:

Como identificar cigarrinha do milho?

Como identificar cigarrinha do milho?

Esse inseto tem a cor branco-palha, podendo apresentar-se levemente acinzentado. O adulto da cigarrinha mede em torno de 3,5 a 4,5 mm de comprimento, possui duas pequenas manchas pretas na parte dorsal da cabeça e asas semitransparentes.

Quando deve ser feito o monitoramento da cigarrinha do milho?

Entre 75 e 90 dias, a cigarrinha-do-milho completa seu ciclo biológico. Cada fêmea pode depositar entre 4 ovos, a depender da temperatura. Problemas maiores são observados em plantios tardios (safrinha), e em temperaturas mais elevadas (entre 21 °C e 26 °C).

Como matar a cigarrinha no milho?

Uma das principais estratégias de manejo da cigarrinha é a eliminação de plantas de milho “tigueras” no período de entressafra e durante o cultivo da soja.

Como evitar cigarrinha no milho?

Controle químico da cigarrinha-do-milho. É importante tratar as sementes com inseticidas e pulverizar a lavoura no início (V3 e V4), reduzindo os níveis de incidência. Aplicações após na cultura devem ser nos estágios iniciais das plantas, também para evitar a incidência.

Quais as principais pragas que atacam o milho?

Principais pragas do milho: Pragas da parte aérea
  • Lagarta-do-cartucho. A lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda) é uma das principais pragas do milho, causando grandes perdas, e também encontradas na cultura do sorgo. ...
  • Lagarta-da-espiga do milho. ...
  • Broca-da-cana. ...
  • Percevejos. ...
  • Helicoverpa armigera.

O que são Molicutes na cultura do milho?

Os molicutes são microorganismos patogênicos que sobrevivem apenas na cultura do milho e são disseminados, de planta em planta, pela alimentação da cigarrinha. A infecção com molicutes ocorre nos estágios inicias da cultura.

Qual o ciclo da cigarrinha do milho?

25 a 30 dias O ciclo de vida da cigarrinha dura em torno de 25 a 30 dias, considerando uma temperatura média de 25° C. Os sintomas do enfezamento são percebidos tardiamente, mas a presença da cigarrinha pode ocorrer desde os primeiros estádios de desenvolvimento do milho.

O que é Molicutes no milho?

Os molicutes são microorganismos patogênicos que sobrevivem apenas na cultura do milho e são disseminados, de planta em planta, pela alimentação da cigarrinha. A infecção com molicutes ocorre nos estágios inicias da cultura.

Qual herbicida usar no milho?

Atrazine. É o herbicida mais utilizado para a cultura do milho atualmente! Pode ser aplicado na pré-emergência da cultura, imediatamente antes da semeadura, simultaneamente ou logo após a semeadura. Em aplicações em pós-emergência da cultura e plantas daninhas, deve-se acrescentar óleo vegetal.

Como espantar mosquito do milho?

  1. Vinagre. Primeiro realize a limpeza na sua casa. ...
  2. Cravo-da-índia, limão e louro. Espalhe pela sua casa recipientes com folhas de louro, cravo-da-índia e rodelas de limão. ...
  3. Água, álcool e arruda. Separe um copo de 250 ml de álcool comum, com 100g de arruda fresca e 1 litro de água. ...
  4. Óleo de eucalipto. ...
  5. Mel com farinha de milho.

Como matar as cigarrinhas?

A diversificação das pastagens com o uso de diferentes tipos de capim e o consórcio com leguminosas como amendoim forrageiro e puerária são alternativas eficientes para reduzir os danos causados pela cigarrinha-das-pastagens.

São exemplos de pragas iniciais que atacam as plântulas plantas jovens do milho?

Pragas-chave que ocorrem no início do ciclo do milho
  • Corós.
  • Angorá (Astylus variegatus)
  • Percevejo-castanho (Scaptocoris castanea)
  • Larva-alfinete (Diabrotica speciosa)

Qual é a principal praga do milho?

Spodoptera frugiperda A lagarta-do-cartucho, Spodoptera frugiperda é a principal praga da cultura do milho no Brasil, ocorrendo em todas as regiões produtoras, tanto nos cultivos de verão como nos de segunda safra ("safrinha").

Como ocorre a infecção do milho com molicutes?

A infecção com molicutes ocorre na plântula de milho em estádios iniciais de desenvolvimento. Esses microrganismos patogênicos proliferam nos tecidos do floema e a planta apresenta os sintomas do enfezamento apenas na fase de produção.

O que é o enfezamento do milho?

Os enfezamentos são causados por microorganismos semelhantes a bactérias, denominados molicutes (espiroplasma e fitoplasma). A doença afeta o desenvolvimento, a nutrição e a fisiologia das plantas infectadas e, em consequência, a produção de grãos.

Qual o ciclo danos e principais formas de controle da cigarrinha do milho?

Controle cultural da cigarrinha do milho: Os métodos de controle mais eficientes são os culturais evitando-se a multiplicação do vetor em plantios sucessivos, erradicação de plantas voluntárias na área antes do plantio e uso de cultivares menos susceptíveis aos patógenos.