:

Como se calcula o índice de área foliar?

Como se calcula o índice de área foliar?

Cada m² de área equivale a 10.000 cm². O IAF, índice de área foliar, é a relação entre a soma da área de um lado das folhas e a área da superfície do solo ocupado pelas plantas. O IAF 4:1, equivale a 4 m² (40.000 cm²) de área foliar, para cada m² de superfície de solo.

Qual a importância do índice de área foliar?

e. Resumo: O índice de área foliar está relacionado com a realização de fotossíntese e produtividade das plantas. Nas forrageiras, a área foliar e a relação folha/caule têm importância para a nutrição animal e manejo do pasto, porém, a maioria dos trabalhos é relativa a gramíneas.

Qual a unidade do IAF?

O indice de area foliar (IAF), denominado por Watson (1947) como sendo a razão entre a área foliar do dossel e a unidade de superfície projetada no solo (m2/m2), e uma variavél biofísica que esta diretamente relacionada com a transpiração e a produtividade florestal.

O que é área foliar específica?

A área foliar especifica (AFE) relaciona a superfície com a massa seca da própria folha, determinada conforme a Equação 3. Através da relação área foliar sobre a superfície do solo ocupada pela planta, obteve-se o índice de área foliar (IAF), representando a área foliar total por unidade de área, Equação 4.

O que significa a sigla IAF?

indices de vegetação são modelos matemáticos desenvolvidos para avaliar a cobertura vegetal. Para estimar a densidade de área foliar que cobre um terreno, comumente se utiliza o índice de área foliar (IAF) citado por Watson (1947), como sendo a área de folhas por unidade de terreno (m². ...

Quais as utilidades práticas de estimar o índice de área foliar IAF )?

O IAF pode ser utilizado para representar a eficiência fotossintética, para análise do crescimento e, também como fator condicionante da produtividade, pois através do IAF, é definida a capacidade do dossel em interceptar a radiação solar, converter em matéria seca através da fotossíntese, e determinar o potencial ...

Qual a importância do IAF?

O IAF pode oferecer importantes informações na compreensão da dinâmica da vegetação em ecossistemas terrestres, uma vez que é determinante em processos produtivos como a interceptação da radiação e trocas gasosas e de água com o meio, além de interferir em aspectos ecológicos importantes, como a competição inter e ...

O que quer dizer índice de área foliar remanescente é para que serve?

O IAF remanescente, ou seja, a quantidade de tecido fotossinteticamente ativo que permanece na planta após o pastejo ou corte, é de fundamental importância no manejo de uma pastagem.

O que é a IAF?

indices de vegetação são modelos matemáticos desenvolvidos para avaliar a cobertura vegetal. Para estimar a densidade de área foliar que cobre um terreno, comumente se utiliza o índice de área foliar (IAF) citado por Watson (1947), como sendo a área de folhas por unidade de terreno (m². ...

O que significa índice de área foliar IAF )?

O Índice de Área Foliar (IAF) é uma variável biofísica que expressa a taxa de crescimento de uma determinada comunidade vegetal, apresentando estreita relação com a produtividade em que esta se encontra (Lang e Mcmurtrie, 1992).

O que é massa foliar?

A massa foliar por área (MFA) é um atributo das plantas que está relacionado a investimentos relativamente altos em defesas (particularmente defesas estruturais) e maior longevidade das folhas (Cornelissen et al., 2003).

O que é expansão foliar?

A área foliar é um parâmetro de crescimento em modelos de simulação do crescimento e rendimento das culturas (WEIR et al., 1984; RITCHIE et al., 1991). Uma das maneiras mecanísticas de simular a evolução da área foliar da planta é através do NF (SINCLAIR et al., 2004).

Como calcular o IAF?

O processo de medição do IAF é simples, basta somar o comprimento e a largura do folíolo, que são as subdivisões das folhas, após obter este resultado, é necessário descontar aproximadamente 30% do quociente obtido.

Qual a importância do colmo?

O colmo determina o hábito de crescimento das plantas.

O que é um Pseudocolmo?

O pseudocolmo também merece destaque no estudo das características estruturais das plantas forrageiras, pois é formado pelo conjunto das bainhas das folhas completamente expandidas de um perfilho.

Qual a importância do IAF na produção animal?

O IAF remanescente, ou seja, a quantidade de tecido fotossinteticamente ativo que permanece na planta após o pastejo ou corte, é de fundamental importância no manejo de uma pastagem.

Quanto maior a densidade Estomática onde estômatos área maior é a taxa fotossintética da planta?

Os estômatos estão associados diretamente com a capacidade fotossintética, e, uma alteração na sua quantidade afeta diretamente a condutância estomática, ou seja, quanto maior a densidade estomática, maior a absorção de CO2 (Abrans et al., 1992; Evans, 1999).

Porque ocorre a gutação?

De uma maneira geral, podemos dizer que a gutação ocorre quando algumas condições especiais acontecem, tais como: Redução da transpiração; Grande disponibilidade de água no solo; Alta umidade relativa do ar.

O que significa gutação em uma folha?

A gutação é um processo de secreção de água do interior das folhas para a sua superfície através de hidátodos. Ocorre por ação da pressão radicular e leva à formação de gotículas de água na superfície foliar.

Como medir área de uma folha?

Basta medir um folíolo e multiplicar por três para obter a área da folha. Veja três métodos para mensurar a área foliar. 2. Multiplicar o maior comprimento pela maior largura e o resultado da área de um retângulo.