:

Quais os símbolos de Iansã?

Quais os símbolos de Iansã?

O nome Iansã trata-se de um título que Oiá recebeu de Xangô, que faz referência ao entardecer....Símbolos
  • Saudação: Epahhey ,Oia!
  • Dia: Quarta-feira.
  • Cores: Marrom, vermelho, rosa e branco.
  • Símbolos: iruquerê, espada de cobre.
  • Proibições: Abóbora, arraia e carneiro.

O que Iansa carrega?

A Orixá Iansã é uma deusa guerreira, senhora dos ventos, raios e tempestades. Ela comanda os espíritos mortos com um rabo de cavalo, conhecido como Eruexim – um dos seus símbolos.

Quais as armas de Iansa?

Domina o mundo dos mortos (Eguns), sendo o único orixá capaz de enfrentá-los e dominá-los. Para isso utiliza um instrumento litúrgico chamado Eruexim, uma chibata feita de rabo de um cavalo atado a um cabo de osso, madeira ou metal. No Brasil foi sincretizada com Santa Bárbara. Oya é uma Orixá guerreira.

O quê Oyá gosta?

A senhora das emoções intensas recebe com prazer velas brancas, amarelas e vermelhas. Também gosta de champanhe branca, licor de menta, anis ou cerejas, rosas e palmas amarelas, que devem ser deixados em campo aberto, pedreiras, praias ou cachoeiras.

Quais as ferramentas de Iansã?

Epahey, Oyá! Ferramentas de Yansã, ou Oiá, Orixá dos Ventos e das Tempestades, mulher de Xangô, guerreira e bravia. Divindade do rio Niger: Adê; Alfanje; braceletes e pulseiras de cobre; Eruexim de rabo e Oguês de chifre. A Yansã de Ibále é a Yansã que comanda os Eguns e a única Orixá que lida com os mortos.

O que significa o leque de Iansa?

Sua cor é o Amarelo na Umbanda e o Vermelho no Candomblé. E seu símbolo é o Leque de Pena. Por ter como símbolo o raio, é sincretizada com Santa Bárbara, que é tida pelos católicos como protetora contra raios e tempestades.

O que oxalá carrega na mão?

Em suas mãos estão o escudo e a espada. Oxaguian é o Orixá responsável por encorajar seus filhos nas lutas diárias para que eles possam superá-las. É dinâmico e está sempre em movimento, ele rege a inovação.

Como agradar Iansã no candomblé?

As oferendas para Iansã levam velas e flores amarelas, espadas de Iansã (igual as espadas de São Jorge, mas com as bordas amarelas), bebidas doces, frutas (em especial o melão) e acarajé. São entregues, preferencialmente em bambuzais e pedreiras. Seu dia da semana é a Quarta-Feira, dia que divide com o Orixá Xangô.