O que é significado fanatismo?
O que é significado fanatismo?
Significado de
Fanatismo substantivo masculino Sentimento de cuidado excessivo que pode levar a intolerância religiosa:
fanatismo religioso. [Por Extensão] Excesso de admiração (cega e veemente) demonstrada por algo ou por alguém (sistema, doutrina, partido político, religião, ídolos etc.).
O que leva ao fanatismo?
Fanatismo (do francês "fanatisme") é o estado psicológico de fervor excessivo, irracional e persistente por qualquer coisa ou tema, historicamente associado a motivações de natureza religiosa ou política. É extremamente frequente em paranoides, cuja apaixonada adesão a uma causa pode avizinhar-se do delírio.
Qual a origem do termo fanatismo?
O
termo '
fanatismo' tem uma
origem religiosa (do latim. Fanaticus (vocábulo latino derivado de fanum, 'templo', significando 'pertencente ao templo; inspirado pelos deuses'), entre os romanos, era o indivíduo inspirado pela divindade ou "impregnado" da presença divina.
Como surgiu o fanatismo?
O termo '
fanatismo' tem uma origem religiosa (do latim. ... Foram os iluministas franceses, em particular, Voltaire (16), que fizeram do
fanatismo objeto de polêmica, associando-o à superstição, especialmente religiosa, e suas consequências violentas, como as guerras e perseguições.
Como identificar uma pessoa fanática?
Com esse tipo de postura, é praticamente impossível manter um diálogo saudável....
Diante da divergência de opinião, da confrontação, as reações mais normais costumam ser:- agressividade.
- dificuldade de escuta.
- expressões de ódio e preconceito.
- estreiteza mental.
- pensamento dicotômico, tendência em ver o diferente como inimigo.
O que significa fanático religioso?
O
fanático religioso é o indivíduo que adota um credo cujos princípios seriam supostamente perfeitos e, por isso, presume que esteja autorizado a fazer tudo o que quiser, ainda que seus atos possam ferir outras pessoas moral e fisicamente.