:

O que é processo hidrotermal?

O que é processo hidrotermal?

É um tipo de processo geológico que está na génese da formação de jazigos minerais. Envolve o transporte e a deposição de elementos dissolvidos pela água a temperatura mais ou menos elevada.

O que é alteração hidrotermal?

Alteração hidrotermal é um processo de alteração metassomática, no qual a H20, combinada em maior ou menor quantidade com outros componentes químicos como o CO2, F,.., atua como fluido fortemente aquecido e sob alta pressão, frequentemente no estado supercrítico, provocando a hidratação e/ou lixiviação de minerais ...

O que é uma pluma hidrotermal?

Correntes oceânicas de fundo são responsáveis pela diluição e dispersão lateral destes fluidos na forma de pluma. Estas plumas hidrotermais têm um grande potencial de afetar a composição química da coluna d'água.

O que são depósitos hidrotermais?

Os depósitos hidrotermais ocorrem em ambientes geológicos diversificados e possuem distintas variações mineralógicas, devido origem através de processos geológicos complexos. Sua definição é feita porque todos são originados por fluidos aquosos quentes.

Como ocorre o processo metamórfico hidrotermal?

O metamorfismo hidrotermal, também chamado alteração hidrotermal, é a alteração provocada nas rochas pela água quente que migra na crosta terrestre e pelo iões nela dissolvidos. A água é quimicamente um fluido ativo que reage e dissolve muitos minerais. ...

O que é o Metassomatismo?

metassomatismo. Processo de alteração e/ou transformação quimica de uma rocha principalmente pela ação de fase fluida reagente, resultando em entrada e/ou saída significativa de componentes químicos da rocha com modificação importante de seus minerais (reações metassomáticas).

O que são fumarolas Oceanicas?

Como fontes para a vida marinha, as fumarolas expelem gases e minerais, incluindo sulfatos, metano, hidrogênio e também ferro, um dos nutrientes que limitam o crescimento do plâncton em grandes áreas do oceano, como na atual “maré vermelha” que está provocando um desastre ambiental na costa do Chile.

O que são fontes hidrotermais subaquáticas?

As subaquáticas, formam-se nas profundidades oceânicas a mais de 2000 metros. Além de expulsar água quente, também emitem água rica em minerais e da mesma maneira que se formam no exterior, emitem colunas de fumo, denominadas fumarolas.

Como é composto o fluido hidrotermal?

O principal componente de uma solução hidrotermal é a água, porém a água por si só não é capaz de dissolver metais, por isso normalmente ela é saturada em gases e contem sais dissolvidos como NaCl, KCl, CaSO4 e CaCl2.

O que é Diagênese explique?

Diagênese refere-se aos processos geológicos (físicos, químicos, biológicos,..) de baixa temperatura, como desidratação, cimentação, compactação, dissolução, reações minerais e outros que sucedem à deposição de sedimentos, levando, geralmente, a transformação destes em rochas sedimentares (litificação).

O que é o processo de metamorfismo?

metamorfismo. Processos de transformações mineralógicas, texturais e estruturais de uma rocha pré-existente ou protólito sob a ação de variáveis temperatura e/ou pressão (litostática, dirigida e/ou de fluidos) sem mudança química significativa e no estado sólido.

Como se forma um depósito de metassomatismo de contato?

O metassomatismo é representado pela presença de Si, Al, Fe, Mg junto a calcários ou dolomitos e resulta da reação entre uma rocha carbonatada e um fluido hidrotermal de alta tempertura (comumente de origem magmática à rochas carbonáticas sofrem metassomatismo com adição de Si, Al, Mg, Fe advindos de rochas intrusivas ...

O que é a Foliacao?

Qualquer estrutura planar de uma rocha metamórfica que pode ser originada durante os processos de metamorfismo. As diferentes texturas, resultantes do efeito da pressão, originam variações da foliação e são importantes na classificação das rochas. ...

Quais as principais características de um ser vivo que vive em regiões de fonte hidrotermal?

Alguns vivem em temperaturas altas e com poucos nutrientes. As fontes hidrotermais surgem de fendas vulcânicas no fundo do mar, por onde sobe magma (rocha líquida e incandescente). A água dessas fontes é rica em enxofre e, em certos pontos, a temperatura atinge 350C.

Onde são encontradas as fontes hidrotermais?

As fontes hidrotermais situam-se em zonas de convergência de placas tectónicas, formando cordilheiras montanhosas ou dorsais, com uma extensão de 64 373 quilómetros, que ziguezagueiam ora a subir, ora a descer pela região central do sistema global de bacias oceânicas, como um fecho de correr gigante.

O que são fontes hidrotermais e qual a relação destas com a origem da vida?

De acordo com uma pesquisa da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, fontes hidrotermais podem ter originado a vida em nosso planeta. Partículas minerais de dentro dessas fissuras possuem propriedades similares às enzimas - moléculas biológicas que governam reações em organismos.

Quais as principais características dos seres vivos que vivem em regiões de fonte hidrotermal?

Alguns vivem em temperaturas altas e com poucos nutrientes. As fontes hidrotermais surgem de fendas vulcânicas no fundo do mar, por onde sobe magma (rocha líquida e incandescente). A água dessas fontes é rica em enxofre e, em certos pontos, a temperatura atinge 350C.

O que é processo Diagenético?

Processos diagenéticos A diagênese compreende os processos físicos, bioquímicos e químicos atuantes sobre os sedimentos após a deposição, em geral promovendo sua litificação, excluindo-se processos de metamorfismo (Morad, 1991).

Onde ocorre a diagênese?

b) diagênese: ocorre após a sedimentogênese e engloba uma série de processos físico-químicos responsáveis por dar coesão aos sedimentos, formando, assim, as rochas sedimentares propriamente ditas. ... A compactação ocorre quando as várias camadas de sedimentos vão sendo depositadas umas sobre as outras.

O que causa o metamorfismo?

As rochas metamórficas devem as suas características a diversos fatores, dos quais os mais importantes são: a composição das rochas preexistentes e que experimentam fenômenos de metamorfismo, a temperatura e a pressão durante o processo de metamorfismo, os efeitos dos fluidos de circulação e o tempo.