:

Pode haver ou poderá haver?

Pode haver ou poderá haver?

O verbo “haver”, com o sentido de “existir” ou de “ocorrer”, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Assim, fica na terceira pessoa do singular. Quando acompanhado de um verbo auxiliar, este também se torna impessoal, assim sendo, deve permanecer no singular. Por isso, a forma correta é: “pode haver consequências”.

Pode haver plural?

Isso quer dizer que seu uso será sempre no singular, independentemente se o que vem a seguir está no plural. Exemplos: ... No caso de outros verbos juntarem-se ao verbo haver (ou seja, uma locução verbal) – como os verbos dever e poder -, eles também ficam no singular, independentemente de o complemento estar no plural.

Devem haver Está correto?

Erro: Devem haver muitas pessoas naquele auditório. Forma correta: Deve haver muitas pessoas naquele auditório. Explicação: O verbo haver, no sentido de existir, é impessoal, ou seja, só é usado no singular. Quando acompanhado de um verbo auxiliar, no caso, “deve”, este também se torna impessoal.

Precisa haver?

O verbo “haver” surge quando alguém precisa receber dinheiro de alguém ou recuperar algo que perdeu: Preciso haver meu dinheiro. Use “ter a haver” no sentido de “ter a receber”. Compare: Ana tem tudo a ver com as coisas que aconteceram. (As coisas que aconteceram têm relação com Ana).

É correto escrever podem?

A forma do verbo poder escrita sem acento (pode) corresponde a uma ação que acontece no momento no qual está sendo narrado. É a 3ª pessoa do singular do presente do indicativo, tempo verbal utilizado para indicar um acontecimento que ocorre no momento da fala.

Quando usar o haver no plural?

Como a gente viu até aqui, quando o verbo “haver” possui o sentido de “ter”, ele acompanha o sujeito em qualquer pessoa, inclusive no plural. Sendo assim, “haviam”, “haverão” e “houveram” são flexões empregadas somente quando a frase tiver um sujeito. Veja alguns exemplos: Eles haviam dado a resposta certa.

Quando o verbo existir vai para o plural?

O verbo existir aceita flexão em número (singular ou plural) e em pessoa (1. ª, 2. ª ou 3. ... É conjugado no singular com um sujeito singular e no plural com um sujeito plural.

Quando usar haver e houver?

O verbo “haver” continuará na terceira pessoa do singular: “Havia graves problemas sociais no Brasil”, “Houve graves problemas…”, “Haverá graves problemas…”, “Haveria graves problemas…”, “Caso haja graves problemas…”, “Se houvesse graves problemas…”, “Quando houver graves problemas…” etc. Sempre singular.

Devem e deve?

Em devem ser, devem atua como verbo auxiliar e ser atua como verbo principal....Os verbos auxiliares sofrem flexão em número, pessoa, tempo e modo, concordando com o sujeito:
  1. devem ser;
  2. deve ser;
  3. deveria ser;
  4. deverá ser;
  5. deverão ser;
  6. devessem ser;

Devem haver fatos?

Quando o verbo “haver” aparece acompanhado de um verbo auxiliar, este assume o comportamento impessoal, permanecendo no singular. É por isso que dizemos “Deve haver indícios de fraude”, “Pode ter havido casos semelhantes”, “Vai haver reações”, “Tinha havido exposições”, “Há de haver pessoas honestas” etc.

Precisa ou precisam?

A forma correta é precisa-se, no singular. Quando há uma indeterminação do sujeito, o correto é que o verbo seja conjugado na 3. ª pessoa do singular, independentemente do objeto indireto estar no singular ou no plural.

Quando é sinônimo de existir o verbo haver?

Esse verbo, no sentido de “ocorrer” ou “existir”, é impessoal. Isso significa que permanece na terceira pessoa do singular, pois não tem sujeito. ... Como sinônimo dos verbos “ocorrer” e “existir”, portanto, o verbohaver” permanece invariável. Não se pode, no entanto, afirmar que o verbohaver” nunca vai para o plural.

Que podem ser ou que podem serem?

Ser e serem, os dois existem e estão corretos, são formas diferentes do mesmo verbo “ser”. A diferença é que “ser” e “serem” estão no infinitivo pessoal, que permite flexão de número. Enquanto “ser” também pode estar no infinitivo impessoal, que não permite flexão, é invariável.

Porque o verbo existir está no plural?

Esse verbo, no sentido de “ocorrer” ou “existir”, é impessoal. Isso significa que permanece na terceira pessoa do singular, pois não tem sujeito. Portanto, é errônea a flexão do verbo no plural. É provável que a origem do erro seja a associação da conjugação do verbo “haver” com os verbosexistir” e “ocorrer”.

Pode trocar Há Por existe?

A regra não muda. É a mesma regra: esteja o verbo no presente, pretérito ou futuro. O erro mais grosseiro é o “famoso” houveram. É o caso da manchete de jornal: “Houveram vários crimes na Baixada”.

O que significa se houver?

Significado de Houver Houver vem do verbo haver. O mesmo que: possuir, tiver, acontecer, ocorrer, reouver, comportar, presenciar, restar, decorrer.