:

Como trabalhar com história na educação infantil?

Como trabalhar com história na educação infantil?

Envolva as crianças na história, dialogue com eles Fale com elas de forma infantil e use recursos como os fantoches para elas interagirem melhor. Quando acabar a história, converse com elas sobre qual a parte que elas mais gostaram, o que elas mudariam e deixe a criatividade delas transparecer.

O que é história lúdica?

São leituras que proporcionam momentos de imaginação e diversão se tornando muito prazerosas e devem estar presentes nas atividades escolares, pois além de contribuir para a preservação da memória cultural, são excelentes estratégias para serem usadas na facilitação da aprendizagem, pois o professor deve ter como ...

Qual a importância da contação de histórias na educação infantil?

Contar histórias para crianças também contribui para o desenvolvimento da linguagem — uma vez que amplia o universo de significados da criança — e do hábito da leitura, de vital importância na educação infantil. Com isso, ajuda no desenvolvimento da criatividade e raciocínio lógico da criança.

Como e onde surgiu o ludico?

Na Grécia antiga era através dos jogos que se passava ensinamento às crianças. Os índios ensinavam e ensinam seus costumes através da ludicidade. No Brasil da Idade Média, os jesuítas ensinavam utilizando brincadeiras como instrumentos para a aprendizagem.

Quais os benefícios da contação de história?

Durante a contação de histórias, a criança exercita a fantasia e a imaginação. Ela também adquire intimidade com a leitura, fluência e a habilidade de produzir textos e redações. Por isso, outro benefício indiscutível das histórias é o despertar das crianças para a prática da leitura.

Quais são as formas de contar uma história?

10 maneiras de brincar de contar histórias
  • Cesto de contar histórias. Do Theimaginationtree.com eu recomendo a ideia de fazer um cesto com bonecos para que eles virem os personagens para a contação de histórias.
  • Com música. ...
  • Roda de Histórias. ...
  • Teatro de Sombras. ...
  • Com as fotos da família. ...
  • Com massinha. ...
  • Com desenhos. ...
  • Com fantoches.

Como são contadas as histórias de hoje?

As histórias de hoje também são escritas em livros de ficção e em forma de quadrinhos, bem como representadas em filmes, programas de televisão e peças de teatro. Mesmo assim, todos os povos do mundo mantêm a tradição de contar histórias oralmente.

Qual a importância de ouvir histórias?

Mais que uma linguagem prazerosa e educativa, a ação de contar e ouvir histórias possibilita o resgate da memória cultural e afetiva. ... O ato de contar uma história, além de atividade lúdica, amplia a imaginação e ajuda a criança a organizar sua fala, através da coerência e da realidade.

Qual a importância de um contador de histórias?

Os contadores de história provocam em seus ouvintes um processo de construção de suas identidades sociais e culturais que contribuem para o desenvolvimento da linguagem já que aumentam o universo de significados das crianças e do hábito da leitura, de vital importância na educação infantil.

Porque é importante contar histórias?

Contar histórias é uma tradição também muito importante para as artes e para a educação, como uma atividade lúdica e prazerosa. Além de entreter, pode ser útil para explicar períodos históricos e para permitir o contato com culturas diferentes.

Quando surgiu o termo lúdico?

Há evidências que revelam que o lúdico é utilizado desde a antiguidade por alguns povos como fenícios e os egípcios. Através de escritas e criptogramas deixados pelos egípcios podemos conhecer alguns de seus jogos, mostrando também que alguns jogos retratavam aspectos culturais de alguns povos.