie sem sentir dor no dente. “A doença cárie se refere ao acometimento da estrutura dentária sã por uma infecção bacteriana que destrói os tecidos duros que compõem o dente”, explica.

Como saber se estou com cárie interna?

O principal sintoma de cárie é a dor de dente, no entanto outros sinais e sintomas que podem surgir e serem indicativos de cárie são:
  1. Dor que piora ao comer ou beber algo doce, frio ou quente;
  2. Presença de furinhos em um ou mais dentes;
  3. Manchas marrom ou brancas na superfície do dente;
  4. Sensibilidade ao tocar num dente;

Como acontece a formação da cavidade em uma lesão de cárie?

A progressão das perdas minerais em relação ao tempo são perceptíveis inicialmente pela microscopia eletrônica, avançando à microscopia óptica, e se tornam visíveis no estágio de lesão no esmalte, evoluindo para formação da cavidade até a destruição total da estrutura dentária1.

Como tirar cárie sozinho?

Como tratar a cárie sem anestesia e sem dor Uma excelente forma de eliminar a cárie é usar o gel chamado Papacárie, que é feito à base de papaína, encontrada no mamão, que remove completamente a cárie do dente sem precisar de anestesia, nem usar a broca para raspagem do dente.

Quais são principais métodos de diagnóstico da cárie?

Principais Métodos Diagnósticos de Cárie
  • Difusão ou Absorção da Luz. Ao penetrar no dente, a luz é difundida ou absorvida internamente. ...
  • Inspeção Visual. ...
  • Detecção Radiográfica. ...
  • Transiluminação por Fibra Ótica (FOTI) ...
  • Método da Resistência Elétrica. ...
  • Detecção Através de Laser (Diagnodent®)

Qual o primeiro sinal radiográfico de uma cárie interproximal?

Nas lesões de pequeno calibre não se observa a destruição do esmalte, podendo então ser registrado o sinal de sombreado ou obscurecimento da dentina (a presença de cárie).

O que é cárie conceito?

A cárie é o dano que ocorre localmente em um tecido duro. Geralmente, o conceito refere-se à cárie dentária, que é a destruição dos dentes gerada por certas bactérias. Os microrganismos que habitam a boca formam a placa bacteriana ou dentária.

O que é cárie Cavitada?

cavitada ativa. Em um primeiro estágio, ela pode se limitar ao esmalte, apresentando aspecto rugoso e opaco (cavidade em esmalte, FIG. 1.7) ou pode progredir atingindo a dentina, que se mostra amolecida, com aspecto úmido e geralmente de coloração amarelada (lesão cavitada em dentina, FIG.

O que é cárie e como ocorre?

A cárie é uma deterioração da estrutura dentária que acontece quando as bactérias presentes na boca começam a se desenvolver. Conforme o tempo vai passando e essas bactérias vão evoluindo, as camadas do dente são atingidas pouco a pouco, o que pode trazer graves consequências para a saúde bucal do paciente.

Porque a cárie não dói?

As lesões superficiais, ainda no início, limitam-se ao esmalte. E como o esmalte não tem terminações nervosas, não causa dor. No entanto, cáries iniciais podem evoluir até atingir as partes mais sensíveis, como o nervo. Torna-se necessário, aí, um tratamento de canal.

Quem tem cárie sente dor?

Sintomas da cárie Sem tratamento, a lesão progride, a mancha se torna bastante visível e tecidos mais profundos são atingidos. Quando o dano chega à dentina (a camada abaixo do esmalte), o paciente pode começar a sentir sensibilidade e dor ao mastigar ou ao contato com o frio.

Como tratar cárie interna?

Para que esta cárie desapareça do dente, o tratamento mais indicado é a restauração dentária. Um procedimento bem simples que permite recuperar as formas e funções dos seus dentes, que antes estavam cariados. E tudo isso sem sofrer as dores, já que o procedimento usa anestesia local.

Como ocorre o processo de cárie?

Na boca, a cárie se forma a partir das bactérias Streptococcus mutans, que formam grupinhos chamados de placas (ou biofilme) para abocanhar a sacarose, o açúcar dos restos de comida. Elas produzem um ácido que corrói os minerais do dente até quebrá-lo.

Como se inicia a cárie dental?

Ela é causada por bactérias que produzem ácidos capazes de corroer o dente, formando um pequeno buraco. O desenvolvimento da cárie leva de algumas semanas até vários meses, mas a dor só aparece quando a “escavação” se aproxima da polpa do dente, um conjunto sensível de nervos e vasos sanguíneos.