:

O que diz a NBR 14931?

O que diz a NBR 14931?

Esta Norma estabelece os requisitos gerais para a execução de estruturas de concreto. Em particular, esta Norma define requisitos detalhados para a execução de obras de concreto, cujos projetos foram elaborados de acordo com a ABNT NBR 6118.

Qual a norma que rege a execução das estruturas de concreto?

NBR 1 - Execução de Estruturas de Concreto - Procedimento.

Quais documentos NBRS são necessários seguir para os procedimentos de concretagem?

São elas:
  • NBR 6118 – Projeto de estruturas de concreto – Procedimento. ...
  • NBR 9062 – Projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado. ...
  • NBR 15200 – Projeto de estruturas de concreto em situação de incêndio. ...
  • ABNT/DNIT – Pavimento de concreto. ...
  • ABNT – Cimento Portland e Concreto. ...
  • Normas estrangeiras.

O que é concreto NBR?

1- ABNT NBR 6118:2014 – Estruturas de Concreto Armado – Procedimento: Considerada uma das normas mais importantes quando se trata dos requisitos básicos exigíveis para projetos de estrutura de concreto, a NBR 6118 tem como objetivo principal garantir a qualidade, eficiência e durabilidade das estruturas a partir dos ...

Quais são as modalidades de preparo do concreto?

O concreto pode ser misturado na obra, pré-misturado ou produzido em usina de pré-moldados.

O que é a cura do concreto?

A cura do concreto é um procedimento que visa retardar a evaporação da água empregada na preparação da mistura, permitindo assim a completa hidratação do cimento.

Quais são as classes de agressividade ambiental a serem considerar para a elaboração das Estruturas de concreto?

Correspondência entre a classe de agressividade e a qualidade do concreto
  • Relação água/cimento.
  • Fck.
  • Ambientes internos secos ou revestidos com argamassa e pintura.
  • Regiões de clima seco.

Como referenciar NBR 6118?

NBR 6118: Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimento. Rio de Janeiro, 2014. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS.

Qual a norma da ABNT que cita os procedimentos necessários para estruturas em concreto armado?

De forma geral, a NBR 6118 – Estruturas de concreto armadoProcedimento (ABNT, 2014) estabelece, principalmente, os aspectos de qualidade do concreto.

Quais são as etapas da concretagem?

Basicamente, as etapas da concretagem podem ser resumidas em:
  • Transporte.
  • Lançamento.
  • Adensamento.
  • Nivelamento.
  • Acabamento superficial.
  • Cura.

O que é NBR 6118?

A NBR (Norma Brasileira) 6118 é mais uma das diretrizes criadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e trata de projeto de estruturas de concreto. Essa associação atua como fórum de normalização nacional.

O que é o FCK do concreto?

A sigla FCK (do inglês, Feature Compression Know) foi traduzida para o português como Resistência Característica do Concreto à Compressão, um conceito imprescindível para calcular com exatidão a medida de material com relação à estrutura que será utilizada.

Qual a mistura do concreto usinado?

Chamamos de concreto usinado o material resultante da mistura do cimento com água, areia, brita e aditivos, realizado por empresas com equipamentos especializados que garantem o controle rigoroso da proporção e mistura dos materiais e consequentemente da qualidade do concreto produzido.

Quais as diferenças e onde podem ser aplicadas as misturas manual e a mistura mecânica?

A mistura manual é conveniente apenas quando é impraticável o uso de maquinário. Nesses casos, o procedimento de misturar concreto requer esforço físico para realização e o tempo demandado é geralmente muito superior ao procedimento mecânico.

Como é feita a cura do concreto?

A cura do concreto consiste em molhar, ao longo de 7 dias, o concreto já endurecido, para que ele não perca a sua umidade. O concreto possui água na sua composição não só porque precisa ser viscoso para a aplicação, mas também porque reações químicas acontecem entre água e o cimento, o que o torna firme e resistente.

Qual o tempo de cura do cimento?

Deixe o cimento secar por pelo menos três dias. O cimento e o concreto continuam a firmar durante os primeiros três a sete dias depois de serem aplicados. Ao final de três dias de secagem, o cimento já atingiu aproximadamente 80% da força final.

Como a agressividade do meio influência no projeto de estruturas?

A agressividade do meio é a responsável pela velocidade e intensidade da corrosão do concreto e da armadura. Em função desta agressividade é que as novas exigências (cobrimento, fck , relação a/c, grau de protensão e limites de abertura de fissuras) serão impostas às estruturas de concreto.

Por que é importante definir a classe de agressividade ambiental CAA do local onde será construída a estrutura de concreto?

A definição desta classe de agressividade ambiental (CAA) é fundamental na concepção do projeto estrutural, pois influenciará nos valores mínimos de resistências características que devem ser respeitados, no valor mínimo do cobrimento de armadura e na máxima abertura de fissura permitida.

Qual a resistência mínima especificada pela NBR 6118 para o concreto com fins estruturais?

O concreto estrutural deve ter resistência característica à compressão aos 28 dias (fck) mínimo de 20 MPa para estruturas em concreto armado podendo chegar até 90 MPa.

Qual é a área mínima para os pilares de acordo com a ABNT NBR 6118?

A menor dimensão dos pilares prescrito pela ABNT NBR 6118:2007 era de 12cm, com a atualização da norma, a menor dimensão passou a ser de 14cm.