:

Qual é a equação da parábola?

Qual é a equação da parábola?

Sabendo que uma parábola tem concavidade para a direita, vértice no centro do plano cartesiano e a distância da reta diretriz ao seu foco vale 3, então sua equação é: A - y2=3x. B - y2=−3x. C - y2=6x.

Como definir uma parábola?

Para entender o que é parábola, deve-se saber que essa figura geométrica plana é o conjunto de pontos cuja distância até a reta r é a mesma até um ponto F. Considerando-se um ponto F e uma reta r no plano, o conjunto que contém todos os pontos cuja distância até F é igual à distância até r é chamado parábola.

Como calcular equação da diretriz de uma parábola?

, o que mostra que a equação de uma parábola cuja diretriz é paralela ao eixo das abscissas e cujo foco está no eixo das ordenadas é da forma y = ax² (um polinômio de segundo grau).

O que é o foco de uma parábola?

O que são o foco e a diretriz de uma parábola? Parábolas são normalmente conhecidas como gráficos de funções do segundo grau. Elas também podem ser vistas como o conjunto de todos os pontos cuja distância de um certo ponto (o foco) é igual à sua distância de uma determinada reta (a diretriz).

Como determinar a equação de uma hipérbole?

c2 = a2 + b2 → relação fundamental. A1(– a, 0) e A2(a, 0) → são os vértices da hipérbole.

Como determinar a equação reduzida da parábola?

5.3.1 Equação reduzida de uma parábola ⁡ ( P , F ) = dist ⁡ x 2 + ( y - p 2 ) 2 = y + p 2 . x 2 + y 2 - p ⁢ y + p 2 4 = y 2 + p ⁢ a chamada equação reduzida da parábola.

Quais são as características de uma parábola?

Uma parábola é uma história breve e sucinta, em prosa ou verso, desenvolvida para ensinar a verdade universal ou responder a uma pergunta. ... As parábolas são histórias desenvolvidas a partir de um cenário, enredo e personagens de uma forma clara, concisa e simples.

O que podemos afirmar a respeito dos elementos que compõem uma parábola?

A respeito dos elementos de uma parábola, assinale entre as alternativas abaixo aquela que for correta. a) O foco de uma parábola é uma reta, que participa da definição dessa figura. b) A diretriz de uma parábola é uma reta, que participa da definição dessa figura.

Como calcular a excentricidade de uma hipérbole?

O quociente c/a é conhecido como excentricidade da hipérbole. Como, por definição, a < c, concluímos que a excentricidade de uma hipérbole é um número positivo maior que a unidade. O ponto (0,0) é o centro da hipérbole. Observe que x – (-c) = x + c.

Como descobrir a diretriz?

Trace um segmento passando pelos pontos A e B e marque a intersecção com o eixo de simetria como C. O ponto médio do segmento ¯VC é o foco F da parábola. Para encontrarmos a reta diretriz, usamos a definição da parábola, que diz que a medida da parábola ao foco é igual à distância da parábola à reta diretriz.

Como calcular o vértice e o foco da parábola?

Caso I. O foco F está à direita da diretriz L. Como o vértice da parábola P é V = (0, 0), temos que o foco é F = (p, 0) e a diretriz é L : x = −p, onde 2p = d(F,L).

Qual é o foco da parábola Y?

Observemos que y=x2 é uma parábola, com ou seja e, portanto, seu foco está no ponto e sua diretriz é a reta . Observações: 1.

Como calcular excentricidade da hipérbole?

O quociente c/a é conhecido como excentricidade da hipérbole. Como, por definição, a < c, concluímos que a excentricidade de uma hipérbole é um número positivo maior que a unidade. O ponto (0,0) é o centro da hipérbole. Observe que x – (-c) = x + c.

Como se faz uma hipérbole?

Para o ramo da esquerda, com a ponta seca do compasso em F1 e raio qualquer menor que F1C, marque o ponto e1 e com mesma abertura com a ponta seca em e1, marque e2 e do mesmo modo marque e3. Para o ramo da direita proceda da mesma forma, sendo F2d1 = F1e1.

Como calcular a equação da reta reduzida?

A equação reduzida da reta é y = mx + n, em que x e y são, respectivamente, a variável independente e a variável dependente; m é o coeficiente angular, e n é o coeficiente linear. Além disso, m e n são números reais.

O que é parábola e suas características?

Parábola é uma pequena narrativa que usa alegorias para transmitir uma lição moral. As parábolas são muito comuns na literatura oriental e consistem em histórias que pretendem trazer algum ensinamento de vida. Possuem simbolismo, onde cada elemento da história tem um significado específico.

Qual a principal característica do apólogo?

O Apólogo é um gênero alegórico em que os personagens são animais, plantas, objetos ou até partes do corpo humano, trazendo um ensinamento de vida por meio de situações semelhantes às reais.

Como descobrir o vértice de uma parábola?

Esse ponto de retorno da parábola, mais conhecido como vértice da parábola, pode ser calculado com base nas expressões matemáticas envolvendo os coeficientes da função do 2º grau dada pela lei de formação y = ax² + bx + c.

Como calcular a excentricidade?

Daí segue que e=c/a = 0/a = 0. Isso significa que quando os eixos de uma elipse tem medidas iguais (uma vez que se a=b temos 2a=2b, então a distância focal é nula (c=0). Temos no caso de e=0 que será admitido como uma elipse degenerada a circunferência.

Como descobrir a equação da hipérbole?

c2 = a2 + b2 → relação fundamental. A1(– a, 0) e A2(a, 0) → são os vértices da hipérbole.