:

Quando se usa colchetes em citações?

Quando se usa colchetes em citações?

O uso de colchetes em citações Use colchetes para incluir palavras dentro de uma citação que não fazem originalmente parte desta. Por exemplo, se um trecho citado não estiver totalmente claro, pode-se acrescentar palavras entre colchetes para esclarecer o significado.

Como usar em citação?

Citação Direta
  1. Deve conter o ano de publicação e a página que o texto foi extraído.
  2. Se você primeiro citar a frase entre aspas, a referência do autor deve apresentar-se na ordem: (SOBRENOME DO AUTOR, ano, página). ...
  3. Se você primeiro referenciar o autor, para depois fazer a citação, use: Sobrenome (ano, número da página).

Quando usar em uma citação?

A citação direta e indireta são recursos utilizados nos textos científicos para nos referir a algum autor que já escreveu algo sobre aquele tema que estamos a tratar. Então, usamos as citações para incluir as opiniões e constatações deles nos nosso texto.

Como proceder para escrever paráfrases e citações?

Denomina-se Paráfrase ou citação indireta quando se faz uso da idéia de um autor transcrevendo-a com suas próprias palavras, mas mantendo-se a idéia original. Neste caso, não se utiliza aspas, mas deve-se também citar o sobrenome do autor, ano e número da página, caso a paráfrase seja de uma pagina específica.

Quando se usa colchetes?

Os colchetes têm a mesma finalidade que os parênteses; todavia, seu uso se restringe aos escritos de cunho didático, filológico, científico. Pode ser empregado: - Em definições do dicionário, para fazer referência à etimologia da palavra. - Para intercalar palavras ou símbolos não pertencentes ao texto.

Quando usar entre colchetes?

Quando devo usar colchetes?
  1. Nos dicionários. A transcrição fonética que alguns dicionários apresentam, é inserida entre colchetes. ...
  2. Na supressão de citações. ...
  3. Nas citações. ...
  4. Nos casos em que os parênteses não podem ser utilizados.

Como se faz o recuo de uma citação?

Deve constituir um parágrafo distinto;
  1. Fonte tamanho 10;
  2. Com recuo de 4 cm da margem esquerda;
  3. O espaçamento das entrelinhas da citação deve ser simples;
  4. Entre o texto e a citação utiliza-se 1 espaço de 1,5 cm.

Como usar uma frase de outra pessoa?

As aspas são usadas para citar um dizer, seja falado ou escrito, que foi enunciado por outra pessoa. Você também pode usar as aspas para citar uma referência ou um diálogo e para marcar títulos que são parte de uma obra mais extensa.

Como citar uma citação de um artigo?

Para fazer citação de citação você deve fazer a referência da fonte original da ideia seguido + apud + referência da fonte que você teve acesso.

Como fazer uma citação segundo a ABNT?

Deve constituir um parágrafo distinto;
  1. Fonte tamanho 10;
  2. Com recuo de 4 cm da margem esquerda;
  3. O espaçamento das entrelinhas da citação deve ser simples;
  4. Entre o texto e a citação utiliza-se 1 espaço de 1,5 cm.

Como se faz uma paráfrase?

Para uma boa paráfrase, é preciso seguir certos princípios básicos, como: organizar as ideais conforme aparecem no texto original para não perder a sequência lógica; não deixar de colocar as informações essenciais do texto referencial, o que é imprescindível; não se deve incluir informações ou ideias próprias que não ...

Como fazer fichamento parafraseado?

A seguir, alguns dicas básicas sobre como fazer paráfrase num trabalho de pesquisa. 1) Sempre mencione a fonte: Mesmo que não seja uma citação explícita como a citação direta, ainda assim a paráfrase incorre na citação do raciocínio original de outros autores e por isso seu crédito precisa ser devidamente atribuído.

Quando usar colchetes ABNT?

Se alguma coisa na citação for alterada, avise o leitor, por meio de nota ou advertência em seu próprio texto e se fizer correções ou acréscimos na citação, coloque-os entre colchetes, para demonstrar que não fazem parte do texto original.

Qual a diferença entre colchetes e chaves?

Existe alguma diferença aí? Chaves chaves criam dicionários ou conjuntos . Colchetes criam listas .

O que é colchete ou bailarina?

Os colchetes para papeis são conhecidos também como "bailarina". Utilizado p/ prender papeis, filmes plásticos e outros, principalmente nas pastas arquivos, pastas catálogos, etc. O seu manuseio se faz naturalmente dobrando as suas hastes de aço flexiveis. Flexível porem resistente (não quebra fácil).

Como fazer um recuo de 4cm no Word?

Selecione o texto que deseja ajustar. Vá para página inicial e selecione espaçamento entre linhas e parágrafos > Opções de espaçamento entre linhas na parte inferior do menu. A caixa de diálogo parágrafo é aberta. Na guia recuos e espaçamento , selecione as opções desejadas e clique em OK.

Como se faz uma citação direta curta?

Na citação curta, o trecho destacado pelo autor possui até três linhas e aparece no meio do texto, sem mudança no tamanho da fonte ou espaçamento. Além da referência, deve haver também a menção ao autor da citação e a inclusão do ano da obra e página, que devem constar entre parênteses.

Como citar a frase de alguém em uma redação?

Para usar citações diretas, você precisa escrever as palavras do autor exatamente da maneira como elas foram ditas ou escritas, além de utilizar as aspas (“”) antes e depois da citação.

Quando se deve usar aspas?

Com exemplos práticos, irei explicar na sequência.
  1. 1 Para abrir e fechar citações. ...
  2. 2 Quando exprimir ironia ou destacar uma palavra ou expressão usada fora do contexto habitual. ...
  3. 3 Quando há palavras ou expressões populares, gírias, neologismos ou arcaísmos. ...
  4. 4 Para marcar estrangeirismo (quando não há opção de itálico).

Como fazer uma citação de uma citação?

Para fazer citação de citação você deve fazer a referência da fonte original da ideia seguido + apud + referência da fonte que você teve acesso.