:

O que é teste de apercepção infantil Cat?

O que é teste de apercepção infantil Cat?

Descrição: O Teste de Apercepção Temática - CAT-H é uma técnica projetiva temática, que visa compreender o mundo vivencial da criança a partir da interpretação de histórias narradas aos estímulos apresentados. Está composta por 10 cartões que devem ser apresentados à criança.

Como funciona o teste CAT-A?

O CAT-A é uma técnica projetiva temática, que têm sua origem no Teste de Apercepção Temática – TAT, onde é solicitado ao examinando que crie histórias a partir de figuras de cenas de diferentes graus de estruturação. A denominação temática decorre de se solicitar ao examinando que desenvolva uma história ou tema.

Para que serve o teste Cat?

Investigar a dinâmica da personalidade da criança em sua singularidade, de modo a compreender o mundo vivencial da criança, sua estrutura afetiva, a dinâmica de suas reações diante dos problemas que enfrenta e a maneira como os enfrenta.

Como aplicar o teste Cat?

Deve ser aplicado individualmente e em regra a duração pode variar, mas não deve ultrapassar a uma hora. Solicita-se à criança que conte uma história sobre cada uma das dez gravuras que lhe são apresentadas. Na interpretação do CAT, deve-se ter atenção às verbalizações e associações entre as gravuras.

Qual a principal diferença entre o CAT A e O Cat H?

As únicas diferenças marcadas aparecem nas pranchas III e VII, sendo que as estórias implicando um relacionamento familiar são significativa- mente mais freqüentes na forma humana do CAT, enquanto as estórias conflitivas e agressivas predominam na forma animal, confirmando que as pranchas do CAT-A permitem reações mais ...

O que é o teste Pfister?

O Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister de Max Pfister é uma técnica projetiva que propicia a avaliação dos aspectos de natureza afetivo-emocionais da personalidade de um individuo. Sua utilização é extremamente útil em diversas áreas da psicologia como: clinica, organizacional, educacional e pesquisa.

Como aplicar o teste do desenho da família?

O teste do desenho da família é aplicado da seguinte forma:
  1. São oferecidos para a criança uma folha e lápis de cor.
  2. O ambiente deve ser confortável e proporcionar à criança uma proximidade e confiança adequadas.

O que o teste son R avalia?

O SON-R 21/2-7 [a] é um instrumento não verbal para avaliação da inteligência geral. ... Seu objetivo é a avaliação geral do desenvolvimento e das habilidades cognitivas, através de quatro subtestes, que avaliam habilidades espaciais, viso-motor e raciocínio abstrato e concreto.

O que é apercepção infantil?

É uma técnica projetiva temática composta por 10 cartões que devem ser apresentados à criança. A cada figura, a criança precisa contar uma história com começo, meio e fim.

Como fazer análise de desenho?

Para isso, ele vai estudar:
  1. Cores. As cores mostram mensagens não verbais e sem perceber a criança transpira suas emoções por meio delas. ...
  2. Dimensões do desenho. Em geral, desenhos grandes indicam que as crianças se sentem seguras e confortáveis. ...
  3. Pressão na folha. ...
  4. Traços. ...
  5. Posicionamento. ...
  6. Garatuja. ...
  7. Pré-esquematismo. ...
  8. Esquematismo.

Como fazer um bom teste HTP?

Para realizar este teste pedimos aos analisados que desenhem em uma folha em branco uma casa, uma árvore e uma pessoa. Por isso as siglas em inglês são: HTP, ou seja, House (casa), Tree (árvore) e Person (pessoa).

Como aplicar o teste son-R?

As instruções para aplicação do SON-R mostram muita flexibilidade, podendo ser dadas de forma verbal ou não-verbal. Esta decisão será adaptada de acordo com a habilidade comunicativa, a idade ou o nível cognitivo de cada criança, permitindo que o teste seja administrado da forma mais natural possível.

Como aplicar son-R?

Aplicação: O SON-R 2½-7 [a] deve ser administrado individualmente e leva aproximadamente 40 minutos (incluindo pequenas pausas entre os subtestes). As instruções para aplicação podem ser dadas e forma verbal ou não-verbal.

Qual a idade para aplicar o teste HTP?

8 anos de idade O H.T.P é indicado para indivíduos acima de 8 anos de idade, as crianças são a popupação que mais aceita o uso deste teste, por ser uma tarafa atraente.