:

Qual a sequência de erupção dos dentes decíduos?

Qual a sequência de erupção dos dentes decíduos?

A sequência dos dentes decíduos é a mesma em todos os trabalhos levantados, em média, o que evidencia uma provável influência genética, iniciando-se com o incisivo central, incisivo lateral, primeiro molar, canino e finalizando com o segundo molar [4, 9, 15, 20, 23].

O que é cronologia da erupção dentária?

Cronologia dentária A erupção dentária compreende uma série de eventos que culminam com o aparecimento da coroa dentária no rebordo gengival.

São eventos que ocorrem na fase pré eruptiva da erupção dentária?

1) Movimento Pré-Eruptivo → Crescimento concêntrico do germe dentário no interior de seu folículo, sem movimento muito ativo, no inicio, em direção a cavidade oral. → Externamente o osso alveolar estará sendo desenvolvido, formando uma cripta óssea.

Como a erupção é compensada pelo crescimento radicular?

Teoria do crescimento radicular Esta teoria justifica a erupção dental devido ao alongamento das raízes, uma vez que estas se for- mam no período da erupção sendo por muito tem- po, consideradas responsáveis por esse processo68.

Quais são os primeiros dentes a erupcionar?

Sequência de erupção Os incisivos centrais inferiores e os incisivos centrais superiores geralmente nascem primeiro, de acordo com a ADA, e são seguidos pelos incisivos laterais (os dentes logo ao lado dos dentes frontais superiores e inferiores).

O que significa erupção dos dentes?

A erupção dentária é caracterizada pela movimentação dinâmica e contínua do dente durante a sua formação, até atingir a sua posição funcional na cavidade oral(1-3), sendo a média de tempo do rompimento da mucosa gengival até sua total erupção cerca de dois meses(4).

Quais são algumas das possíveis causas da erupção dentária?

QUANDO HÁ ATRASO NA ERUPÇÃO DENTÁRIA?
FATORES LOCAISFATORES SISTÊMICOS
Tecido cicatricial mucoso: trauma/cirurgiaNutrição
Fibromatose Gengival / Hiperplasia GengivalRaquitismo resistente à vitamina D
Dentes SupranumeráriosDoenças endócrinas (hipotireoidismo, hipopitutarismo, hipoparatiroidismo, pseudohipoparatiroidismo)

Qual teoria é a mais aceita para explicar a erupção dentária?

Crescimento pulpar: esta teoria sugere que a extrusão do tecido pulpar, por meio de três mecanismos, deposição da dentina, crescimento pulpar intersticial e efeitos hidráulicos vasculares gerem a força propulsiva responsável pela erupção dental (Sandy, 1992).

Que fenômeno determina a erupção do dente em desenvolvimento?

Entretanto, a erupção dentária é uma das etapas de todo um fenômeno que se estabelece particularmente com o rompimento do pedículo que une o germe dentário à lâmina dentária na fase de campânula (odontogênese) e acompanha toda a vida do órgão dentário, passando por um processo de migração intraóssea para a posição ...

Quais os fatores que podem alterar a cronologia da erupção?

Os fatores locais relacionados na literatura em relação à alteração da cronologia de erupção dentária são: presença de tecido cicatricial mucoso, fibromatose e hiperplasia gengival, tumores, lesões ou anquiloses nos dentes decíduos, perda prematura dos dentes decíduos, dentes decíduos impactados, erupção ectópica, ...

Como é chamado o primeiro conjunto de dente?

Os primeiros dentes são chamados de dentes decíduos, também conhecidos como dentes de leite. São visivelmente menores e mais brancos do que os dentes permanentes. Comparados aos dentes permanentes, as raízes do primeiro conjunto de dentes são mais curtas e finas, para que esses dentes possam caiam.

Qual o primeiro dente a erupcionar na dentição decídua?

A idade cronológica para a erupção do primeiro dente decíduo, conforme relato das mães, aos 12 meses de idade, variou de 5 a 12 meses. Em todos os casos, o primeiro dente decíduo a erupcionar foi um dos incisivos centrais inferiores.

Como ocorre a erupção dos dentes?

O processo de erupção dental pode ser dividido em 3 fases: Pré-eruptiva: intraóssea e sem movimentação do germe dental. Eruptiva ou pré funcional: envolve o movimento intraósseo criando uma trajetória de erupção. Pós-eruptiva ou funcional: fase totalmente extraóssea e inicia-se quando o dente entra em oclusão.

São fatores que podem influenciar na cronologia da erupção dentária exceto?

QUANDO HÁ ATRASO NA ERUPÇÃO DENTÁRIA?
FATORES LOCAISFATORES SISTÊMICOS
Tecido cicatricial mucoso: trauma/cirurgiaNutrição
Fibromatose Gengival / Hiperplasia GengivalRaquitismo resistente à vitamina D
Dentes SupranumeráriosDoenças endócrinas (hipotireoidismo, hipopitutarismo, hipoparatiroidismo, pseudohipoparatiroidismo)

Quando ocorre a erupção dentária?

Geralmente, o primeiro dente decíduo irrompe entre os quatro e dez meses de idade, e todos os dentes decíduos estão presentes na cavidade bucal por volta dos 30 meses de idade.

Quais fatores podem ter influência na erupção dentária?

Observou-se na literatura consultada que a erupção dos dentes decíduos é influenciada por fatores como estado nutricional infantil, nascimento prematuro, tempo de amamentação, presença de síndromes, nível socioeconômico, gênero e condições maternas durante a gestação.

Qual a estrutura mais importante para que ocorra a erupção dentária?

d) tração do ligamento periodontal: há evidências de que células e fibras do ligamento periodontal exerçam forças de tração, as quais desta forma auxiliam o movimento axial do dente, ajudando assim o processo de erupção dentária.

Quais são as teorias que explicam o mecanismo de erupção?

Uma possível teoria é a de que o osso alveolar influencia na erupção dentária, já que o processo alveolar forma-se quando os dentes decíduos erupcionam e deixa de existir no momento em que os dentes são perdidos.

Qual o nome do dente 83?

Os caninos: temos quatro dentes nesse grupo (referente aos números 53, 63, 73, 83), sendo dois em cima e dois embaixo. Eles têm uma ponta, assim como uma lança. Sua principal função é rasgar o alimento e encaminhá-lo para os dentes subsequentes.

Como se classificam os dentes?

  1. Incisivos— dentes frontais afiados em forma de cinzel (quatro superiores, quatro inferiores) para cortar os alimentos.
  2. Caninos— dentes com pontas agudas (cúspides) que rasgam os alimentos..
  3. Pré-molares— dentes com duas pontas (cúspides) na superfície para esmagar e moer os alimentos.