O que é um disco intercalar?
O que é um disco intercalar?
Os discos intercalares correspondem a complexos juncionais, sendo constituídos por interdigitações, junções de adesão e desmossomos, que impedem a separação das células com o batimento cardíaco, e junções comunicantes, que, ao permitir a passagem de íons de uma célula à outra, promovem a rápida propagação da ...
O que é disco intercalar e qual sua função?
Os discos intercalares permitem a contração sincronizada do tecido cardíaco, e proporcionam maior adesão entre as células musculares cardíacas. São compostos de Junções comunicantes e Junções de adesão.
Onde são encontrados os discos intercalares?
Os discos intercalares são vistos como barras que atravessam transversalmente as fibras musculares cardíacas. São formadas por longos complexos juncionais e delimitam as extremidades de cada fibra muscular cardíaca.
O que são proteínas contráteis?
PROTEÍNAS CONTRÁTEIS. As proteínas contrácteis são proteínas fibrosas que interagem entre si formando fibras muito resistentes responsáveis pela mobilidade das estruturas celulares.
Para que serve o disco intercalar?
As células musculares são unidas entre si através das suas extremidades por meio de junções especializadas dominadas discos intercalares, cuja função é dar uma propagação rápida e sincronizada às contrações do músculo cardíaco. São células longas, mais espessas no centro e afilando-se nas extremidades.
O que é e o que representa o sarcômero?
Um sarcômero compreende o segmento entre duas linhas Z consecutivas e é a unidade contrátil da fibra muscular, pois é a menor porção da fibra muscular com capacidade de contração e distensão.
Quais proteínas compõem o sarcômero e qual a sua função?
Sarcômero é a unidade que se repete nas miofibrilas e é composto pelas proteínas actina, tropomiosina, troponina (filamentos finos) e miosina (filamentos grossos). É a repetição dessa unidade, o sarcômero, que dá a característica estriada ao músculo, como evidenciado na imagem abaixo.
Onde pode ser encontrado o tecido muscular liso?
O tecido muscular liso, também chamado de tecido muscular não estriado ou tecido muscular visceral, é constituído por células mononucleadas e alongadas. Esse tipo de músculo pode ser encontrado nas paredes dos órgãos ocos, como estômago, útero, bexiga, artérias, veias, vasos sanguíneos, etc.
Por que o miocárdio não é organizado como um músculo esquelético?
Os dois são estriados mas só o esquelético possui filamentos de actina e miosina que utilizam o mecanismo de "catraca". As fibras musculares cardíacas têm discos (membranas que delimitam a célula) intercalados entre uma fibra e outra, o que não acontece com as fibras musculares esqueléticas.
Quais são as proteínas contráteis responsáveis pela contração muscular?
A contração em músculos esqueléticos ocorre graças à presença de duas proteínas importantes: a actina e a miosina.
Quais são as proteínas musculares contráteis?
No músculo estriado esquelético, a contração se dá pela interação entre os dois filamentos de proteínas nos sarcômeros (actina e a miosina). A cabeça da miosina empurra os filamentos de actina, gerando a contração muscular.
Qual a importância do Sincício?
As fibras musculares cardíacas são atravessadas por discos intercalares (membranas celulares que separam as células individualmente) que conectam as células cardíacas em série. Este sistema torna o músculo cardíaco um sincício, onde o estímulo se propaga de uma célula para outra com muita facilidade.
Em que consiste o sarcômero?
Um sarcômero compreende o segmento entre duas linhas Z consecutivas e é a unidade contrátil da fibra muscular, pois é a menor porção da fibra muscular com capacidade de contração e distensão.
Quais as proteínas que formam o sarcômero?
No músculo estriado esquelético, a contração se dá pela interação entre os dois filamentos de proteínas nos sarcômeros (actina e a miosina).
O que é placa motora e qual sua função?
A placa motora é o local em que um estímulo elétrico tem de ser transformado em movimento, através de alguns mediadores químicos, o principal dos quais a acetilcolina, permitem essa transformação. As sinapses, incluindo as placas motoras e o sistema nervoso autônomo são colinérgicos, isto é, liberam acetilcolina.
Quais são os tipos de tecido muscular e onde se localizam no corpo humano?
- Tecido muscular esquelético → com células multinucleadas, cilíndricas e compridas, contendo estrias transversais. Sua distribuição ocorre por todo o corpo, proporcionando a realização dos movimentos; - Tecido muscular liso → formado por células mononucleadas, compridas e filiformes, sem estrias transversais.
Que tipo de tecido muscular está presente no coração?
Tecido muscular estriado cardíaco Apresenta estriações e é encontrado na parede do coração. A contração desse tecido é vigorosa, rítmica e involuntária, portanto, não somos capazes de controlá-la. Possui fibras alongadas, com um ou dois núcleos, os quais estão localizados mais próximos à região central.
Qual a estrutura muscular do coração?
O músculo estriado cardíaco é encontrado somente no coração, formando o miocárdio. Os músculos do coração têm contrações involuntárias e ritmadas e suas células são compostas apenas de um único núcleo, sendo por isso chamadas de células mononucleadas.