:

Quais são os tipos de protocolos de rede?

Quais são os tipos de protocolos de rede?

Quais os principais protocolos da Internet?
  1. TCP/IP. Como adiantamos, o TCP/IP é a combinação de dois outros protocolos. ...
  2. HTTP e HTTPS. Entre os mais usados e dos mais antigos, o HTTP (HyperText Transfer Protocol), é o que é usado toda vez que acessamos um site. ...
  3. XMPP. ...
  4. POP, IMAP e SMTP. ...
  5. DHCP. ...
  6. FTP, SFTP e FTPS. ...
  7. SSH.

Quais são os protocolos da camada de rede?

Camada de rede
CamadaProtocolo
6.ApresentaçãoXDR, TLS ...
5.SessãoNetBIOS ...
4.TransporteNetBEUI, TCP, UDP, SCTP, DCCP, RIP ...
3.RedeIP (IPv4, IPv6), IPsec, ICMP, NAT ...

Quais são os protocolos que constituem o TCP?

Comparação com o modelo OSI
CamadaProtocolo
7.AplicaçãoHTTP, RTP, SMTP, FTP, SSH, Telnet, SIP, RDP, IRC, SNMP, NNTP, POP3, IMAP, BitTorrent, DNS ...
6.ApresentaçãoXDR, TLS ...
5.SessãoNetBIOS ...
4.TransporteNetBEUI, TCP, UDP, SCTP, DCCP, RIP ...

Quais são os protocolos de aplicação?

Assim, os principais protocolos de aplicação são: TELNET, FTP, TFTP, SMTP, POP, IMAP, DNS, HTTP, HTTPS, RTP, MIME e TLS..

Quais são os protocolos de TCP IP?

Protocolos de serviços básicos, que fornecem serviços para atender as próprias necessidades do sistema de comunicação TCP/IP: DNS, BOOTP, DHCP. Protocolos de serviços para o usuário: FTP, HTTP, Telnet, SMTP, POP3, IMAP, TFTP, NFS, NIS, LPR, LPD, ICQ, RealAudio, Gopher, Archie, Finger, SNMP e outros.

Qual é o protocolo de internet?

O protocolo de internet puro, ou seja, o IP, é o principal protocolo de comunicação na rede. Ele é o responsável por endereçar e encaminhar os pacotes que trafegam pela internet. ... O TCP/IP é a combinação do protocolo de internet — IP — e o Protocolo de Controle de Transmissão, o Transmission Control Protocol.

Quais são os protocolos da camada de transporte?

Dois dos principais protocolos desta camada são o UDP e o TCP. A camada de transporte oferece para o nível de aplicação um conjunto de funções e procedimentos para acesso ao sistema de comunicação de modo a permitir a criação e a utilização de aplicações de forma independente da implementação da rede.

Quais são as três funções mais importantes da camada de rede?

Quais são as três funções mais importantes da camada de rede em uma rede de circuitos virtuais? R. As 2 funções mais importantes são Expedição e Roteamento. As 3 funções mais importantes são a Determinação do Caminho, a Comutação e o Estabelecimento de Chamada.

Qual é o protocolo da intranet?

TCP/IP O protocolo de transmissão de dados de uma intranet é o TCP/IP e sobre ele podemos encontrar vários tipos de serviços de rede comuns na Internet, como por exemplo o e-mail, chat, grupo de notícias, HTTP, FTP entre outros.

Qual é a camada do protocolo TCP IP que se encontra o protocolo Ethernet?

Como já sabemos, TCP-IP é um conjunto de protocolos que trabalham nas camadas 3 a 7 do modelo OSI e a Ethernet é um conjunto de protocolos que pertencem às camadas 1 e 2 do modelo OSI.

O que é um protocolo de aplicação?

Protocolos de Aplicação. São protocolos projetados para prover funcionalidades requeridas para as aplicações do usuário, de forma a assegurar um nível de garantia de trabalho interativo sobre uma grande extensão de terminais com diferentes capacidades.

Qual um exemplo de protocolo de aplicação do TCP IP?

Dentro da camada de aplicação são utilizados alguns dos seguintes protocolos: TELNET (Terminal Virtual); FTP (File Transfer Protocol); SMTP (Send Mail Transfer Protocol);

Quais são as camadas da pilha de protocolos TCP IP?

Pilha de protocolos Na realidade, o TCP/IP é um conjunto de protocolos. Esse grupo é dividido em quatro camadas: aplicação, transporte, rede e interface. Cada uma delas é responsável pela execução de tarefas distintas. Essa divisão em camadas é uma forma de garantir a integridade dos dados que trafegam pela rede.

Qual é o principal protocolo utilizado atualmente na internet?

O protocolo de internet puro, ou seja, o IP, é o principal protocolo de comunicação na rede. Ele é o responsável por endereçar e encaminhar os pacotes que trafegam pela internet. O IP, porém, não se assegura da entrega de seus pacotes de dados. Por isso, é comum que esse protocolo seja combinado ao TCP.

Que tipos de pacotes trafegam na internet?

Tipos de Protocolos de Rede
  • Camada de Aplicação: WWW (navegação web), HTTP, SMPT (emails), FTP (transferência de arquivos) e SSH. ...
  • Camada de Transporte: TCP, UDP e SCTP. ...
  • Camada de Rede: IP (IPv4 e IPv6). ...
  • Camada de Estrutura Física: Ethernet e Modem.

Quais são os protocolos da camada de transporte do modelo TCP IP?

Os protocolos definidos para esta camada são o UDP (User Datagram Protocol) e o TCP (Transmission Control Protocol), com o objetivo de garantir a conversação entre dois hosts.

Quais são os dois serviços mínimos da camada de transporte?

Quais são os dois serviços mínimos da camada de transporte? R: Oferecem comunicação lógica entre processos de aplicação rodando em hospedeiros diferentes, e também é suportado na camada de rede. 2. Em que sentido a camada de transporte amplia os serviços da camada de rede?

Qual é a função da camada de rede?

A camada de rede é responsável por prover conectividade ao computador e selecionar caminhos para que os pacotes de dados possam trafegar. Isso é feito através do roteamento.

Quais as principais funções da camada física?

Funções. Como a função primária da camada física é o estabelecimento de regras para a ligação mecânica/elétrica entre máquinas, pode-se estabelecer um conjunto de serviços que a mesma deve prover à camada de rede.

Qual a relação entre a intranet e os protocolos TCP IP?

Tanto a internet quanto a intranet funcionam na mesma pilha de protocolos TCP/IP. Portanto, um sistema desenvolvido para Intranet apenas precisará ser liberado para a Internet, e irá funcionar da mesma forma!