:

Quais são os tipos de sondas que existem?

Quais são os tipos de sondas que existem?

Tipos de Sondas e Ostomias: Sonda Nasogástrica: Passada do nariz ao estômago. Sonda Nasoentérica: Passada do nariz ao intestino. Gastrostomia: Procedimento cirúrgico simples, que liga a sonda diretamente ao estômago. Jejunostomia: Procedimento cirúrgico simples, que liga a sonda diretamente ao intestino.

Quais os tipos de sondas de enfermagem?

Tipos de sonda hospitalar Sonda traqueal: serve para expelir secreções pulmonares, como no caso de traqueostomia e intubação. Sonda vesical: também conhecida como sonda uretral, ela elimina a urina e é usada em casos de retenção ou incontinência urinária e cirurgias que precisam esvaziar a bexiga.

Quais são os tipos de sondas Gastricas?

No âmbito da medicina, existem dois tipos desses instrumentos: sonda nasoenteral e sonda nasogástrica. Ambas servem como alternativa de alimentação para indivíduos que não podem se alimentar totalmente pela boca durante a nutrição enteral.

Qual a diferença de drenos e sondas?

Sondas ou catéteres são tubos inseridos no organismo para a infusão ou retirada de fluidos. Drenos são materiais inseridos no interior de espaços ou cavidades para possibilitar a saída de conteúdos ali presentes (como ar ou fluidos).

Quais são os tipos de sondas e cateteres?

Qual a diferença entre sondas hospitalares, drenos e cateteres?
  • Sonda uretral — a sonda uretral é utilizada para alívio da bexiga em pacientes incapazes de urinar; com retenção urinária, por exemplo. ...
  • Sonda nasoenteral — já a sonda nasoenteral é introduzida da narina até o intestino.

Quais são os tipos de sonda vesical?

Existem dois tipos de cateterismo vesical:
  1. Sonda vesical de demora. A sonda vesical de demora é utilizada quando é preciso manter a drenagem contínua de urina por vários dias, semanas ou meses. ...
  2. Sonda vesical de alívio ou intermitente.

Quais são os tipos de sondas utilizadas para eliminações vesicais?

Existem dois tipos de cateterismo vesical:
  1. Sonda vesical de demora. A sonda vesical de demora é utilizada quando é preciso manter a drenagem contínua de urina por vários dias, semanas ou meses. ...
  2. Sonda vesical de alívio ou intermitente.

Quais os tamanhos da sonda nasogástrica?

As sondasinfantis têm de 50 a 91cm de comprimento, e possuem um diâmetro que varia entre6, 8 e 10 French (1 French = 0,33mm), sendo que as de 6 Fr não possuem fioguia. Já as para adultos têm de cm de comprimento e entre 10, 12 e 15Frde diâmetro.

Quais os tipos de drenos e sondas?

- sonda nasogástrica (Levin) - sonda orotraqueal (ou portex) - sonda gastrostomia (Malecot) - sonda vesical (Foley) - sonda uretral - sonda retal Page 17 III - MATERIAL As sondas são diferenciadas de acordo com o seu diâmetro externo, geralmente aos pares.

Quais os tipos de drenos que existem?

Drenos
  • Dreno de Penrose. É um dreno de borracha, tipo látex, utilizado em cirurgias que implicam em possível acúmulo local de líquidos infectados, ou não, no período pós-operatório. ...
  • Dreno de Sucção (Portovac) ...
  • Dreno de Abramsom. ...
  • Dreno de Kerr.

Qual o nome da sonda nasoenteral?

A sonda nasogástrica, ou nasoenteral (SNE), trata-se de um tubo de borracha ou plástico — polivinil— flexível, inserido pela narina até o estômago ou intestino, para viabilizar a alimentação ou a drenagem de fluidos de um paciente.

O que é uma sonda de Foley?

A Sonda Foley é utilizada para procedimentos de drenagem no canal da uretra, permitindo o esvaziamento da urina que está na bexiga.

Como saber o tamanho da sonda vesical?

Os diâmetros do cateter são dimensionados pela escala francesa do cateter (Fr), sendo que cada Fr equivale 0.33 mm. Os tamanhos mais comuns para humanos são 10 Fr (3.3mm) a 24 Fr (8mm).

Qual o nome da sonda vesical de demora?

Pode ser dividido em duas classes principais: cateter vesical de demora (CVD), relacionado a uma longa permanência no trato urinário e cateter vesical de alívio (CVA), que se refere a retirada do cateter após o esvaziamento da bexiga.

Como saber o número da sonda Nasogastrica?

Nasogástrica Curta:
  1. Números 04, 06, 08, 10, 12, 14, 16, 18, 20, 22 e 24.
  2. Produto mede cerca de 40 cm de comprimento.
  3. Conector, com tampa, na cor vermelha.

Qual o calibre da sonda nasogástrica?

calibre: 16 Fr A Sonda Nasogástrica – Mark Med é uma sonda confeccionada em tubo de PVC, atóxico, apirogênico, cristal, transparente de paredes finas e maleáveis, longa de 100 cm, no calibre: 16 Fr (uso adulto), com ponta arrendondada e fechada, com 2 furos laterais e provida na outra extremidade de um conector padrão com tampa.

Quais os tipos de drenos e os cuidados de enfermagem?

Cuidados Gerais com Dreno de Tórax
  1. Sempre que for manipular o dreno, lavar as mãos, secar e aplicar álcool gel 70%. ...
  2. Manter o selo d'água com 300-500 mL de SF 0,9% (~ 2,5 cm de altura), e trocá-lo a cada 12-24 horas. ...
  3. Mensurar o débito do dreno a cada 6 horas, ou menos, caso haja drenagem superior a 100 mL/hora.

Quais os tipos de drenos e suas indicações?

Drenos
  • Dreno de Penrose. É um dreno de borracha, tipo látex, utilizado em cirurgias que implicam em possível acúmulo local de líquidos infectados, ou não, no período pós-operatório. ...
  • Dreno de Sucção (Portovac) ...
  • Dreno de Abramsom. ...
  • Dreno de Kerr.

Quais os tipos de drenos tubulares?

Os cateteres (drenos tubulares) são apresentados na forma de tubos, menos flexíveis que os laminares. Os principais usados são: Nelaton, Foley, Malecot e Pezzer.

O que é o cateter nasoenteral?

Os cateterismos naso ou orogástrico e nasoenteral consistem na inserção de um cateter de silicone pela via nasal ou via oral até alcançar o estômago ou o duodeno, respectivamente. As principais complicações são estímulo vagal, broncoaspiração, apneia e remoção acidental.