:

O que é Educação Física e qual sua importância?

O que é Educação Física e qual sua importância?

A Educação Física é a área do conhecimento que se dedica ao desenvolvimento da saúde integral das pessoas. Que acontece através do desenvolvimento corporal e cognitivo. ... Também contribui na promoção, prevenção e reabilitação da saúde física e mental.

Qual o significado de Educação Física para você?

Educação Física é uma disciplina que visa o aperfeiçoamento, controle e manutenção da saúde do corpo e da mente do ser humano. ... As aulas de Educação Física são orientadas por um profissional formado no curso superior de Educação Física, cujas matérias estão ligadas essencialmente às Ciências Biológicas e da Saúde.

Qual é a função da Educação Física?

O papel do profissional de educação física vai além do desenvolvimento de práticas que visam a promoção, prevenção, proteção e reabilitação da saúde. Sua função também é aprimorar habilidades sociais e psicológicas dos alunos, de forma a promover a cidadania e o respeito na escola e na sociedade.

Qual é o objetivo da Educação Física?

[O objetivo da Educação Física] em primeiro lugar é proporcionar ao aluno a descoberta do seu próprio corpo, o aluno precisa participar de atividades corporais para que ele se conheça; também buscamos a interação social, o respeito ao próximo, o desenvolvimento da cidadania e a incorporação da Educação Física como ...

Qual a importância de um profissional de educação física?

Esse profissional é promotor da saúde e da qualidade de vida para a sociedade. Com todo o conhecimento adquirido durante a formação acadêmica, o profissional de Educação Física, ao promover a saúde através da prática de atividades físicas, ele proporciona, automaticamente, a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Qual é a importância em se realizar atividade física com o auxílio de um profissional de educação física?

Em relação à motivação do praticante, o educador físico colabora em dois aspectos. Além de desenvolver uma rotina com atividades diversificadas para evitar a monotonia e, consequentemente, a desmotivação, ele serve como um apoio psicológico. E esse segundo ponto também é fundamental.

Qual a importância da regulamentação da profissão de Educação Física?

A regulamentação da Profissão de Educação Física, com a promulgação da Lei 9696/1998, estabeleceu um marco em nosso país: modificou o foco da atividade física, da estética e modismo para sinônimo de cultura, vida saudável, desenvolvimento humano e inclusão social.

O que é Educação Física nos dias atuais?

A Educação Física é uma prática pedagógica que, no âmbito escolar, tem como tema formas de atividades expressivas corporais como: jogos, esporte, dança, ginástica e lutas, formas estas que configuram uma área de conhecimento que podemos chamar de cultura corporal (COLETIVO DE AUTORES, 1992; PARANÁ, 2008).

Qual a sua expectativa da aula de educação física?

Através desse estudo foi possível concluir que os principais objetivos da Educação Física foram: a promoção da saúde e a socialização e que a mesma foi considerada de grande importância pela comunidade escolar. Também a maioria considerou que as aulas de Educação Física estão sendo desenvolvidas como deveriam.