:

O que é instrumentação Endodontica?

O que é instrumentação Endodontica?

A instrumentação é um processo mecânico que visa, por meios de instrumentos, remover detritos, dar forma , esculpir e alisar as paredes dentinárias do canal radicular.

Quais os objetivos da instrumentação durante o tratamento endodôntico?

Um dos objetivos do tratamento endodôntico consiste na instrumentação, limpeza e desinfecção do canal radicular. Para isto, faz-se necessário saber o comprimento do dente.

Como é feito o tratamento de endodontia?

Um tratamento endodôntico é a remoção da polpa dentária, um tecido pequeno em forma de fio que se localiza no centro do dente. Uma vez atingida e ficando afetada ou morta, a polpa (tecido mole que se encontra na parte mais interna do dente (câmara e canal)) é removida e o espaço existente é limpo e preenchido.

Como colocar EDTA no canal?

Características
  1. Colocar uma gota de EDTA TRISSÓDICO Líquido na entrada do conduto radicular no início da instrumentação;
  2. Aguardar de 2 a 3 minutos, período durante o qual o produto começa a fazer efeito, para iniciar a instrumentação.

Qual a função do Tamborel na endodontia?

10- Tamboréu: é utilizado como suporte para as limas. 11- Régua milimetrada: utilizada para medir as dimensões dos canais. 12- Cursor de silicone: para marcar nas brocas as dimensões dos canais a serem tratados.

O que é o instrumento apical inicial?

Instrumento apical inicial: equivale ao primeiro instrumento que chega ao CT após a realização da etapa do preparo cérvi- co-apical. Instrumento apical final ou Instrumento memória: equivale ao último instrumento trabalhado na fase do preparo do batente apical.

Qual o objetivo da Odontometria durante o tratamento endodôntico?

A Odontometria é a uma etapa operatória muito importante realizada durante o tratamento endodôntico, com o objetivo de determinar o comprimento real dos canais. Essa medição pode ser feita com o uso de Localizadores Eletrônicos Foraminais.

São objetivos do preparo químico mecânico dos canais radiculares?

O preparo químico mecânico (PQM), também conhecido como preparo biomecânico do canal radicular ou preparo químico-cirúrgi- co, constitui-se numa importante fase do tratamento endodôntico que tem como objetivo modelar o canal principal e limpar o sistema de canais radiculares para, posteriormente, receber o material ...

O que é tratamento de endodontia?

Endodontia é a especialidade que tem como objetivo a preservação do dente por meio de prevenção, diagnóstico, prognóstico, tratamento e controle das alterações da polpa e dos tecidos perirradiculares.

O que é tratamento endodôntico Multirradicular?

Endodontia e Tratamento endodôntico multirradicular em Mogi das Cruzes – o endodontista faz o diagnóstico, prognóstico, tratamento e controle das alterações da polpa e da gengiva.

Qual a principal função do EDTA?

O EDTA é um ácido que atua como ligante hexadentado, ou seja, pode complexar o íon metálico através de seis posições de coordenação. ... Também é usado durante tratamento endodôntico por ter uma função quelante e retirar íons cálcio (Ca2+). Essa afinidade com o cálcio, faz com que seja também utilizado como anticoagulante.

Qual a função do calcador de Paiva?

Calcador de paiva: comumente utilizado para realizar a manobra de condensação vertical em diâmetro compatível ao canal, em um precedimento de obturação. Podem ser usados aquecidos por chama de lamparina, a fim de remover excessos de obturação dos canais radiculares.

Qual a função do calcador de Endo?

7- Calcador: utilizado para fechar o canal com cimento endodôntico; para fazer a obturação do canal com outros materiais, como guta-percha por exemplo.

Qual o objetivo do batente apical?

A maioria das técnicas de instrumentação tem como objetivo o estabelecimento do batente apical, local onde se adaptará o cone principal de guta percha. A progressão das limas determinará a estandardização do batente apical.