:

Qual a diferença entre escritura e matrícula?

Qual a diferença entre escritura e matrícula?

Enquanto a escritura de um imóvel oficializa sua propriedade, a matrícula confere publicidade à propriedade, ou seja: torna a informação pública e acessível para a sociedade. O documento que dá direito à propriedade é a escritura de compra e venda emitida pelo cartório local.

Como registrar escritura na matrícula?

Munido da escritura pública de compra e venda do imóvel, tal documento deve ser apresentado perante o Cartório de Registro de Imóveis onde se encontra a matrícula do bem adquirido, para que assim seja realizado na matrícula o denominado registro, o que formaliza a propriedade em nome do comprador.

Onde fica a matrícula na escritura?

Ao averbar uma escritura, por exemplo, registra-se na matrícula que ocorreu uma compra e venda e que existe um novo proprietário do imóvel. A matrícula do imóvel é anotada em um Livro nº 2 de Registro Geral de Imóveis da Jurisdição e recebem um número de ordem. Nela são averbados todos os atos jurídicos do imóvel.

E matrícula do imóvel?

A matrícula do imóvel é um tipo de identificação jurídica, diferente da Escritura de compra e venda, que é um documento de transferência de propriedade do imóvel. ... Uma das suas finalidades é certificar a propriedade daquele imóvel. É o documento que prova que uma pessoa é proprietária do imóvel nela especificado.

Qual a diferença entre matrícula e registro de imóveis?

Portanto, a principal diferença entre esses documentos é que a matrícula se trata de uma documentação geral do imóvel, que o individualiza e contém todas as informações necessárias sobre o bem. Por outro lado, o registro está relacionado à posse do imóvel, efetivando, de fato, a transferência entre os proprietários.

O que precisa fazer para registrar um imóvel?

Quais os documentos necessários para registrar o meu imóvel?
  1. Cópia do título aquisitivo;
  2. Certidão de Propriedade, com negativa de ônus e alienações, expedida pelo Cartório de Registro de Imóveis da Capital;
  3. Certidões Negativas dos Cartórios de Protestos da Capital, abrangendo o período de cinco anos anteriores à data;

Onde encontrar o número da matrícula do imóvel?

A matrícula do imóvel pode ser obtida no Cartório de Registro de Imóveis da cidade em que foi registrado o imóvel ou pela internet. Em qualquer caso, é preciso saber o número da matrícula e a qual cartório se dirigir. Além disso, em casos de financiamento, a matrícula do imóvel tem um papel fundamental.

O que é Matrícula registro de imóveis?

Matrícula de imóvel é um dos documentos mais importantes no processo de análise de compra do bem. É este documento que atesta a existência do imóvel e possui as informações mais importantes e relevantes sobre ele.

Como fazer para registrar um imóvel?

Qual o passo a passo para tirar a escritura da casa?
  1. Saiba onde fazer. ...
  2. Reúna a documentação exigida pelo cartório. ...
  3. Verifique as certidões negativas. ...
  4. Recolha o Imposto de Transmissão – ITBI. ...
  5. Espere a análise do tabelião. ...
  6. Compareça ao cartório. ...
  7. Leve a escritura ao Ofício de Registro de Imóveis. ...
  8. Aguarde a escritura ser analisada.