:

O que é NBR 10647?

O que é NBR 10647?

A norma geral do desenho técnico é a NBR 10647. Seu objetivo é definir a nomenclatura. Ela define os tipos de desenho (projetivos e não projetivos), o grau de elaboração (esboço, croqui, desenho preliminar, desenho definitivo), de pormenorização (desenho de componente, de conjunto, detalhe), o material utilizado….

Quais os tipos de desenho conforme a NBR 10647 explique os e exemplifique?

a) diagramas; b) esquemas; c) ábacos ou nomogramas; d) fluxogramas; e) organogramas; f) gráficos. Desenho no qual valores funcionais são representa- dos em um sistema de coordenadas. Figura que representa não a forma dos objetos, mas as suas relações e funções.

Qual a NBR que trata de desenho técnico?

Para isso, os procedimentos adotados abordam desde a denominação e classificações dos desenhos até a representação gráfica. A norma geral do desenho técnico é a NBR 10647.

Quanto ao aspecto geométrico O desenho técnico se divide em?

Quanto ao aspecto geométrico: - Desenho projetivo; - Desenho não projetivo. iceli e F erreira (2008). Figuras resultantes de projeções cilíndricas ortogonais do objeto, sobre planos convenientemente escolhidos de modo a representar com exatidão a forma do mesmo com seus detalhes.

O que define a norma simbologia?

A norma que trata especificamente dos símbolos gráficos para instalações elétricas é a NBR 5444. O ideal é utilizarmos a simbologia da norma, mas podemos encontrar outras simbologias convencionais comuns entre os profissionais de elétrica.

Quais são os tipos de desenhos?

Top 15 estilos de desenho e suas principais características
  1. Desenho de observação. Seu objetivo é reproduzir um modelo de forma idêntica a partir da sua observação direta. ...
  2. Desenho de memorização. ...
  3. Desenho realista. ...
  4. Desenho abstrato. ...
  5. Desenho a mão livre. ...
  6. Mangá ...
  7. Caricatura. ...
  8. HQ.

Quais os tipos de perspectivas existem para o desenho técnico?

Perspectivas em desenho técnico
  • Perspectiva axonométrica.
  • Perspectiva cavaleira (ou oblíqua)
  • Perspectiva cônica (ou do arquiteto)

O que é a NBR 6492?

Para regulamentar a representação gráfica dos projetos de arquitetura existe a NBR 6492, de 1994, que fornece todos os parâmetros necessários não só ao desenho mas a correta compreensão dos elementos presentes em uma planta de Arquitetura. ...

Quais os graus de elaboração de um desenho?

Grau de elaboração Esboço – desenho técnico a mão livre; Desenho preliminar – fase intermediária, antecede o projeto final, pode sofrer alterações; Desenho técnico definitivo ou de execução – deve atender as normas técnicas.

Quais as formas de representarmos uma seção?

A seção de corte é representada através da linha que chamamos de traço ponto idêntica que representa a simetria de um desenho técnico, apenas com a diferença de conter nas extremidades traços mais longos que os demais.

O que caracteriza a simbologia gráfica?

Para uma melhor compreensão, e como forma de facilitar a identificação dos componentes, equipamentos e outros elementos que possam ser utilizados nas instalações elétricas é utilizada uma simbologia gráfica que representa cada elemento da instalação.

Qual norma que define a simbologia em elétrica?

NBR 5444 - Símbolos elétricos para instalações elétricas prediais — Páginas Pessoais - UTFPR.

Qual a quantidade máxima de vistas possíveis de acordo com a NBR 10067?

No desenho técnico é possível representar até 6 vistas principais (ortogonais) de um objeto, porém na NBR 10067 recomenda que seja utilizado o menor número possível de vistas, o Page 5 1-7 mais comum é que sejam adotadas 3 (três) vistas principais.

Qual é o diedro que é realizado Os desenhos técnicos no Brasil através da ABNT?

A maioria dos países que utilizam o método mongeano adotam a projeção ortográfica no 1o diedro. No Brasil, a ABNT recomenda a representação no 1o diedro. Entretanto, alguns países, como por exemplo os Estados Unidos e o Canadá, representam seus desenhos técnicos no 3o diedro.

O que é desenho tipos de desenho?

O desenho é uma forma de arte tão variada, que existem tipos específicos dele, com características bem próprias, e que vão se adequar a cada tipo de desenhista e o que ele deseja retratar. ... Primeiro, temos que observar que existem duas categorias básicas de desenho: o artístico e o técnico.

Quais são os tipos mais comuns de representações de desenhos?

Desenho, gravura, pintura Seus meios mais comuns de confecção são a xilogravura (em que a matriz é feita de madeira), a litogravura (cuja matriz é composta de algum tipo de pedra), a gravura propriamente dita (cuja matriz é metálica) e a Serigrafia (cuja matriz é uma tela) uma técnica de imprimir sobre tecido.

Quais são os tipos de perspectivas?

Existem em arte Três tipos de perspectiva: Perspectiva Geométrica, Perspectiva linear, e perspectiva aérea.

Quais são os 3 tipos de perspectivas mais utilizadas em desenho técnico?

Perspectivas em desenho técnico
  • Perspectiva axonométrica.
  • Perspectiva cavaleira (ou oblíqua)
  • Perspectiva cônica (ou do arquiteto)

Qual a NBR que rege projetos de arquitetura fale seu número é seu nome?

NBR 6492:1994 – Representação de projetos de Arquitetura O tipo e o formato do papel, as escalas do desenho arquitetônico, os tipos das letras e dos números, os tipos de linhas, as formas de indicação de fachadas e elevações estão entre os parâmetros técnicos definidos pela norma.