:

Como contabilizar as comissões?

Como contabilizar as comissões?

As comissões, cujo pagamento dependa do recebimento das duplicatas ou de outro evento futuro, devem ser registradas a crédito na conta de “Provisão para Comissões” no Passivo Circulante, no momento em que ocorreu a venda.

O que são despesas e custos?

Custo é o valor gasto com bens e serviços para produzir outros bens e serviços. Despesa é o valor gasto para administrar e sustentar o funcionamento da organização, sem que tenha impacto direto no processo de produção.

O que é despesas com vendas na contabilidade?

As despesas com vendas são relacionadas com todos os gastos que envolvem o processo de comercialização de um produto ou serviço.

É preciso considerar a diferença entre custo despesa é investimento constitui um exemplo de custo?

Gastos são todos os desembolsos da sua empresa, ou seja, tudo que sai do caixa. Isso significa que investimento é um gasto, assim como uma despesa também é um gasto. Então, quando falamos em gastos estamos falando de: custos, despesas e investimentos. Simples, não é?

Como contabilizar DSR sobre comissão?

O descanso semanal remunerado do empregado horista calcula-se da seguinte forma:
  1. Somam-se as horas normais trabalhadas no mês;
  2. Divide-se o resultado pelo número de dias úteis;
  3. Multiplica-se pelo número de domingos e feriados;
  4. Multiplica-se pelo valor da hora normal.

Qual seria a classificação correta a se fazer da conta comissões de venda?

Confira as opções abaixo:
  1. 1 – Comissão por venda. Este é um dos modelos mais praticados no mercado de vendas. ...
  2. 2 – Comissão por faturamento. ...
  3. 3 – Comissão por margem de lucro. ...
  4. 4 – Comissão por recebimento. ...
  5. 5 – Bônus por rendimento.

O que é custo despesa e receita?

a) receita é a renda que a empresa obtém pelas vendas de mercadorias e produtos, pela prestação de serviços etc. (quer receba os valores a vista ou não); b) custo é o gasto relativo à aquisição ou produção de um bem de venda ou de uso ou, ainda, o gasto diretamente relacionado com a prestação de determinado serviço.

Quais são as contas de custos?

Exemplos de custos:
  • Matéria-prima;
  • Mão de obra;
  • Gastos gerais de fabricação;
  • Embalagens;
  • Depreciação de máquinas e equipamentos;
  • Energia elétrica;
  • Manutenção;
  • Materiais de conservação e limpeza para fábrica; e.

Quais são as despesas comerciais?

Portanto, alguns exemplos de despesas comerciais que se pode ter são: comissão de vendedores, investimento em propagandas e campanhas publicitárias, manutenção dos veículos de entregas, valores de frete, seguro para o veículo e/ou para o vendedor, entre outras.

Quais são os impostos que incidem sobre as vendas?

As notas fiscais de produtos ainda podem ser cobradas pelo Imposto sobre Importação (II), Imposto sobre Exportação (IE) e Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro (IOF).

Qual a diferença entre custo despesa é investimento?

Alguns exemplos de custos são matéria-prima, mão de obra, energia elétrica, embalagem, manutenção, gastos gerais de fabricação. Já o investimento significa aplicar um recurso (dinheiro, tempo, conhecimento) para conquistar um benefício futuro.

Qual é a diferença entre despesa é investimento?

Diferente do investimento, as despesas não representam retornos financeirosfuturos. Mesmo assim, são essenciais porque servem para fazer a empresa funcionar de modo adequado. Isto é, despesa trata-se do dinheiro utilizado na manutenção do seu empreendimento.

Porque se paga DSR sobre comissão?

DSR sobre comissões O descanso semanal remunerado também é um direito devido a profissionais que recebem salário por comissão. A determinação é da Súmula n° 27 do Supremo Tribunal do Trabalho (TST) que diz: “é devida a remuneração do repouso semanal e dos dias feriados ao empregado comissionista, ainda que pracista”.

Como devem ser pagas as comissões?

Segundo a CLT – Consolidação das Leis do Trabalho, uma comissão pode ser paga em percentagem, unidade, valor fixo, entre outros. No entanto, ela só é exigível depois de ultimada as transações.

Como é feito o cálculo da comissão de vendedor?

A comissão é calculada de acordo com o faturamento do mês anterior. Exemplo: se uma empresa vendeu o equivalente a R$ 100.000,00 e a comissão do vendedor é de 0,5% do total do faturamento total, ele terá direito a R$ 500,00.

Como deve ser pago a comissão?

Como funciona a comissão de vendas normalmente A comissão de vendas costuma ser calculada em função do volume de vendas que o vendedor fez no mês anterior. Assim, define-se um percentual que deve ser calculado sobre esse montante e ele será repassado ao vendedor.

Quais são as contas de receita e despesa?

O principal conceito de receitas são os recursos provenientes da venda de mercadorias ou de uma prestação de serviços. As despesas, por sua vez, são todos os gastos que uma empresa precisa ter para obter uma receita. Alguns exemplos de despesas são os salários, a conta de água, luz, telefone, os impostos e etc.

Quais os 4 tipos de custos?

Quatro tipos de custos na contabilidade
  1. Diretos. Os custos diretos são todos aqueles que estão relacionados aos produtos e serviços vendidos pela empresa, ou seja, que têm impacto no valor final calculado para a comercialização. ...
  2. Indiretos. ...
  3. Fixos. ...
  4. Variáveis.

Quais são os tipos de custos da qualidade?

Custos da Qualidade
  • Custos de Prevenção. ...
  • Custos de Avaliação. ...
  • Custos das Falhas Internas. ...
  • Custos das Falhas Externas. ...
  • Custos de oportunidade. ...
  • Custo de exceder requerimentos.

Quais são as despesas administrativas?

De forma simplificada, despesas administrativas são os mais diversos gastos de uma empresa que não têm ligação direta com a produção ou com o core-business. Elas abrangem gastos como os com limpeza, manutenção, contas de consumo, recepção, materiais de escritório e departamento jurídico.