:

Quais são os tipos de reações nucleares?

Quais são os tipos de reações nucleares?

Como nas reações químicas, as reações nucleares podem ser exotermicas (com liberação de energia) ou endotermicas (que requerem alguma energia externa para ocorrer). ... Podemos citar dois tipos muito importante de reações nucleares: a fissão e a fusão.

O que é uma reação nuclear?

Uma reação nuclear consiste na reação que se verifica entre partículas elementares e na qual as forças que intervêm são do tipo nuclear. A primeira delas, de tipo artificial, foi observada em 1919 por F. Rutherford.

Onde ocorre a reação nuclear?

Uma reação nuclear é um processo que ocorre quando o núcleo de um átomo perde partículas subatômicas na medida em que suas propriedades são alteradas. ... A radiação simplesmente descreve o processo de energia ou artigos emitidos por um átomo ou outra partícula.

Qual a diferença entre uma reação química é uma reação nuclear?

Uma reação nuclear caracteriza-se por ser uma transformação em que ocorrem mudanças no núcleo dos átomos. Ao contrário das reações químicas, que envolvem rearranjos de eletrões, as reações nucleares envolvem alteração do número de nucleões de um átomo, isto é, transformação dos núcleos atómicos.

Qual a maior aplicação das reações nucleares?

As reações de fissão e fusão nuclear têm aplicações muito importantes. As fissões, como já sabemos, são utilizadas nas Usinas Nucleares para geração de energia. Já as fissões nucleares podem ser utilizadas nas bombas de hidrogênio, artefatos bélicos de destruição em massa.

Quais são os tipos de radioatividade?

A radioatividade apresenta-se com duas formas diferentes de radiações: partícula — alfa (α) e beta (β); e onda eletromagnética — raios gama (γ). Não pare agora...

O que é reação nuclear e como ocorre?

Reação nuclear ou Reacção nuclear, em Física Nuclear, é qualquer reação em que ocorra modificação de um ou mais núcleos atômicos, onde dois ou mais átomos se unem ou um átomo sofre fissão nuclear. Tal reação não deve ser confundida com uma reação química, ocorre com os elétrons periféricos do átomo.

Como calcular uma reação nuclear?

Para determinar a partícula de uma reação nuclear, utiliza-se a soma dos números atômicos e de massa dos participantes.

Como ocorre o processo de fissão nuclear?

A reação de fissão nuclear ocorre quando um núcleo atômico pesado e instável é bombardeado por nêutrons, produzindo dois núcleos menores, nêutrons e energia. A palavra fissão significa uma cisão, quebra, fragmentação ou divisão.

Quais as características das emissões radioativas?

As três emissões radioativas naturais são: partículas alfa (2 prótons e 2 nêutrons), partículas beta (1 elétron) e radiações gama (radiação eletromagnética). ... As emissões negativas foram chamadas de beta (β), pois se desviaram no sentido da placa positiva.

Quais são as vantagens e desvantagens da energia nuclear?

Vantagens e desvantagens da energia nuclear
  • Nível menor de poluição atmosférica. ...
  • Opção para países com poucos recursos hídricos. ...
  • Disponibilidade do combustível. ...
  • Imenso poder energético. ...
  • Área para construção reduzida. ...
  • Risco de acidente nuclear. ...
  • Poluição térmica. ...
  • Lixo nuclear.

Quais são as aplicações da fissão nuclear?

A fissão nuclear é utilizada nas seguintes atividades: Medicina: A radioatividade resulta da fissão nuclear. Assim, ela é utilizada em raio-x e tratamentos de tumores. Produção de Energia: A fissão nuclear é uma alternativa na produção de energia de forma mais eficiente e limpa, pois não emite gases.

Como podem ser classificados os efeitos da radiação no corpo humano?

Os efeitos da radiação são classificados como agudos ou crônicos. Os crônicos se manifestam ao longo de anos após uma exposição não direta mas significativa de radiação. Já os agudos são imediatos.

Quantos e quais são os elementos radioativos?

Os elementos presentes nas séries naturais são os isótopos de: urânio, tório, rádio, protactínio, actínio, frâncio, radônio e polônio. Outros elementos que apresentam radioatividade, embora em mínima quantidade, na natureza são: trítio (hidrogênio com massa 3u), carbono-14 e potássio-40.

Quais são os tipos de desintegração radioativa?

A maioria das desintegrações radioativas acontece através de um dos seguintes modos: alfa, beta ou gama . O decaimento alfa é a emissão do núcleo do átomo hélio, 4He. Observe que o núcleo filho tem quatro unidades a menos no A que o núcleo pai .

Como ocorre o processo de reação nuclear?

Reação nuclear ou Reacção nuclear, em Física Nuclear, é qualquer reação em que ocorra modificação de um ou mais núcleos atômicos, onde dois ou mais átomos se unem ou um átomo sofre fissão nuclear. Tal reação não deve ser confundida com uma reação química, ocorre com os elétrons periféricos do átomo.

Como ocorre o processo de fusão nuclear?

A fusão nuclear é um processo em que dois núcleos se combinam para formar um único núcleo, mais pesado. ... Esta enorme quantidade de energia é liberada nas reações de fusão porque quando dois núcleos leves se fundem, a massa do núcleo produzido é menor que a soma das massas dos núcleos iniciais.

Quando um átomo sofre uma fissão nuclear sabemos que?

A reação de fissão nuclear ocorre quando um núcleo atômico pesado e instável é bombardeado por nêutrons, produzindo dois núcleos menores, nêutrons e energia. ... Assim, a fissão nuclear corresponde à partição de um núcleo atômico pesado e instável, originando dois núcleos atômicos médios.

O que é liberado com o processo de fissão nuclear e como se dá a reação em cadeia explique?

Após a captura de um nêutron, elementos pesados, como o urânio, tornam-se instáveis e acabam dividindo-se em núcleos menores, emitindo outros nêutrons, o que forma uma reação em cadeia com grande liberação de calor e radiação.

E a energia obtida a partir do fenômeno da fissão nuclear em que ocorre a divisão do núcleo de um átomo gerando a liberação de uma grande quantidade de energia?

A fusão nuclear é um processo de produção de energia a partir do núcleo de um átomo. Este fenômeno ocorre naturalmente no interior do Sol e das estrelas. ... A fissão de uma libra de urânio em uma moderna usina nuclear produz cerca de três milhões de kWh de energia elétrica.