:

O que é o Código de Ética Odontológico?

O que é o Código de Ética Odontológico?

O Código de Ética Odontológica regula os direitos e deveres do cirurgião-dentista, profissionais técnicos e auxiliares, e pessoas jurídi- cas que exerçam atividades na área da Odontologia, em âmbito público e/ou privado, com a obrigação de inscrição nos Conselhos de Odontolo- gia, segundo suas atribuições específicas.

Como referenciar o Código de Ética Odontológico?

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS:
  1. Conselho Federal de OdontologiaCódigo de Ética Odontológico – Rio de Janeiro, CFO 2003.
  2. KORTE G. Iniciação à ética. ...
  3. MARCOS B. Ética e Profissionais de Saúde. ...
  4. SAMICO AHR, MENDES JDV, SILVA M. ...
  5. ARBENZ, Guilherme O. ...
  6. SILVA, Moacyr. ...
  7. BOWERS, C.M. Manual of Forense Odontology.

Qual é o objetivo do Código de Ética Odontológico?

O Código de Ética Odontológica (CEO) brasileiro, Resolução CFO-71 de maio/2006, é um instrumento elaborado para orientar a conduta dos cirurgiões-dentistas sobre os aspectos éticos da prática profissional. O objetivo do estudo é analisar o CEO comparando os enfoques deontológico e bioético.

Quando foi elaborado o primeiro Código de Ética dentista?

Em 14 de abril de 1971, a Resolução CFO Nº 59/71, aprovou um novo Código de Ética e Código de Deontologia para a categoria profissional dos Odontólogos (MUYLAERT, 1977). Segundo a Coleção Manuais (Cirurgião-Dentista) do CRO-PR, este código foi o primeiro a ser elaborado após a instituição dos Conselhos de Odontologia.

Quais são os principais pontos do Código de Ética na odontologia?

Ele estabelece que o cirurgião-dentista não pode, em hipótese alguma: fazer referência a casos clínicos identificáveis; mostrar imagens do paciente ou de qualquer elemento que permita sua identificação em meios de comunicação; negligenciar a orientação de seus colaboradores quanto ao sigilo profissional.

Quando foi elaborado o primeiro Código de Ética Odontológica e qual o objetivo?

O primeiro código de Ética na Odontologia surgiu em 1971, com a instituição dos Conselhos Federal e Regionais (CFO/CRO) pela Lei nº 4.324/64, com o objetivo de direcionar a conduta do cirurgião-dentista no exercício de sua profissão com caráter orientador e não punitivo.

O que é permitido pelo Código de Ética nas propagandas em odontologia?

De acordo com o código de ética, a comunicação e divulgação devem ter: Nome e o número de inscrição da pessoa física ou jurídica. Nome representativo da profissão de cirurgião-dentista e também as demais profissões auxiliares regulamentadas. Pessoas jurídicas devem ter o nome e o número do responsável técnico.

Qual a função de um responsável técnico?

Garantir a qualidade do produto final ou serviço é a função essencial do Responsável Técnico (RT). ... “Assim as empresas e entidades registradas podem cumprir com fidelidade, eficiência e qualidade os seus objetivos sociais, contratos de prestação de serviços e de fornecimento de produtos.

O que é aliciamento de paciente?

De forma simplificada, aliciamento de pacientes é uma prática de concorrência desleal, vedada pelo Código de Ética, que consiste em chamar para si ou para outrem os pacientes alheios (sejam eles de colega, instituição pública ou privada).

O que o dentista pode postar nas redes sociais?

SIM!!! O Conselho Federal de Odontologia autorizou a divulgação de autorretratos (selfie) e de imagens relativas ao diagnóstico e ao resultado final de tratamentos odontológicos através da 196/2019.