:

O que são os condrócitos?

O que são os condrócitos?

Os condrócitos são células maduras com diminuição de sua atividade metabólica, responsáveis pela manutenção da matriz e pelo controle metabólico da cartilagem na qual se encontram. A matriz extracelular da cartilagem é sólida e firme, mas também ligeiramente maleável, o que explica a sua elasticidade.

O que são grupos Isógenos e qual o tipo de crescimento no qual participa?

No crescimento intersticial, devido à consistência semirrígida da matriz, as células resultantes de uma divisão tendem a permanecer próximas entre si. Elas formam pequenos grupos de células denominados grupos isógenos, resultantes da divisão de uma única célula. Portanto, constituem pequenos clones de condrócitos.

Qual a diferença entre matriz territorial e interterritorial?

MATRIZ EXTRACELULAR DA CARTILAGEM HIALINA Frequentemente há um acúmulo de matriz em torno de condrócitos isolados ou em torno de grupos isógenos. Este acúmulo é denominado matriz territorial em comparação com a matriz menos concentrada que existe mais afastada das células, denominada matriz interterritorial.

O que é e para que serve o Pericôndrio?

Além de ser uma fonte de novos condrócitos para o crescimento, o pericôndrio é responsável pela nutrição, oxigenação e eliminação dos refugos metabólicos da cartilagem, porque nele está localizado vasos sangüineos e linfáticos, inexistentes no tecido cartilaginoso.

Onde são encontradas os condrócitos?

Em biologia, condrócitos são células presentes no tecido cartilaginoso. ... Estão isolados em pequenas cavidades no tecido, denominadas lacunas. No entanto, essas lacunas podem estar extremamente próximas, separadas por apenas uma fina porção da matriz.

Quais são as células encontradas na cartilagem?

As células do tecido cartilaginoso são chamadas de condrócitos e estão localizadas em cavidades no interior da matriz denominadas de lacunas. A matriz do tecido cartilaginoso é relativamente rígida e é formada por colágeno ou por colágeno com elastina, além de glicoproteínas, proteoglicanas e ácido hialurônico.

Qual o tipo de crescimento na qual os condrócitos participam e como isso ocorre?

Os condrócitos participam do crescimento diagonal da cartilagem, onde divisões mitóticas das células e excreção de mais matriz entre as células filhas permitem a expansão da cartilagem.

Qual o tecido que forma o chamado disco Epifisário?

O disco epifisário é constituído por um disco cartilaginoso que não foi penetrado pelo osso em expansão e que será responsável, de agora em diante, pelo crescimento longitudinal do osso. Assim o disco fica entre o tecido ósseo das epífises e o da diáfise.

Qual a formação do tecido cartilaginoso?

Formação. O tecido conjuntivo cartilaginoso é formado de dois diferentes tipos celulares de fibra proteica, de matriz extra celular: pericôndrio e condrina.

O que é matriz territorial?

A concentração um pouco menor em torno de grupos celulares é denominada matriz territorial. As áreas da matriz mais distantes das células têm menor concentração de proteoglicanas sulfatadas e são denominadas matriz interterritorial.

O que é pericôndrio qual sua função e origem?

Pericôndrio: Região periférica da cartilagem, constituída em sua maior parte por tecido conjuntivo denso, cuja integridade é essencial para a vida da cartilagem. É fonte de novos condroblastos que dão origem aos condrócitos e é responsável pela nutrição da cartilagem.

O que é pericôndrio quais as camadas constituintes e funções desempenhadas?

Pericôndrio (do latim peri em torno de, chondrium cartilagem) é uma camada de tecido conjuntivo do tipo denso não modelado que envolve as cartilagens, exceto das cartilagens articulares das articulações sinoviais.

Onde se localizam os condroblastos?

Condroblastos são as células que formam a matriz da cartilagem. A palavra deriva do grego chondros (cartilagem) e blastos (célula jovem). Os condroblastos estão presentes no tecido conjuntivo que circunda e nutre a cartilagem, que se chama pericôndrio.

Como se originam os condrócitos?

Quase todas as cartilagens na sua fase inicial apresentam crescimento intersticial (células do mesênquima que se diferenciam em condroblastos e que começam a produzir matriz extracelular, e é a partir daí que ficam aprisionados dando origem aos condrócitos).

São exemplos de células presentes no tecido cartilaginoso?

Os condrócitos são células do tecido cartilaginoso que ocupam as lacunas existentes na matriz da cartilagem.

Quais os 3 tipos de cartilagens?

A cartilagem é um tipo de tecido conjuntivo, podendo ser classificada em três tipos: cartilagem hialina, cartilagem elástica e cartilagem fibrosa.

Qual é o tipo de crescimento no qual participa e como isso ocorre?

A cartilagem possui dois tipos de crescimento: aposicional e intersticial. Crescimento aposicional é a formação de cartilagem sobre a superfície de uma cartilagem já existente. As células empenhadas nesse tipo de crescimento derivam do pericôndrio. O crescimento intersticial ocorre no interior da massa cartilaginosa.

Quais os tipos e como ocorre o crescimento da cartilagem?

Os tipos de crescimento da cartilagem são aposicional e intersticial. No crescimento aposicional há formação de cartilagem sobre a superfície de cartilagem já existente por células provenientes do pericôndrio. Já o crescimento intersticial ocorre no interior da cartilagem pela divisão dos condrócitos.

O que é o disco epifisário qual a sua localização e o tecido que o constitui?

O disco epifisário é constituído por um disco cartilaginoso que não foi penetrado pelo osso em expansão e que será responsável, de agora em diante, pelo crescimento longitudinal do osso. Assim o disco fica entre o tecido ósseo das epífises e o da diáfise.

Onde está localizado o disco epifisário?

O disco epifisário é, portanto, um disco de cartilagem hialina situado entre a epífise e a diáfise, que não foi penetrado por tecido ósseo durante a ossificação.