:

O que é coeficiente de concordância de Kappa?

O que é coeficiente de concordância de Kappa?

O coeficiente kappa é uma medida da concordância entre dois observadores ou dois instrumentos que classificam uma série de unidades observacionais conforme as classes de uma variável qualitativa.

Como calcular o Índice de Kappa?

O valor do coeficiente de concordância de Kappa pode variar de (-pe/1-pe) até 1....Interpretando o Coeficiente de Concordância de Kappa.
Valor de KappaInterpretação
Entre 0 e 0,2fraca (slight)
Entre 0,21 e 0,4razoável (fair)
Entre 0,41 e 0,6moderada (moderate)
Entre 0,61 e 0,8forte (substantial)

Como fazer o Kappa?

Para calcular kappa de Cohen para Entre Avaliadores, você deve ter dois avaliadores com um ensaio. Para calcular kappa de Cohen para Cada avaliador x padrão e Todos os avaliadores x padrão, você deve fornecer um padrão para cada amostra.

Como calcular o Kappa no SPSS?

Clique em Analisar –> Escala –> Análise de Confiabilidade. Se você tiver adicionado a extensão manualmente, clique em Fleiss Kappa e adicione as variáveis referentes aos juízes. Se tiver a versão do SPSS 26+, clique em Análise de Confiabilidade. Posteriormente, marque as seguintes opções da aba “Estatísticas”.

O que significa a palavra Kappa?

É um espírito anfíbio do folclore japonês. Quando plenamente desenvolvido, um kappa tem o tamanho de uma criança de dez anos e ele é hermafrodita. Sua pele é escamosa e verde-amarelada; tem cara de macaco, costas de tartaruga; as mãos e os pés têm membranas, para nadar mais facilmente.

O que é análise de concordância?

Análise de concordância se refere à capacidade de aferir resultados idênticos (mesma unidade de medida), aplicados ao mesmo sujeito/fenômeno, quer por instrumentos diferentes, pelo mesmo instrumento em tempos diferentes, por avaliadores diferentes, ou por alguma combinação dessas situações.