:

O que é granuloma apical?

O que é granuloma apical?

O granuloma apical é uma massa de reação de granulação (tecido conjuntivo neoformado com inflamação crônica), localizado ao redor do ápice radicular. O granuloma surge em resposta a estímulo nocivo de baixa intensidade, proveniente do canal radicular.

Como tratar granuloma dental?

De acordo com a lesão periapical do tipo granuloma, é a realizado o tratamento Endodôntico em primeira escolha. A partir desse tratamento, o canal preparado é preenchido com medicações do tipo Hidróxido de Cálcio que irá irradiar os agentes agressores, sendo eles bactérias presentes no sistema radicular infectado.

Como se dá a formação de um granuloma periapical?

O granuloma periapical corresponde à formação de tecido de granulação como conseqüência da necrose pulpar com extensão da irritação aos tecidos periapicais, sendo que o fator etiológico físico, químico ou infeccioso atua de maneira moderada durante um longo tempo permitindo que a proliferação celular predomine sobre a ...

Como podem evoluir os granulomas periapicais?

O granuloma periapical é a lesão mais comum que acomete um dente com a polpa necrosada. Apesar de ser indolor, ela evolui lentamente e em raras vezes se torna grande. Quando por qualquer motivo não exista uma via de drenagem ou esta via de drenagem é interrompida o granuloma pode evoluir.

O que é lesão apical no dente?

Lesão apical ou periapical ocorre na região do ápice do dente , ou seja , na ponta da raiz . Caracteriza-se no Rx como uma região escurecida, geralmente de forma arredondada que significa perda de estrutura óssea . O tratamento de canal ou retratamento é indicado na maioria dos casos .

O que é bom para granuloma?

Opções de tratamento
  1. Curetagem e cauterização: a lesão é raspada com um instrumento chamado cureta e o vaso sanguíneo que a alimentava é queimado;
  2. Cirurgia laser: remove a lesão e queima a base para que não sangre;
  3. Crioterapia: é aplicado frio na lesão para matar o tecido e fazê-lo cair sozinho;

Como cuidar de um granuloma no piercing?

Uma rotina de limpeza adequada e o uso de soro fisiológico já auxiliam no desaparecimento dessas bolinhas. Pode ser também que haja irritação devido às mãos sujas em contato com o local. Evite tocar essa região constantemente e girar a joia sem necessidade.

Quais as causas de um cisto periapical?

Sua etiologia está relacionada com o epitélio do ápice de um dente com necrose pulpar que presumivelmente pode ser estimulado pela inflamação. A fonte epitelial é comumente os restos epiteliais de Malassez, presentes no ligamento periodontal3,6,7.

O que são alterações periapicais?

O periápice do dente está sujeito a várias alterações inflamatórias e infecciosas que podem causar quadros álgicos, abscessos e outros processos.

O que é uma lesão Endoperiodontal?

Introdução: Lesões endoperiodontais são lesões originadas de produtos inflamatórios encontrados tanto em periodonto quanto em polpa. Tais lesões podem se originar devido a uma infecção pulpar ou periodontal.

Quais os tipos de lesões periapicais?

Já LANGLAIS (1995) classifica as lesões periapicais em quatro grupos: pericementite apical aguda, abscesso apical agudo, pericementite apical crônica (granuloma apical e cisto radicular apical), abscesso fênix e osteíte condensante apical.

Como tratar de uma granuloma no piercing?

Uma das possibilidade do aparecimento de granulomas é a falta ou excesso de limpeza da área perfurada. Uma rotina de limpeza adequada e o uso de soro fisiológico já auxiliam no desaparecimento dessas bolinhas. Pode ser também que haja irritação devido às mãos sujas em contato com o local.

Qual pomada para granuloma?

Depende muito da região tratada, do tempo de evolução da condição e do tamanho. Algumas vezes pode-se tentar usar pomadas de silicone como Kelo-cote, Kelus, C Kaderm... Outras vezes é necessário aplicar corticoide (tópico ou com injeções na derme) e retirar o piercing. Cuidado com infecções!

Porquê da granuloma no piercing?

Entre as causas mais comuns do granuloma está a falta ou o excesso de limpeza na região ou mexer constantemente no piercing no nariz, irritando o local que ainda está cicatrizando. Levar as mãos contaminadas e sujas ao piercing no nariz para girar a joia também pode provocar granuloma.

Tem que tirar o piercing quando dá granuloma?

Se aparecer um Granuloma em piercing e precisar fazer uma cirurgia para retirar, poderá colocar o piercing no mesmo local após a cicatrização da cirurgia? Se realmente for um granulona sim, mas no caso de uma quelóide, melhora não.

O que é Periapicopatia inflamatória?

Introdução: as periapicopatias inflamatórias de origem endodôntica são as doenças mais frequentes dos ossos maxilares e ocorrem principalmente como consequência da disseminação da infecção endodôntica.

Qual tratamento para cisto periapical?

O tratamento cirúrgico dos cistos pode ser realizado através de enucleação, marsupialização, enucleação após marsupialização e enucleação com curetagem 24.