:

O que é ponto de eleição em Endodontia?

O que é ponto de eleição em Endodontia?

Ponto de eleição: É o ponto onde iniciamos a abertura, sendo especifico para cada grupo dental. 1. Marcar o ponto de eleição, conforme grupo dental, com caneta. 2.

Quais são as 3 fases da cirurgia de acesso?

Acesso à cãmara pulpar e seu preparo:
  1. Fase 1: esmalte - broca diamantada.
  2. Fase 2: dentina - broca carbide.
  3. Fase 3: desgaste compensatório.

O que é trepanação Endo?

As trepanações dentais são definidas como uma lesão artificial involuntária, comunicando a cavidade pulpar com o ligamento periodontal, em consequência de causas iatrogênicas no preparo do dente para o acesso ao canal, ou causas não iatrogênicas.

O que significa acesso no dente?

Bastante popular, ele consiste na remoção da polpa inflamada do dente e na desinfecção do local. A polpa é um tecido mole onde estão os nervos e os vasos sanguíneos. Fica no interior do dente e se estende da coroa até a ponta da raiz inserida na inervação da mandíbula e da maxila.

Qual o principal objetivo da abertura coronária?

A abertura coronária é a primeira etapa do tratamento endodôn- tico e tem como objetivo acessar o canal radicular através da câmara pulpar. ... | O conhecimento do número, secção, posição e orientação dos canais radiculares define o formato da abertura e os rumos do preparo químico mecânico.

Qual a forma de conveniência nos dentes?

A forma de conveniência deve ser lembrada ao atuarmos nos incisivos inferiores, que podem apresentar dois canais e, um deles está situado na porção lingual. Nos molares superiores, a forma de conveniência deve ser executada, pois esses dentes podem apresentar dois canais na raiz mesiovestibular.

Quais as etapas do acesso Endodontico?

O primeiro é a abordagem, também chamada de ponto de eleição. Através dela, são utilizadas as pontas das brocas em alta rotação e sob refrigeração para penetrar o esmalte dentário. Em seguida, vem a etapa conhecida como Direção de Trepanação. Nela, brocas feitas em aço carbide sob refrigeração em alta rotação.

O que é cavidade pulpar como ela se divide?

A cavidade pulpar está dividida em duas partes: câmara pulpar e canal radicular. ... Tratando-se de pré-molares e molares inferiores ou superiores, também apresentando um único canal, a câmara pulpar é composta de 5 faces: mesial, distal, vestibular, lingual ou palatina e oclusal.

O que é Trepanacao da câmara pulpar?

Então trepanação é o rompimento do teto da câmara pulpar. - Ou seja, a trepanação é a abertura da cavidade, fazendo um pequeno orifício der acesso para atingir a câmara pulpar; traz a sensação de “cair no vazio”. -A Trepanação ocorre em direção a parte mais volumosa da câmara pulpar.

Para que serve a endodontia?

Endodontia é a especialidade que tem como objetivo a preservação do dente por meio de prevenção, diagnóstico, prognóstico, tratamento e controle das alterações da polpa e dos tecidos perirradiculares.

O que acontece se o canal do dente fica aberto?

O dente aberto fica mais fragilizado, podendo sofrer fraturas que podem levar à perda deste dente, e também é uma porta para entrada para bactérias, que penetram no conduto radicular, chegando a estrutura óssea de suporte deste dente.

O que acontece com um canal de dente mal feito?

Como o resultado pode prejudicar a sua saúde “Um tratamento endodôntico mal conduzido implicará em dor, infecção persistente, e até mesmo outras consequências mais graves como lesões em torno da raiz, comprometimento da região e disseminação da infecção para tecidos, ossos e órgãos”.

Qual o objetivo do acesso endodôntico?

Fundamentalmente, o objetivo do tratamento endodôntico consiste em chegar à região apical com os instrumentos e com o material obturador. Para atingir a região apical, os instrumentos cortantes devem percorrer uma via estreita e afunilada através da raiz, denominada canal radicular.

O que deve ser observado antes de iniciar a abertura coronária de um dente?

Para que seja corretamente executada, deve-se seguir os seguintes conceitos estabelecidos, como: ponto de eleição, direção de trepanação, remoção do teto, desgaste compensatório, forma de conveniência e a forma de contorno.

Qual é a forma de conveniência para acesso dos molares inferiores?

Nos pré-molares superiores, geralmente a forma de contorno do acesso é ovalada/elíptica com longo eixo no sentido vestíbulo-palatino e achatada no sentido mésio-distal. ... Nos pré-molares inferiores, geralmente a forma de contorno é ligeiramente ovalada, pouco mais alongada no sentido vestíbulo-lingual [Figura 16].

Qual o passo a passo para a realização da Pulpectomia?

As etapas da remoção da polpa dentária são:
  1. Diagnóstico e escolha do procedimento da pulpectomia como melhor caminho;
  2. No ambiente higienizado, o dentista retira a polpa do dente com instrumentos odontológicos;
  3. Com a retirada, há a limpeza e higienização das paredes internas e do canal radicular;

Como é a cavidade pulpar dos molares?

A cavidade pulpar está dividida em duas partes: câmara pulpar e canal radicular. ... O teto da câmara pulpar dos pré-molares e molares é a sua face oclusal, enquanto que o teto da câmara pulpar dos dentes anteriores corresponde à sua face incisal.

O que é porção radicular?

Porção Radicular É onde está a outra parte da polpa, que chamamos de “polpa radicular”. Essa parte da cavidade causa alguma confusão: didaticamente, ela é divida em três partes, mas na prática sua divisão é apenas de duas partes.

Qual a importância da remoção de todo o teto da câmara pulpar durante a abertura coronária?

- No tratamento endodontico todo o teto da câmara pulpar deve ser retirado. A permanência de restos do teto da câmara pulpar dificulta a localização dos canais radiculares e gera o escurecimento da coroa dental.

O que é o conduto radicular?

A endodontia ou tratamento de canal é a remoção da polpa do dente, um pequeno tecido semelhante a um fio que fica no interior do dente. Depois que a polpa danificada, infeccionada ou morta é removida, o espaço restante é limpo, modelado e preenchido. Esse procedimento sela o canal radicular.