:

Como identificar bactérias?

Como identificar bactérias?

As bactérias podem ser classificadas em relação à morfologia em:
  1. Cocos: Bactérias que apresentam estrutura esférica. ...
  2. Bacilos: Bactérias que apresentam estrutura em forma de bastão. ...
  3. Cocobacilos: Assemelham-se a uma forma de transição entre cocos e bacilos e caracterizam-se por serem bastões muito curtos;

Como é feito a identificação bacteriana?

O diagnóstico definitivo é realizado pelo isolamento e identificação do agente bacteriano a partir de materiais clínicos colhidos adequadamente do sítio de infecção, conhecido normalmente como exame bacteriológico ou cultura (MARTINEZ; TADEI, 2005).

Como é realizada a identificação de bacilos Gram-negativos?

Todas as colônias identificadas como bacilos Gram negativos foram submetidas ao teste da oxidase e catalase. As que obtiveram resultados positivos foram submetidas à identificação pelo sistema Vitek2 (BioMérieux®).

Como identificar cocos Gram-positivos?

Os estafilococos são cocos Gram-positivos, podem se apresentar isolados ou aos pares, em cadeias curtas ou agrupados. O aspecto macroscópico da colônia em meio sólido, presença de pigmento e hemólise em ágar sangue de carneiro são características auxiliares na identificação destes microrganismos.

Como é a classificação das bactérias?

De acordo com a morfologia, as bactérias podem ser classificadas como cocos, bacilos, vibriões, e espirilos. Os cocos podem se agrupar e formarem colônias, nas quais dois cocos formam um diplococo.

O que é identificação bacteriana?

Para colônias de anaeróbios estritos, deve ser feita coloração de Gram. Nesta etapa o laboratório presta uma grande ajuda ao clínico, informando se o paciente tem uma infecção por uma bactéria anaeróbia estrita que pertence a determinado grupo morfológico.

Quais os testes utilizados para identificação de bacilos Gram-negativos?

Os meios ágar Mac Conkey e Cled são utilizados para o isolamento de bacilos gram negativos e após este isolamento usa-se meios de cultura de identificação presuntiva ou sistemas de triagem bioquímica para a identificação destes bacilos gram negativos.

Quem são os bacilos Gram-negativos?

Bacilos Gram-negativos não fermentadores (BGN-NF) são microrganismos aeróbios e incapazes de utilizar carboidratos como fonte de energia através da fermentação, degradando-os pela via oxidativa. A maioria é oxidase positiva e móvel.

O que quer dizer cocos Gram-positivos?

As bactérias Gram positivas são aquelas que se coram de azul ou violeta na coloração de Gram, em contraste com as bactérias Gram negativas, que não têm a capacidade de reter o corante cristal violeta.

O que a bactéria cocos causa?

Os cocos são responsáveis por uma grande variedade de doenças, algumas delas já abordadas em outros textos deste site, como: a) Neisseria gonorrhoeae: bactéria causadora da gonorreia. b) Neisseria meningitidis: bactéria causadora de meningite. c) Streptococcus pneumoniae: bactéria causadora de pneumonia.

Quais são as formas de bactérias?

Quanto à forma das células, as bactérias podem ser classificadas em:
  • Cocos: forma esférica. Geralmente encontrados na forma de agregados, como estreptococos, estafilococos etc;
  • Bacilos: forma de bastonete. ...
  • Vibrião: forma de vírgula. ...
  • Espiral: forma de espiral.

Quais são as formas de arranjo das bactérias?

Biologia
  • Diplococos: Duas bactérias em formato de cocos unidas;
  • Tétrades: Quatro cocos agrupados;
  • Sarcina: Oito cocos unidos formando uma estrutura semelhante a um cubo;
  • Estreptococos: Cocos unidos como uma cadeia (veja figura do início deste texto);
  • Estafilococos: Cocos agrupados como um cacho de uvas.

O que é identificação presuntiva?

Para colônias de anaeróbios estritos, deve ser feita coloração de Gram. Nesta etapa o laboratório presta uma grande ajuda ao clínico, informando se o paciente tem uma infecção por uma bactéria anaeróbia estrita que pertence a determinado grupo morfológico.

Quais as características observadas na identificação de colônias bacterianas?

Cada colônia consiste de milhões de células de bactérias. A observação das características dessas colônias em relação a tamanho, forma, textura, cor e (se crescidas em meio agar sangue) reações de hemólise é altamente importante como um primeiro passo na identificação bacteriana.

Quais os tipos de meios de cultura?

Os meios de cultura são classificados de acordo com seu estado físico, podendo ser sólido, quando possui agentes solidificantes como o ágar; semissólido, quando a consistência de ágar e/ou gelatina é intermediária, ou líquido, quando não possui solidificantes, caracterizando-se como caldo.

Quais microrganismos apresentados a seguir são considerados Gram-negativos?

Quais microrganismos apresentados a seguir são considerados Gram-negativos? Pseudomonas aeruginosas e Clostridium tetani.

Quais meios você usaria para o isolamento e a identificação de enterobactérias?

Amostras de sangue devem ser imediatamente inoculadas em frascos apropriados para hemocultura. As enterobactérias crescem bem em meios comuns de cultura e meios seletivos utilizados para o isolamento de bacilos Gram-negativos.

Como eliminar bacilos Gram negativos?

São muitos os antibióticos que podem ser usados nos casos de bacteriémias por agentes Gram negativos, por exemplo antibióticos beta-lactâmicos e as sulfonamidas.